Comentário Bíblico
Adventista
No zelo - (cba)
Romanos 12:11
Do gr. spoudê-. “zelo”, “ardor”, “fervor”. Spoudê é traduzido como “diligência”, em Romanos 12:8. Aqui, Paulo não se refere a negócios seculares, mas ao zelo e energia espirituais. O cristão não deve permitir que seu zelo esmoreça, mas deve colocar o coração a serviço do Senhor (Colossenses 3:23). O zelo permanente é resultado do genuíno amor cristão, pois é o amor de Cristo que “constrange” ou “controla” Seus seguidores (2 Coríntios 5:13,14). No reino de Deus não há lugar para preguiçosos (cf. TM, 183, 184), pois a falta de zelo é marca de egoísmo e falta de amor. Os preguiçosos não foram motivados pelo amor e pelo sacrifício de Cristo a ponto de estar dispostos a se unir com todas as forças ao Mestre na obra urgente de resgate dos pecadores.
- 8 ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria. Romanos 12:8 23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, Colossenses 3:23 13 Porque, se enlouquecemos, é para Deus; se conservamos o juízo, é para vós. 14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; 2 Coríntios 5:13,14
Remissos - (cba)
Romanos 12:11
Do gr. oknêroi, “demorados”, “hesitantes”, “tímidos”, “lentos”, “descuidados”, “preguiçosos”. A palavra ocorre com frequência na LXX, em Provérbios (ver Provérbios 20:4; e outros), e é usada para descrever o servo mau na parábola dos talentos (Mateus 25:26).
- 4 O preguiçoso não lavra no outono; pelo que mendigará na sega, e nada receberá. Provérbios 20:4 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? Mateus 25:26
Fervorosos - (cba)
Romanos 12:11
Do gr. zeo, literalmente, “ferver”. Apoio é descrito como alguém que era “fervoroso de espírito” (Atos 18:25). O cristão zeloso sempre mantém o interesse na causa de Deus, como se estivesse a ponto de ebulição. Seu fervor lhe dá poder com as pessoas (Atos 18:25,28) e lhe traz o poder de Deus. O apóstolo João era “pregador de poder, fervente e profundamente sincero”, e “o fervor que lhe caracterizava os ensinos [dava-lhe] acesso a todas as classes” (AA, 546).
- 25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. Atos 18:25 25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. 28 Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo. Atos 18:25,28
Espírito - (cba)
Romanos 12:11
Esta palavra pode se referir tanto ao espírito humano quanto ao Espírito de Deus. Talvez Paulo esteja falando sobre o espírito humano inspirado e encorajado pelo Espírito de Deus. O crente consagrado e ativo não considera o exercício de suas funções cristãs como um trabalho desinteressante e penoso, mas uma experiência alegre e vitalizante. Com o coração em chamas, ele sempre se apressa para onde quer que haja algum bem a ser feito. Compartilha o amor de Cristo pela humanidade caída e, assim, encontra a mais profunda satisfação em ministrar às necessidades dos semelhantes. Assim como o Senhor, ele tem uma energia que outros não conhecem, pois sua comida “consiste em fazer a vontade dAquele que [o] enviou e realizar a Sua obra” (João 4:32-34).
Servindo ao Senhor - (cba)
Romanos 12:11
Zelo e fervor são naturais no coração de quem reconhece, em qualquer esfera de atividade em que esteja servindo, que está trabalhando “como para O Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23,24; Efésios 6:5-8).
- 23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24 sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. Colossenses 3:23,24 5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, 7 servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8 Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer. Efésios 6:5-8
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 12:9-16
O amor mútuo que os cristãos professam deve ser sincero, livre de engano e de adulações mesquinhas e mentirosas. Em dependência da graça divina, eles devem detestar e ter pavor de todo mal, e amar e deleitarem-se em tudo o que for bom e útil. Não somente devemos fazer o que é bom; temos que nos apegar ao bem. Todo o nosso dever mútuo está resumido nesta palavra: amor. Isto significa o amor dos pais por seus filhos, que é mais terno e natural que qualquer outro; é espontâneo e sem ataduras. Amar com zelo a Deus e ao homem pelo Evangelho dará diligência ao cristão sábio em todos os seus negócios mundanos para alcançar uma destreza superior.
Deus deve ser servido com o espírito, sob a influência do Espírito Santo. Ele é honrado pela nossa esperança e confiança nEle, especialmente quando nos regozijamos nessa esperança. Servimo-lo não somente fazendo a sua obra, mas sentando-nos tranquilos e em silêncio quando nos chama a sofrer. A paciência por amor a Deus é a verdadeira piedade. Os que se regozijam na esperança provavelmente serão pacientes quando estiverem passando por tribulações. Não devemos ser frios nem nos cansarmos no dever da oração.
Não deve somente existir benignidade para os amigos e os irmãos; os cristãos não devem guardar ira contra os inimigos. É um falso amor aquele que consiste somente em palavras bonitas, enquanto os nossos irmãos precisam de provisões reais e nós podemos prover para eles. Devemos estar preparados para receber aos que praticam o bem: segundo haja ocasião devemos dar as boas vindas aos forasteiros.
Abençoai e não amaldiçoeis. A boa vontade completa pressupõe que não devemos abençoá-los quando oramos e amaldiçoá-los em outros momentos; mas abençoá-los sempre sem jamais amaldiçoá-los. O verdadeiro amor cristão nos fará participar dos sofrimentos e alegrias uns dos outros. Trabalhará o máximo possível para concordar nas mesmas verdades espirituais; e quando não o alcança, concorda em amor. Olhemos com santo desprezo a pompa e a dignidade mundanas. Não nos preocupes com elas, nem as cobicemos. Conforma-te com o lugar em que Deus te tem colocado em sua providência, qualquer que seja. Nada é mais baixo do que nós, senão o pecado. Nunca encontraremos em nossos corações a condescendência para com o próximo enquanto abrigarmos vaidade pessoal; portanto, esta deve ser mortificada.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 114

