Comentário Bíblico
Adventista
Paulo - (cba)
1 Coríntios 1:1
Sobre o significado do nome, ver Nota Adicional 2 a Atos 7.
Vontade de Deus - (cba)
1 Coríntios 1:1
Paulo enfatiza que é apóstolo pela vontade de Deus. Ele chama atenção para o mesmo fato nas cartas a outras igrejas (ver Romanos 1:1; 2 Coríntios 1:1; Gálatas 1:1; Efésios 1:1; Colossenses 1:1; 1 Timóteo 1:1; 2 Timóteo 1:1). Ele sabia que não havia sido apontado para o ministério por homem, mas por Deus (ver Gálatas 1:1). Todo verdadeiro ministro do evangelho de Jesus Cristo deveria ter a mesma convicção a respeito de seu chamado, e, como Paulo, crer que um “ai” cairá sobre ele se assumir outra tarefa (ver 1 Coríntios 9:16).
- 1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, Romanos 1:1 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia: 2 Coríntios 1:1 1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), Gálatas 1:1 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: Efésios 1:1 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, Colossenses 1:1 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa. 1 Timóteo 1:1 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 Timóteo 1:1 16 Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1 Coríntios 9:16
Apóstolo - (cba)
1 Coríntios 1:1
Do gr. apostolos (ver com. de Atos 1:2). A frase diz, literalmente, “um apóstolo chamado”. O direito de Paulo ao apostolado foi questionado em Corinto. Nesta passagem e mais adiante na epístola, ele afirma e defende sem temor esse direito (ver 1Co 9).
Irmão - (cba)
1 Coríntios 1:1
Designação comum entre os cristãos naquela época (ver Romanos 16:23; etc.).
Ainda não se usava o nome “cristão” (ver com. de Atos 11:26).
Sóstenes - (cba)
1 Coríntios 1:1
De identidade incerta. É possível que seja o principal da sinagoga de Corinto (Atos 18:17). A tradição, que o conta como um dos 70 discípulos (Lucas 10:1), não tem fundamento. Sóstenes pode ter sido ajudante de Paulo, como Tércio, na epístola aos romanos (ver com. de Romanos 16:22). A ocorrência do nome de Sóstenes na saudação introdutória não significa que ele foi um coautor da epístola. Era costume de Paulo mencionar o nome de seus associados.
- 17 Então todos agarraram Sóstenes, chefe da sinagoga, e o espancavam diante do tribunal; e Gálio não se importava com nenhuma dessas coisas. Atos 18:17 1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. Lucas 10:1 22 Eu, Tércio, que escrevo esta carta, vos saúdo no Senhor. Romanos 16:22
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 Coríntios 1:1
Veja 1 Coríntios 9:13-18.
Guarde a igreja contra o engano
1 Coríntios 1:1-8
A instrução nesta epístola é dirigida à igreja de Deus em Corinto, e dirigida para ser enviada a todo lugar onde houvesse grupos de santos que tivessem fé em Jesus Cristo. Como membros da igreja de Cristo, eles são considerados "santificados em Cristo Jesus" e "chamados para serem santos". Pelo batismo, eles se comprometeram a um ministério de boas obras em buscar salvar outros que não conheciam a verdade.
A igreja em Corinto era em grande parte composta de gentios. Paulo havia trabalhado zelosamente entre eles, levando-os ao conhecimento da verdade. Mas depois que Paulo os deixou, surgiram falsos mestres, que questionaram o apostolado e o ministério de Paulo. Eles falavam dele com desprezo e tentavam fazer comparações entre eles e ele que o depreciariam aos olhos da igreja.
Paulo não procurou se exaltar. Mas quando as falsidades ameaçaram destruir os efeitos de seu ministério, a fidelidade à sua missão tornou necessário que ele honrasse a Deus, vindicando seu caráter e magnificando seu ofício. Ele afirma ter uma missão divina - que ele é “chamado para ser um apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus”.
