Comentário Bíblico
Adventista
Dai bebida forte - (cba)
Provérbios 31:6
Comparar com Provérbios 20:1; Provérbios 23:29-35; ver com. de Deuteronômio 14:26.
- 1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não e sábio. Provérbios 20:1 29 Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? 30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. 31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. 32 No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. 33 Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. 34 o serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. 35 E diràs: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez. Provérbios 23:29-35 26 E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa. Deuteronômio 14:26
Aos que perecem - (cba)
Provérbios 31:6
Sem o conhecimento dos remédios disponíveis pela atual medicina, os antigos só dispunham de misturas de bebidas alcoólicas e de preparações com ervas narcóticas para amenizar as dores de uma doença fatal. Os condenados à morte de cruz, no tempo de Cristo, recebiam uma mistura de vinagre e fel. O Senhor Se recusou a bebê-la. Ele desejava ter a mente clara para resistir à tentação de Satanás e permanecer Fi r me na fé em Deus (ver Mateus 27:34; OTN, 746, 754, 755).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 31:1-9
Quando os filhos estão sob o olhar de sua mãe, ela tem a oportunidade de moldar as suas mentes corretamente. Os adultos deveriam recordar-se com frequência dos bons ensinamentos que receberam quando crianças. Os muitos casos espantosos dos que possuíam um caráter aparente, mas que foram destruídos por mulheres vis e pelo amor ao vinho, deveriam ser uma advertência a que todos evitem estes males.
O vinho pode ser utilizado por necessidade ou como remédio. Tudo o que foi criado por Deus é bom, e o vinho tem o seu uso, apesar de alguns abusarem dele. Pela mesma regra, o devido elogio e consolo devem ser utilizados como atitudes cordiais para os que estão deprimidos e tentados, e não devem ser administrados aos confiados e autosuficientes. Todos aqueles que possuem autoridade devem ser mais cuidadosamente sóbrios do que os demais homens; e devem ser os defensores dos que são incapazes ou temerosos de defender as suas próprias causas. O nosso bendito Senhor não se recusou a sofrer as amarguras do cálice de aflição, que por nossa causa foi colocado em suas mãos; porém, colocou o cálice de consolo nas mãos do seu povo, de forma que até os mais angustiados se regozijem.
|
- Análise em Cadeia 15 o vinho que alegra o seu coração, o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que lhe fortalece o coração. Salmos 104:15 23 Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:23 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, 1 Samuel 1:10 6 Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus. 1 Samuel 30:6 27 Chegando ela ao monte, à presença do homem de Deus, apegou- se-lhe aos pés. Chegou-se Geazi para a retirar, porém, o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu, e não mo manifestou. 2 Reis 4:27 13 A bênção do que estava a perecer vinha sobre mim, e eu fazia rejubilar-se o coração da viúva. Jó 29:13 20 Por que se concede luz ao aflito, e vida aos amargurados de alma; Jó 3:20 15 Que direi? como mo prometeu, assim ele mesmo o cumpriu; assim passarei mansamente por todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma. Isaías 38:15