Filhas de Deus, Pág. 130

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 155

Testemunhos Seletos 2, Pág. 160

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 165

Filhas de Deus, Pág. 170

Olhando para o Alto, Pág. 190

Exaltai-O, Pág. 194

Conselhos sobre a Educação, Pág. 209

Este Dia com Deus, Pág. 211

Nossa Alta Vocação, Pág. 217

Minha Consagração Hoje, Pág. 227

O Lar Adventista, Pág. 23

Refletindo a Cristo, Pág. 278

Atos dos Apóstolos, Pág. 351

Este Dia com Deus, Pág. 353

Cristo Triunfante, Pág. 45

Olhando para o Alto, Pág. 61
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 Mas ele respondeu: Estais ociosos, estais ociosos; por isso dizeis: vamos, sacrifiquemos ao Senhor. Êxodo 5:17 6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; 7 a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, 8 no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa. 9 o preguiçoso, até quando ficarás deitado? quando te levantarás do teu sono? Provérbios 6:6-9 26 Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam. Provérbios 10:26 4 O preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança; mas o desejo do diligente será satisfeito. Provérbios 13:4 9 Aquele que é remisso na sua obra é irmão do que é destruidor. Provérbios 18:9 29 Vês um homem hábil na sua obrar? esse perante reis assistirá; e não assistirá perante homens obscuros. Provérbios 22:29 30 Passei junto ao campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento; 31 e eis que tudo estava cheio de cardos, e a sua superfície coberta de urtigas, e o seu muro de pedra estava derrubado. 32 O que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instrução. 33 Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar os braços em repouso; 34 assim sobrevirá a tua pobreza como um salteador, e a tua necessidade como um homem armado. Provérbios 24:30-34 13 Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. 14 Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o faz o preguiçoso na sua cama. 15 O preguiçoso esconde a sua mão no prato, e nem ao menos quer levá-la de novo à boca. 16 Mais sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que sabem responder bem. Provérbios 26:13-16 10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Eclesiastes 9:10 10 Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; deitados, sonham e gostam de dormir. Isaías 56:10 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? Mateus 25:26 34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo. 35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. Atos 20:34,35 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. Efésios 4:28 11 e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 12 a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma. 1 Tessalonicenses 4:11,12 6 mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes. 7 Porque vós mesmos sabeis como deveis imitar-nos, pois que não nos portamos desordenadamente entre vós, 8 nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhávamos noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós. 9 Não porque não tivéssemos direito, mas para vos dar nós mesmos exemplo, para nos imitardes. 10 Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma. 11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia; 12 a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3:6-12 13 e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém. 1 Timóteo 5:13 10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. 11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; Hebreus 6:10,11 12 e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12 25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. Atos 18:25 12 Saúda-vos Epafras, que é um de vós, servo de Cristo Jesus, e que sempre luta por vós nas suas orações, para que permaneçais perfeitos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus. 13 Pois dou-lhe testemunho de que tem grande zelo por vós, como também pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis. Colossenses 4:12,13 16 Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Tiago 5:16 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22 8 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 1 Pedro 4:8 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Apocalipse 2:4 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Apocalipse 3:15,16 22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo. 1 Coríntios 7:22 5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, 7 servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8 Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer. Efésios 6:5-8 22 Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. 23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24 sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. Colossenses 3:22-24 1 Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu. Colossenses 4:1 9 Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo 10 nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador. Tito 2:9,10 28 Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor; Hebreus 12:28 19 servindo ao Senhor com toda a humildade, e com lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; Atos 20:19
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 114

Filhas de Deus, Pág. 130

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 155

Testemunhos Seletos 2, Pág. 160

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 165

Filhas de Deus, Pág. 170

Olhando para o Alto, Pág. 190

Exaltai-O, Pág. 194

Conselhos sobre a Educação, Pág. 209

Este Dia com Deus, Pág. 211

Nossa Alta Vocação, Pág. 217

Minha Consagração Hoje, Pág. 227

O Lar Adventista, Pág. 23

Refletindo a Cristo, Pág. 278

Atos dos Apóstolos, Pág. 351

Este Dia com Deus, Pág. 353

Cristo Triunfante, Pág. 45

Olhando para o Alto, Pág. 61