Comentário Bíblico
Adventista
Bem parecia aos olhos do SENHOR - (cba)
Números 24:1
Balaão tinha plena consciência da vontade do Senhor (Números 23:20).
Ao encontro de agouros - (cba)
Números 24:1
Balaão havia se retirado duas vezes para buscar um encontro com Deus (ver Números 23:3,15).
Voltou o rosto para o deserto - (cba)
Números 24:1
Em direção ao acampamento de Israel, nas campinas de Moabe (Números 22:1). Não saiu de seu lugar junto aos altares em Peor. Ao contemplar o arraial de Israel, sua mente ficou preparada para receber a mensagem de Yahweh. Sabia que não podia fazer outra coisa senão permitir que o Espírito de Deus descesse sobre ele. Já que professava ser profeta de Deus, devia proferir a mensagem divina.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Viu a glória da presença de Deus
Números 24:1-5
Balaão desejou parecer favorável a Balaque e permitiu que ele fosse enganado, pensando que ele usava cerimônias supersticiosas e encantamentos quando rogava ao Senhor. Mas ao seguir a ordem dada por Deus, ele ficou mais ousado na proporção em que obedeceu ao impulso divino, e deixou de lado sua pretensa conjuração e, olhando em direção ao acampamento dos israelitas, viu todos eles acampados em perfeita ordem , sob seus respectivos padrões, à distância do tabernáculo. Balaão teve permissão para contemplar a gloriosa manifestação da presença de Deus, ofuscando, protegendo e guiando o tabernáculo. Ele estava cheio de admiração pela cena sublime. Ele abriu sua parábolacom toda a dignidade de um verdadeiro profeta de Deus ( Spiritual Gifts 4a: 47, 48 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Números 24:1-9
Agora Balaão não fala por seus próprios sentidos, mas transmite a linguagem do Espírito que veio sobre ele. Há muitos que têm os seus olhos abertos, mas não o seu coração; foram iluminados, mas não santificados. O conhecimento que faz com que os homens se tornem envaidecidos pelo orgulho serve somente para inflamá-los para o inferno, para onde muitos vão de olhos abertos.
A bênção é quase a mesma que fora dada anteriormente. A beleza de Israel é de se admirar. Sem dúvida, o justo é mais excelente do que o seu vizinho, ganhos, honra, progresso, poder e a sua vitória. Olha para o passado, em direção ao que foi feito por ele. O seu valor e segurança: O justo é valente como um leão, não quando ataca os outros, mas quando está em repouso, porque Deus o faz habitar em segurança. A sua influência sobre o seu próximo: Deus toma o que se faz a eles, seja o bem ou o mal, como se fosse feito a Ele mesmo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Levantando-se Balaão pela manhã, disse aos príncipes de Balaque: Ide para a vossa terra, porque o Senhor recusa deixar-me ir convosco. Números 22:13 20 Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar. Números 23:20 16 Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, fizeram que os filhos de Israel pecassem contra o Senhor no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do Senhor. Números 31:16 20 Agora, pois, sei que certamente hás de reinar, e que o reino de Israel há de se firmar na tua mão. 1 Samuel 24:20 2 Então Saul se levantou, e desceu ao deserto de Zife, levando consigo três mil homens escolhidos de Israel, para buscar a Davi no deserto de Zife. 25 Então Saul disse a Davi: Bendito sejas tu, meu filho Davi, pois grandes coisas farás e também certamente prevalecerás. Então Davi se foi o seu caminho e Saul voltou para o seu lugar. 1 Samuel 26:2,25 14 entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. Apocalipse 2:14 3 Então Balaão disse a Balaque: Fica aqui em pé junto ao teu holocausto, e eu irei; porventura o Senhor me sairá ao encontro, e o que ele me mostrar, eu to direi. E foi a um lugar alto. 15 Disse Balaão a Balaque: Fica aqui em pé junto ao teu holocausto, enquanto eu vou ali ao encontro do Senhor. Números 23:3,15 23 Contra Jacó, pois, não há encantamento, nem adivinhação contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem feito! Números 23:23 7 Foram-se, pois, os anciãos de Moabe e os anciãos de Midiã, com o preço dos encantamentos nas mãos e, chegando a Balaão, referiram-lhe as palavras de Balaque. Números 22:7 28 Então Balaque levou Balaão ao cume de Peor, que dá para o deserto. Números 23:28