Comentário Bíblico
Adventista
Todavia - (cba)
2 Pedro 3:8
A frase inicial pode ser traduzida como: "mas não deixem que uma coisa escape de sua observação, amados" (cf. 2 Pedro 3:5). Em outras palavras, os escarnecedores deliberadamente fecham os olhos aos fatos, mas os cristãos nunca devem cair nesse grave erro. Essa coisa” é definida na frase seguinte.
Um dia - (cba)
2 Pedro 3:8
Pedro tem em mente o Salmos 90:4: Deus é eterno, para Ele, não há passado nem futuro; todas as coisas são eternamente presentes. Ele não está restrito ao nosso conceito de tempo. Não podemos limitá-Lo à nossa escala de dias e anos. Ao sublinhar esta verdade, Pedro repreende a impaciência e o ceticismo dos escarnecedores, que, ao julgar Deus por seus próprios padrões débeis, duvidam de que Ele cumpra as promessas relacionadas ao fim do mundo.
Está claro nesse contexto que Pedro não está criando um padrão de referência profética para calcular os tempos. Em 2 Pedro 3:7, ele diz que Deus está esperando pacientemente o dia do juízo e, em 2 Pedro 3:9, que Ele é "longânimo para convosco".
- 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 2 Pedro 3:7 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
2 Pedro 3:5-10
Pedro responde à quarta objeção (2 Pedro 3:4): de que Jesus não é fiel à promessa e não voltará. O apóstolo o faz se referindo a três ações de Deus por meio de sua palavra: a criação dos céus e da terra (2 Pedro 3:5), o dilúvio (2 Pedro 3:6) e a preservação do mundo até o dia do juízo (2 Pedro 3:7). Isso mostra que "as coisas" não permanecem iguais desde a criação (2 Pedro 3:4) e que a palavra do Senhor tem poder suficiente para cumprir o que promete.
- 4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 2 Pedro 3:4 5 Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; 2 Pedro 3:5 6 pelas quais coisas pereceu o mundo de então, afogado em água; 2 Pedro 3:6 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 2 Pedro 3:7
Nota
2 Pedro 3:8-9
Pedro explica dois motivos para a demora: (1) Deus e os seres humanos têm percepções diferentes acerca do tempo (2 Pedro 3:8), e (2) Deus é paciente conosco, esperando que cheguemos ao arrependimento (2 Pedro 3:9).
- 8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Pedro 3:5-10
Se estes zombadores tivessem considerado a espantosa vingança com que Deus eliminou a todo um mundo de ímpios de uma só vez, certamente não zombariam de sua ameaça de um juízo igualmente terrível. Se declara pela mesma palavra que os céus e a terra que agora existem serão destruídos pelo fogo. Isto acontecerá com tanta certeza como a verdade e o poder de Deus podem fazê-lo.
Aqui se ensina e se confirma os cristãos na verdade da vinda do Senhor. Ainda que, segundo a conta dos homens, exista uma grande diferença entre um dia e mil anos, segundo a conta de Deus não há diferença. Todas as coisas passadas, presentes e futuras estão sempre diante dEle; a tardança de mil anos não pode ser tanto para Ele como para nós é postergar algo por um dia ou por uma hora. Se os homens não têm conhecimento nem fé no Deus eterno, inclinam-se a pensar que Ele é como eles.
Quão difícil é formar a idéia da eternidade! O que os homens consideram como demora é paciência, e está a nosso favor; é para dar mais tempo a seu povo para que avancem no conhecimento, piedade e no exercício da fé e da paciência, para que abunde em boas obras, fazendo e sofrendo aquilo para o que são chamados, para que possam dar glória a Deus. Portanto, coloquem em seus corações que certamente serão chamados a prestar contas das coisas feitas por meio do corpo, boas ou más. Que o andar humilde e diligente diante de Deus e o juízo frequente de vós mesmos mostrem a vossa firme fé no juízo futuro, ainda que muitos vivam como se absolutamente nunca tivessem que prestar contas.
O dia chegará quando os homens estiverem seguros, e sem esperanças do dia do Senhor. Os majestosos palácios e todas as coisas desejáveis que os homens mundanos buscam, e nas quais colocam a sua felicidade, serão queimados; todos os tipos de criaturas que Deus tem feito e todas as obras dos homens passarão pelo fogo, que será fogo consumidor para tudo o que o pecado houver trazido ao mundo, ainda que será fogo purificador para as obras das mãos de Deus. O que será de nós se colocarmos os nossos afetos nesta terra e fizermos dela a nossa porção, ainda que saibamos que todas as coisas serão queimadas? Portanto, asseguremo-nos da felicidade que existe além deste mundo visível!
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 170

Para Conhece-lo, Pág. 346
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; Romanos 11:25 1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 1 Coríntios 10:1 1 Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 1 Coríntios 12:1 4 Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite. Salmos 90:4 1 Amados, já é esta a segunda carta que vos escrevo; em ambas as quais desperto com admoestações o vosso ânimo sincero; 2 Pedro 3:1