Comentário Bíblico
Adventista
Encerrou - (cba)
Romanos 11:32
Do gr. sugkleiõ, literalmente, “aprisionar juntos”, como uma rede que prende uma infinidade de peixes (Lucas 5:6). Sugkleiõ também é traduzido como “encerrar” (Gálatas 3:22,23). O significado da frase “Deus encerrou a todos em desobediência” é esclarecido pela tradução da LXX do Salmos 78:62: “Entregou o Seu povo à espada”, literalmente, “Ele os encerrou para a espada”. Paulo já havia descrito como Deus entregou os seres humanos aos seus pecados (ver com. de Romanos 1:24; cf. com. de Romanos 1:18).
- 6 Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam. Lucas 5:6 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. 23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. Gálatas 3:22,23 62 Entregou o seu povo à espada, e encolerizou-se contra a sua herança. Salmos 78:62 24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; Romanos 1:24 18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Romanos 1:18
Neste versículo, Paulo declara que todas as relações de Deus com a humanidade, embora, por vezes, difíceis de se entender, estão em conformidade com Seu grande esforço para salvar. Mesmo a atitude do ser humano contra Deus é transformada por Ele em ocasião para cumprir Seu plano. Não que o pecado da incredulidade e da desobediência seja desejado por Deus. Mas, quando o pecado está presente, Deus é sábio para organizar Seu governo de forma a anular o mal com o bem.
Assim, ao permitir que o ser humano se envolva com as consequências da própria rebeldia, Deus procura ensinar-lhe o horror do pecado e revelar a absoluta fraqueza de quem se separa do poder divino. Deus permite aos que tentam estabelecer a própria justiça mediante as obras colherem os resultados inevitáveis dessa atitude. Assim, Ele procura deixar claro a todos que a salvação só pode ser obtida pela fé e pela submissão ao amor, à misericórdia e ao poder transformador revelados em Cristo.
A todos - (cba)
Romanos 11:32
Todas as pessoas, incluindo judeus e gentios.
Desobediência - (cba)
Romanos 11:32
Do gr. apeitheia, como em Romanos 11:31.
Misericórdia para com todos - (cba)
Romanos 11:32
Nem todos aceitam se submeter à misericórdia de Deus. As pessoas são livres para aceitar e rejeitar. Mas Deus está pronto e disposto a ter misericórdia de todos (2 Pedro 3:9). Todos os Seus atos sábios e pacientes com os seres humanos caídos têm cooperado para o cumprimento desta finalidade: a revelação do amor divino na salvação dos pecadores.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 11:22-32
Os juízos espirituais são os mais dolorosos de todos os juízos, e é destes que o apóstolo fala aqui. A restauração dos judeus, no curso dos acontecimentos, é muito menos improvável do que o chamamento dos gentios para serem os filhos de Abraão; e ainda que agora outros possuam estes privilégios, não impedirá que sejam admitidos novamente. Por rejeitarem o Evangelho e por indignarem-se pela pregação aos gentios, os judeus se tornaram inimigos de Deus; mesmo que ainda sejam favorecidos por amor a seus piedosos pais. Ainda que atualmente sejam inimigos do Evangelho, por seu ódio aos gentios, quando o tempo de Deus chegar, isso não existirá mais, e o amor de Deus por seus pais será recordado.
A graça verdadeira não procura limitar o favor de Deus. Os que acham misericórdia devem se esforçar para que, por sua misericórdia, outros também possam alcançar misericórdia. Não se trata de uma restauração na qual os judeus voltem a ter o seu sacerdócio, o templo e as cerimónias novamente; a tudo isto foi colocado um fim. Porém, serão levados a crer em Cristo, o Messias verdadeiro, ao qual crucificaram; serão levados à Igreja cristã, que se tornará um só redil com os gentios submetidos a Cristo, o grande Pastor. Os cativeiros de Israel, sua dispersão e o feito de serem excluídos da Igreja são para os crentes emblemas das correções por praticarem o mal; o contínuo cuidado do Senhor para com seu povo, e a misericórdia final e a bendita restauração concebida para eles, mostra a paciência e o amor de Deus.
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- Análise em Cadeia 9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Romanos 3:9,22 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. Gálatas 3:22 7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. João 1:7 32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. João 12:32 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; 1 Timóteo 2:4-6