Paulo foi chamado para seu trabalho pelo Príncipe da Vida. Enquanto Paulo se empenhava na obra de perseguir cruelmente os seguidores de Cristo, o Salvador apareceu a ele e o chamou para ser um apóstolo dos gentios. Como apóstolo de nosso Senhor, ele sentiu uma responsabilidade sagrada pelo bem-estar da igreja em Corinto. Sob sua administração, eles não apenas receberam, mas também ensinaram a verdade a outros. Eles foram tão enriquecidos que não ficaram atrás de nenhum presente. Eles foram colocados em uma relação próxima e querida com Cristo.
Paulo não podia, pelo silêncio, permitir-se ser expulso do campo por falsos mestres - mestres que introduziriam falsos sentimentos e teorias que poderiam desviar almas honestas da verdade. As igrejas devem ser guardadas e advertidas contra o engano. Cristo deu a Si mesmo por nós, para nos redimir de toda iniqüidade, a fim de purificar para Si um povo peculiar, zeloso de boas obras. Sua igreja deve ser mantida livre de todas as falsas doutrinas ( Manuscrito 46, 1905 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 1:1-9
Todos os cristãos são dedicados e consagrados a Cristo pelo batismo, e têm a estrita obrigação de serem santos, porque na verdadeira Igreja de Deus estão todos os santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, e que o invocam como o Deus manifestado na carne, para todas as bênçãos da salvação; os quais o reconhecem e obedecem como Senhor deles, e Senhor de tudo; não inclui outras pessoas. O cristão se distingue do profano e do ateu porque não ousa viver sem oração; e pode se distinguir dos judeus e pagãos, pois invoca o nome de Cristo.
Note com quanta frequência o apóstolo repete nestes versículos as palavras nosso Senhor Jesus Cristo. Temia não mencioná-lo com bastante honra e frequência. O apóstolo dá a saudação habitual a todos os que invocam a Cristo, desejando de Deus para eles a misericórdia que perdoa, a graça que santifica e a paz que consola através de Jesus Cristo.
Os pecadores não podem ter a paz de Deus nem nada dEle, senão por meio de Cristo. Paulo dá graças pela conversão deles à fé de Cristo; essa graça lhes foi dada por Jesus. Eles foram enriquecidos por Ele com todos os dons espirituais. Fala de palavras e conhecimento. Onde Deus tem concedido estes dois dons, tem dado grande poder para o trabalho. Estes eram dons do Espírito Santo, pelos quais Deus dava testemunho dos apóstolos.
Os que esperam a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, serão sustentados por Ele até o fim; estes serão livres de culpa no dia de Cristo, feitos assim pela rica e livre graça. Quão gloriosas são as esperanças de tal privilégio: estar resguardados pelo poder de Cristo, do poder das nossas corrupções e das tentações de Satanás!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, Romanos 1:1 7 antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão 8 (porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também a meu favor para com os gentios), Gálatas 2:7,8 9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 1 Coríntios 3:9 1 Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor? 2 Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. 1 Coríntios 9:1,2 9 Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. 1 Coríntios 15:9 13 Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Lucas 6:13 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21 2 até o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; 25 para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar. 26 Então deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias, e por voto comum foi ele contado com os onze apóstolos. Atos 1:2,25,26 21 Disse-me ele: Vai, porque eu te enviarei para longe aos gentios. Atos 22:21 5 pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a obediência da fé entre todos os gentios, Romanos 1:5 5 Ora, julgo que em nada tenho sido inferior aos mais excelentes apóstolos. 2 Coríntios 11:5 12 Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e milagres. 2 Coríntios 12:12 1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), Gálatas 1:1 11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, Efésios 4:11 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa. 1 Timóteo 1:1 7 para o que (digo a verdade, não minto) eu fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade. 1 Timóteo 2:7 16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne. 17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. 1 Coríntios 6:16,17 16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:16 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia: 2 Coríntios 1:1 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, Gálatas 1:15,16 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: Efésios 1:1 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, Colossenses 1:1 17 Então todos agarraram Sóstenes, chefe da sinagoga, e o espancavam diante do tribunal; e Gálio não se importava com nenhuma dessas coisas. Atos 18:17 10 pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião para ir ter convosco. Romanos 1:10 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 Timóteo 1:1 15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Atos 1:15