Comentário Bíblico
Adventista
Quando ainda convosco - (cba)
2 Tessalonicenses 3:10
Ver com. de 1 Tessalonicenses 3:4; 2 Tessalonicenses 2:5.
- 4 pois, quando estávamos ainda convosco, de antemão vos declarávamos que havíamos de padecer tribulações, como sucedeu, e vós o sabeis. 1 Tessalonicenses 3:4 5 Não vos lembrais de que eu vos dizia estas coisas quando ainda estava convosco? 2 Tessalonicenses 2:5
Ordenamos - (cba)
2 Tessalonicenses 3:10
A abrangência das instruções dadas por Paulo aos tessalonicenses foi surpreendente. No pouco tempo que passou com eles, o apóstolo parece ter abordado todos os assuntos vitais e dirigido seu ensino às necessidades imediatas dos tessalonicenses. Consequentemente, quando ausente, conseguia mencionar as ordens verbais que lhes dera.
Não quer trabalhar - (cba)
2 Tessalonicenses 3:10
Paulo se refere àqueles que, na expectativa do retorno imediato de Cristo, recusavam se envolver no trabalho normal, justificando que era desnecessário em vista da segunda vinda.
Também não coma - (cba)
2 Tessalonicenses 3:10
O apóstolo resumidamente opõe o raciocínio dos fanáticos com uma expressão curta que deveria ser corriqueira em sua época ou era original dele mesmo. Seu provérbio também vale para hoje. O trabalho é uma bênção; a inatividade, uma maldição (ver DTN, 72; PJ, 359). Deus abastece os animais com alimento, mas eles precisam procurá-lo. A Adão foi dito: “No suor do rosto comerás o teu pão" (Gênesis 3:19). O próprio Salvador, como “o carpinteiro", deixou-nos um exemplo digno (Marcos 6:3). O cristão deve fazer tudo que estiver ao seu alcance para evitar ser um peso para os outros. Deve trabalhar para que, além de se sustentar, consiga ajudar os necessitados (Efésios 4:28).
- 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. Marcos 6:3 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. Efésios 4:28
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Dedicação completa de Paulo
2 Tessalonicenses 3:10
Se alguém não trabalhar, também não comerá, aplica-se à vida espiritual e religiosa, bem como às coisas terrenas e temporais.
Paulo não apenas suportou o desgaste das forças físicas no trabalho comum, sem um sentimento de depreciação ou degradação, e sem descontentamento; mas ele suportou o fardo enquanto ao mesmo tempo exercia as atividades de sua mente para avançar e obter conhecimento espiritual. Ele ensinou e praticou as lições que ensinou. Ele tinha repetidas visões de Deus, e pela luz dada, ele sabia que todo homem deve ser um trabalhador com cérebro, músculos e tendões. Este fiel discípulo de Cristo e apóstolo de Jesus Cristo foi dedicado sem reservas ao serviço de Deus ( Carta 2, 1889 ).
A ociosidade um pecado
2 Tessalonicenses 3:10,14,15
Ver Romanos 12:11. O apóstolo em seus dias considerava a ociosidade um pecado, e os que hoje cometem esse mal desonram sua profissão de fé. Eles criticarão o obreiro fiel e trarão opróbrio ao evangelho de Cristo. Aqueles que crêem, eles se desviam do caminho da verdade e da justiça.
Devemos ser advertidos a não nos associarmos com aqueles que, por sua conduta, colocam pedra de tropeço no caminho de outros. “Se alguém não obedecer à nossa palavra com esta epístola”, diz o apóstolo, “observe aquele homem, e não tenha companhia com ele, para que se envergonhe. Mesmo assim, não o considere como um inimigo, mas o admoeste como um irmão. ” Se ele recusar a admoestação dos servos do Senhor e seguir sua própria vontade e julgamento sob a inspiração de seu líder, Satanás, ele trará a ruína sobre si mesmo e terá de suportar seu próprio pecado.
