Comentário Bíblico
Adventista
Não sabemos - (cba)
João 9:21
Isto era uma inverdade, ou, pelo menos, uma evasiva. Eles não deviam estar presentes por ocasião da unção dos olhos do homem, nem quando ele foi se lavar no tanque e, assim, não podiam testificar como testemunhas oculares. Mas, junto com seus vizinhos, tinham ouvido sobre a cura e sabiam das circunstâncias (ver João 9:22).
Idade tem - (cba)
João 9:21
Os judeus consideravam que a maturidade começava aos 13 anos e um dia, no caso dos meninos, e um ano antes, para as meninas. Assim, o homem curado tinha mais de 13 anos, embora não se saiba quantos mais. Em João 9:1, ele é identificado simplesmente como um “homem" (do gr. anthrõpos), um membro da família humana.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 9:18-23
Os fariseus tinham a vã esperança de refutar este notável milagre. Esperavam por um Messias, e sequer suportavam pensar que Ele fosse este Jesus, porque os seus preceitos eram completamente contrários às tradições deles, e porque tinham a expectativa de um Messias com pompa e esplendor exterior. O temor do homem armará laços (Provérbios 29:25) e, muitas vezes, faz com que as pessoas neguem e desconheçam a Cristo, as suas verdades e os seus caminhos, e atuem contra as suas consciências. Os indoutos e pobres que têm corações simples, extraem rapidamente inferências apropriadas das provas da luz do Evangelho, mas aqueles cujos desejos são de outro caminho, ainda que estejam sempre aprendendo, jamais chegam ao conhecimento da verdade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|