Comentário Bíblico
Adventista
Arastes a malícia - (cba)
Oséias 10:13
Usado aqui no sentido de "semeastes maldade". A conduta antiga do povo de Israel tinha sido o oposto do que eles foram exortados a apresentar (ver Oséias 10:12). O mal semeado já havia rendido a inexorável colheita da iniquidade (ver Jó 4:8; Provérbios 22:8). Sua confiança na sabedoria de seus próprios caminhos os traiu, despertando contra si guerra e desastre (ver Provérbios 14:12).
- 12 Semeai para vós em justiça, colhei segundo a misericórdia; lavrai o campo alqueivado; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós. Oséias 10:12 8 Conforme tenho visto, os que lavram iniquidade e semeiam o mal segam o mesmo. Jó 4:8 8 O que semear a perversidade segará males; e a vara da sua indignação falhará. Provérbios 22:8 12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. Provérbios 14:12
Fruto da mentira - (cba)
Oséias 10:13
Por meio da hipocrisia e da idolatria, Israel havia mentido contra Deus. O fruto dessa desonestidade seria desilusão, nulidade, assim como a fumaça e as cinzas da decepção pura.
Confiastes nos vossos carros - (cba)
Oséias 10:13
Israel abandonou o caminho da justiça de Deus para seguir seus próprios caminhos de iniquidade. Ao confiar na vã ajuda do Egito e da Assíria fez do homem a sua força, e assim afastou-se do Senhor (ver com. de Jeremias 17:5).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Oséias 10:9-15
Como Deus não deseja a morte e nem a ruína dos pecadores, deseja, de modo misericordioso que sejam castigados para que se arrependam. Ainda havia filhos de iniquidade em Israel. Os inimigos seriam reunidos contra eles.
É justo que Deus dê a conhecer o que são as penúrias àqueles que entregam-se aos seus gostos, em seus confortos e prazeres. Que limpem os seus corações de todo afeto corrupto e das luxúrias, e que sejam de espírito contrito e humilhado. Que sejam abundantes em obras de piedade para com Deus, de justiça e caridade uns para com os outros. Que por meio desta atitude, semeiem para o Espírito Santo. Buscar ao Senhor deve ser um trabalho diário, porém há ocasiões especiais para buscá-lo. o Senhor Jesus Cristo virá como Jeová justiça nossa, e no-la concederá abundantemente. se semearmos em justiça, colheremos conforme a misericórdia. Não será o pagamento de uma dívida, mas sim uma graça. Nem mesmo os supostos ganhos do pecado são capazes de satisfazer o pecador. se estivermos a serviço do pecado, assim falhará a certeza da nossa confiança, tanto quanto o nosso conforto. venha e busque ao Senhor, e a sua esperança nEle não lhe enganará.
Observemos quão cruel é a obra feita pela guerra. Qualquer que seja a maldade feita, é o pecado quem a faz. Que misérias são causadas aos homens pelos seus pecados, já neste mundo!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Porquanto semeiam o vento, hão de ceifar o turbilhão; não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros. Oséias 8:7 8 Conforme tenho visto, os que lavram iniquidade e semeiam o mal segam o mesmo. Jó 4:8 8 O que semear a perversidade segará males; e a vara da sua indignação falhará. Provérbios 22:8 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:7,8 31 portanto comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos. Provérbios 1:31 19 O lábio veraz permanece para sempre; mas a língua mentirosa dura só um momento. Provérbios 12:19 20 O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará. 21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Provérbios 18:20,21 5 A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará. Provérbios 19:5 7 Eis aqui o homem que não tomou a Deus por sua fortaleza; antes confiava na abundância das suas riquezas, e se fortalecia na sua perversidade. Salmos 52:7 10 Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração. Salmos 62:10 16 Um rei não se salva pela multidão do seu exército; nem o homem valente se livra pela muita força. Salmos 33:16 11 Observei ainda e vi que debaixo do sol não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a peleja, nem tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor; mas que a ocasião e a sorte ocorrem a todos. Eclesiastes 9:11 2 Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios. Oséias 4:2 3 Com a sua malícia alegram ao rei, e com as suas mentiras aos príncipes. Oséias 7:3