O costume de sustentar homens e mulheres na ociosidade por meio de doações privadas ou dinheiro da igreja os encoraja a hábitos pecaminosos, e este proceder deve ser conscienciosamente evitado. Todo homem, mulher e criança deve ser educado para fazer um trabalho prático e útil. Todos deveriam aprender algum ofício. Pode ser fazer tendas, ou pode ser negócios em outros ramos; mas todos devem ser educados para usar os membros do corpo para algum propósito, e Deus está pronto e desejoso de aumentar a adaptabilidade de todos os que se educam para hábitos laboriosos.
Se um homem com boa saúde física possui bens e não tem necessidade de trabalhar para seu próprio sustento, deve trabalhar para adquirir meios a fim de promover a causa e a obra de Deus. Ele deve “não ser preguiçoso nos negócios; fervoroso de espírito; servindo ao Senhor. ” Deus abençoará todos os que guardarem sua influência em relação a outros a esse respeito ( Manuscrito 93, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Tessalonicenses 3:6-15
Aqueles que receberam o Evangelho têm que viver de forma coerente com este. Aqueles que podem trabalhar, e não o fazem, não têm que manterem-se ociosos. O cristão não deve tolerar a preguiça, que consome aquilo que é capaz de dar ânimo àqueles que são trabalhadores, e para sustentar aos enfermos e aflitos. O trabalho em nossa vocação como homens, é um dever requerido por nossa chamada cristã. Alguns esperavam que seriam mantidos na ociosidade, e permitiam a si mesmos que tivessem um temperamento curioso e soberbo. Estes intrometiam-se nas preocupações alheias e causavam muitos problemas. É um grande erro e abuso da religião quando alguém faz desta um manto para ocultar a preguiça ou qualquer outro pecado. O servo que aguarda a qualquer momento a chegada de seu Senhor, deve estar trabalhando, conforme foi ordenado por seu Senhor. Se estivermos ociosos, o Diabo e o coração corrupto rapidamente nos darão algo para fazer. A mente do homem tem a tendência de ocupar-se; se esta não for empregada em fazer o bem, estará com toda a certeza fazendo o mal.
Uma união excelente, embora rara, é quando estamos ativos em nossas próprias ocupações, mas tranquilos em relação às ocupações das outras pessoas. Se alguém se recusa a trabalhar com tranquilidade, a ponto de precisar ser censurado ou separado de suas companhias, devemos buscar o bem desta pessoa por meio de admoestações feitas com amor.
O Senhor estará contigo, enquanto tu estiveres com Ele. Mantenha o teu caminho na presença dEle, e Ele te sustentará até o final. Jamais devemos nos render nem cansar em nosso trabalho. Haverá tempo suficiente para repousarmos quando chegarmos ao céu.
- Veja também

Jesus Meu Modelo, Pág. 181

Atos dos Apóstolos, Pág. 348
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Lucas 24:44 4 Mas tenho-vos dito estas coisas, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que eu vo-las tinha dito. Não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco. João 16:4 18 E, tendo eles chegado, disse-lhes: Vós bem sabeis de que modo me tenho portado entre vós sempre, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, Atos 20:18 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19 4 O preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança; mas o desejo do diligente será satisfeito. Provérbios 13:4 4 O preguiçoso não lavra no outono; pelo que mendigará na sega, e nada receberá. Provérbios 20:4 25 O desejo do preguiçoso o mata; porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. Provérbios 21:25 30 Passei junto ao campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento; 31 e eis que tudo estava cheio de cardos, e a sua superfície coberta de urtigas, e o seu muro de pedra estava derrubado. 32 O que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instrução. 33 Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar os braços em repouso; 34 assim sobrevirá a tua pobreza como um salteador, e a tua necessidade como um homem armado. Provérbios 24:30-34 11 e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 1 Tessalonicenses 4:11 4 pois, quando estávamos ainda convosco, de antemão vos declarávamos que havíamos de padecer tribulações, como sucedeu, e vós o sabeis. 1 Tessalonicenses 3:4