Comentário Bíblico
Adventista
Porém que se diz? - (cba)
Romanos 10:8
Isto é, o que diz a justificação pela fé? Paulo continua a personificar a justificação (ver com. de Romanos 10:6).
A palavra está perto de ti - (cba)
Romanos 10:8
O propósito dessa passagem do AT era garantir a Israel que Deus provera condições para que a lei pudesse ser cumprida. A aliança eterna feita com Adão no Éden provia perdão para a transgressão e a graça habilitadora para a obediência por meio da fé no Messias por vir. As pessoas revelavam fé no Redentor apresentando seus sacrifícios de animais e observando os demais requisitos da lei. Mas os israelitas foram reticentes em receber essa aliança dada a Adão e renovada a Abraão (ver com. de Ezequiel 16:60). Eles escolheram, em lugar disso, buscar a justiça por seus próprios esforços em obedecer. Os profetas do AT tentaram levar o povo a aceitar as disposições do eterno plano de Deus, mas sem sucesso. Por intermédio de jeremias, o Senhor lhes ofereceu uma nova aliança (ver com. de Jeremias 31:31-34). Ezequiel ressaltou a necessidade de um “novo coração” e “novo espírito” (ver com. de Ezequiel 36:26). Assim, a justificação pela fé lhes foi oferecida, “mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram” (Hebreus 4:2; Gálatas 3:8). A palavra estava “perto” deles. Tudo o que era exigido deles era crer e confessar. Assim, Paulo contrasta a simplicidade da justificação pela fé à tarefa trabalhosa e sem esperança de buscar a justiça da lei (Romanos 10:2,3,5).
- 60 Contudo eu me lembrarei do meu pacto, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo um pacto eterno. Ezequiel 16:60 31 Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, 32 não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. 33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados. Jeremias 31:31-34 26 Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26 2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. Hebreus 4:2 8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. Gálatas 3:8 2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento. 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. 5 Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela. Romanos 10:2,3,5
A palavra da fé - (cba)
Romanos 10:8
Ou seja, a mensagem do evangelho em relação à lé. Esta é a única ocorrência desta expressão no NT. A palavra que Moisés descreve como “mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires” (Deuteronômio 30:14) é a mesma que “a palavra da fé” pregada por Paulo, o evangelho que anuncia a lé como meio da justiça.
Que pregamos - (cba)
Romanos 10:8
Paulo acrescenta isto para enfatizar que a verdade da justificação pela fé não é desconhecida, mas pode ser entendida por todos dispostos a ouvir. Os judeus já não podiam se desculpar, alegando ignorância (Romanos 10:14-21).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 10:5-11
O pecador condenado por si mesmo não deve se confundir com a maneira pela qual esta justiça pode ser encontrada. Quando falamos de olhar para Cristo, recebê-lo e alimentarmo-nos dEle, não queremos dizer a Cristo no céu, mas Cristo na promessa, Cristo oferecido na Palavra. A justificação pela fé em Cristo é uma doutrina simples. Se expõe diante da mente e do coração de cada pessoa, deixando-a, assim, sem desculpa pela incredulidade.
Se um homem confessa a sua fé em Jesus como Senhor e Salvador dos pecadores perdidos, e realmente crê em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, para mostrar que havia aceitado a expiação, será salvo pela justiça de Cristo, imputada a ele por meio da fé. Porém, nenhuma fé justifica o que não é poderoso para santificar o coração e regulamentar todos os seus afetos pelo amor de Cristo.
Devemos consagrar e render nossas almas e nossos corpos a Deus: nossas almas ao crermos com o coração e nossos corpos ao confessarmos com a boca. O crente nunca terá razão para arrepender-se de sua total confiança no Senhor Jesus. Nenhum pecador jamais será envergonhado diante de Deus por sua fé; e deveria gloriar-se nela diante dos homens.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Mas a palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Deuteronômio 30:14 17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Romanos 10:17 16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:16,17 19 Eu crio o fruto dos lábios; paz, paz, para o que está longe, e para o que está perto diz o Senhor; e eu o sararei. Isaías 57:19 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15,16 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. Atos 10:43 38 Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê. Atos 13:38,39 31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Atos 16:31 2 Só isto quero saber de vós: Foi por obras da lei que recebestes o Espírito, ou pelo ouvir com fé? 5 Aquele pois que vos dá o Espírito, e que opera milagres entre vós, acaso o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé? Gálatas 3:2,5 6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; 1 Timóteo 4:6 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada. 1 Pedro 1:23,25
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
