Comentário Bíblico
Adventista
Gômer - (cba)
Oséias 1:3
Provavelmente signifique "realização". Nenhuma explicação satisfatória foi encontrada sobre o significado deste nome. Isso adiciona peso à crença de que Córner era o nome histórico de uma personagem literal. O mesmo pode ser dito a respeito do nome Diblaim.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Oséias 1:1-7
Israel era uma nação próspera, mas Oséias lhes fala diretamente sobre os seus pecados e anuncia a sua destruição, Os homens não têm de ser afagados em seus caminhos pecaminosos porque triunfam no mundo, nem tampouco durarão muito se continuarem vivendo em suas transgressões.
O profeta deve mostrar à nação de Israel os seus pecados, e fazê-lo é excessivamente odioso. A idolatria que praticavam é o pecado de que aqui são acusados. Dar à criatura esta glória que é devida somente a Deus é uma injúria e uma afronta contra Ele, como uma esposa que se entregasse a um estranho o seria para o seu marido.
Sem dúvida o Senhor tem boas razões para dar tal ordem ao profeta: isto estaria de acordo com um quadro efetivo da bondade não merecida, da paciência inesgotável do Senhor e da perversidade e ingratidão de Israel, Quebrantamo-nos e sentimo-nos esgotados por causa da perversidade dos demais, que é a metade daquela com que provamos a paciência do Senhor, e entristecemos o Espírito Santo de Deus. Estejamos também prontos para levarmos qualquer cruz que o Senhor determine que levemos.
O profeta mostra a ruína do povo através dos nomes postos em seus filhos. Oséias predisse a queda da família real com o nome de seu primeiro filho: Jezreel, que significa "dispersão", Prediz que Deus abandonará a nação, e para isso, nomeia sua filha de Lo-ruhama, que e ignifica "não amada" ou "não compadecida". Deus mostrou grande misericórdia, porém, Israel abusou dos seus favores. O pecado afasta a misericórdia de Deus, até mesmo de Israel, que é o povo que professa ter consigo a presença do Senhor. se for negada a misericórdia que perdoa, não se poderá esperar nenhuma outra misericórdia, Mesmo que por causa de incredulidade alguns sejam cortados, Deus terá, de todos os modos, uma Igreja neste mundo até o final dos tempos. A nossa salvação se deve à misericórdia de Deus, e não a algum mérito que tenhamos, A salvação da qual o Senhor é o autor é uma salvação garantida. E se Ele a realiza, ninguém é capaz de impedi-lo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Disse-me também o Senhor: Toma uma tábua grande e escreve nela em caracteres legíveis: Maer-Salal-Has-Baz; 2 tomei pois, comigo fiéis testemunhas, a Urias sacerdote, e a Zacarias, filho de Jeberequias. 3 E fui ter com a profetisa; e ela concebeu, e deu à luz um filho; e o Senhor me disse: Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Has-Baz. Isaías 8:1-3 4 E os seus nomes eram: Aolá, a mais velha, e Aolibá, sua irmã; e foram minhas, e tiveram filhos e filhas; e, quanto aos seus nomes, Samária é Aolá, e Jerusalém é Aolibá. Ezequiel 23:4