Comentário Bíblico
Adventista
Eterno propósito - (cba)
Efésios 3:11
Literalmente, “o propósito de todos os tempos". Tanto as Escrituras como a experiência humana falam da execução de um propósito divino. Deus não criou o mundo em vão e, embora, por um tempo, Seus planos sejam afetados, eles finalmente haverão de triunfar.
Cristo Jesus, nosso Senhor - (cba)
Efésios 3:11
Ver Efésios 1:10,22,23. Paulo relembra a seus leitores que o Jesus histórico que eles reconheceram como Senhor era o Cristo do propósito eterno de Deus para realizara salvação da humanidade e vindicar Seu caráter divino. A unidade do propósito de Deus requer completa submissão da vontade do crente ao Senhor e Mestre. Tal unidade é semelhante à que um regente musical espera dos diferentes instrumentos de sua orquestra. A igreja que não se pode integrar em unidade e devoção comum ao Senhor enfrenta derrota e rejeição inevitáveis. O raciocínio de Paulo é (1) que a vontade de Deus foi revelada a nós, (2) que essa vontade está se cumprindo e (3) que resultará na restauração da harmonia no universo de Deus, que foi interrompida pelo pecado.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Efésios 3:8-12
Aqueles a quem Deus promove a cargos de honra, faz com que sintam-se baixos diante de seus próprios olhos; aonde Deus dá graça para que sejamos humildes, aí concede toda a graça que seja necessária. Quão alto o apóstolo fala de Jesus Cristo, das inescrutáveis riquezas de Cristo! Ainda que muitos não sejam enriquecidos com estas maravilhosas riquezas, de todo modo, que favor tão grande é que alguém as pregue para nós, e que estas nos sejam oferecidas! se não somos enriquecidos com estas, é nossa própria culpa. A primeira criação, quando Deus fez todas as coisas a partir do nada, e a nova criação, pela qual os pecadores são transformados em novas criaturas pela graça que converte, são de Deus por meio de Jesus Cristo. As suas riquezas são tão inescrutáveis e tão seguras quanto sempre foram, mesmo que enquanto os anjos adoram a Deus por sua sabedoria pela redenção de sua igreja, a ignorância dos homens carnais, que se julgam sábios a seus próprios olhos, condena a tudo como se fossem coisas néscias.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 160

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 26
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 9 fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs 11 nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, Efésios 1:4,9,11 24 O Senhor dos exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará. 25 Quebrantarei o assírio na minha terra e nas minhas montanhas o pisarei; então o seu jugo se apartará deles e a sua carga se desviará dos seus ombros. 26 Este é o conselho que foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. 27 Pois o Senhor dos exércitos o determinou, e quem o invalidará? A sua mão estendida está, e quem a fará voltar atrás? Isaías 14:24-27 10 que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade; 11 chamando do oriente uma ave de rapina, e dum país remoto o homem do meu conselho; sim, eu o disse, e eu o cumprirei; formei esse propósito, e também o executarei. Isaías 46:10,11 29 E a terra estremece e está angustiada; porque os desígnios do Senhor estão firmes contra Babilônia, para fazer da terra de Babilônia uma desolação, sem habitantes. Jeremias 51:29 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; 30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Romanos 8:28-30 11 (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Romanos 9:11 9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, 2 Timóteo 1:9 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:24 1 Por esta razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios... Efésios 3:1