Comentário Bíblico
Adventista
Fuso - (cba)
Provérbios 31:19
Do heb. kishor. A palavra só ocorre nes te texto e é mais provável que se aplique à roca, à qual a mulher estendia as mãos ao fi ar o novelo de linho ou lã ligado ao fuso. É mais provável que ela segurasse o fuso, que fazia os filamentos se torcerem, formando uma linha.
Roca - (cba)
Provérbios 31:19
Do heb. pelek, mais exatamente, o "fuso".
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 31:10-31
Esta é a descrição da mulher virtuosa daqueles dias; porém, as considerações gerais servem igualmente para todas as épocas e nações. É muito cuidadosa recomendando-se ao afeto e à estima de seu marido para conhecer os seus pensamentos, e está disposta a que ele tenha autoridade sobre ela.
1. O marido está feliz e pode confiar nela, e ele permite que a sua esposa administre vários assuntos para ele. A sua constante atividade é fazer-lhe bem.
2. Ela se esforça muito em seus deveres e comprai-se neles. Tem o cuidado de preencher o seu tempo, para que nada se perca. Levanta-se de manhã bem cedo. Dedica-se à sua própria atividade, a afazeres mais femininos. Seja qual for a sua atividade, faz o seu trabalho sem agir futilmente.
3. Seja o que for que faça, resultará para bem através da administração prudente. Muitos entram em dificuldades, quando compram, sem considerar se é o momento apropriado para adquirirem através da dívida. Ela provê bem para a sua casa, e economiza para depois.
4. cuida bem dos assuntos relacionados à sua casa, para obrigar cada um a cumprir os seus deveres com Deus e uns para com os outros, assim como ela mesma o faz.
5. Está atenta a dar e receber, e o faz generosa e alegremente.
6. É discreta e leal; toda palavra que diz demonstra que ela se rege pelas leis da sabedoria. Ela não somente toma medidas prudentes para si mesma, mas dá conselhos prudentes aos demais. A lei do amor e da bondade está escrita em seu coração e é demonstrada pela língua. Seu coração está repleto das coisas eternas, ainda quando suas mãos estejam completamente ocupadas com os afazeres deste mundo.
7. Acima de tudo e de todos, ela teme o Senhor. A beleza não se recomenda a Deus, nem é prova de sabedoria e bondade. A beleza tem enganado muitos homens que escolheram uma esposa por esta ser apenas bela. Porém, o temor a Deus, que reina no coração, é a beleza da alma; esta dura para sempre.
8. Ela é firme para suportar a ira e o desengano. Reflete e pondera com consolo, quando chega à velhice, que não esteve ociosa e nem foi inútil quando foi jovem. Regozija-se no mundo vindouro. É uma grande bênção para as pessoas que com ela se relaciona. Se o fruto é bom, podemos ter a certeza de que a árvore é boa. Porém, ela deixa que as suas próprias obras a louvem, cada um de nós deveria desejar esta honra que vem de Deus; e, conforme esta norma, todos devemos regular os nossos julgamentos. Esta descrição deveria ser diariamente estudada por todas as mulheres que desejam ser verdadeiramente amadas e respeitadas, úteis e honradas.
Esta passagem deve ser aplicada às pessoas; porém, não poderia também ser aplicada á Igreja, que é descrita como uma esposa virtuosa? Deus, por sua graça, tem formado um grupo de verdadeiros crentes dentre os homens pecadores, para que possua toda a excelência aqui descrita.
|