Comentário Bíblico
Adventista
Nas campinas de Moabe - (cba)
Números 22:1
Estas campinas pertenciam anteriormente aos moabitas. Embora os amorreus a tivessem conquistado (Números 21:26), a região manteve o nome original. Não se sabe em que mês os filhos de Israel se acamparam nas planícies de Moabe, mas pensa-se, de modo geral, que foi próximo ao final do quadragésimo ano, quando partiram das montanhas de Pisga ou Abarim (Números 21:20; Números 33:48). As campinas abarcam uma área de aproximadamente 150 km quadrados.
- 26 Porque Hesbom era a cidade de Siom, rei dos amorreus, que pelejara contra o precedente rei de Moabe, e tomara da mão dele toda a sua terra até o Arnom. Números 21:26 20 e de Bamote ao vale que está no campo de Moabe, ao cume de Pisga, que dá para o deserto. Números 21:20 48 seu pai. de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó; Números 33:48
Além do Jordão - (cba)
Números 22:1
Ou seja, do lado leste, oposto a Jericó. Eles só atravessaram o Jordão depois que Josué assumiu a liderança (Josué 3:1).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Balaão, mente dupla
Números 22:1-6
Na época em que Balaque enviou mensageiros para ele [Balaão], ele estava com a mente dividida, seguindo um curso para ganhar e reter o favor e a honra dos inimigos do Senhor, por causa das recompensas que recebia de eles. Ao mesmo tempo, ele professava ser um profeta de Deus. Nações idólatras acreditavam que maldições poderiam ser proferidas que afetariam indivíduos, e até mesmo nações inteiras ( Spiritual Gifts 4a: 43 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Números 22:1-14
O rei de Moabe fez um plano para amaldiçoar o povo de Israel; isto é, para colocar Deus contra ele; pois o Senhor até então havia lutado a favor dele. Tinha a falsa idéia de que se conseguisse que um profeta orasse pedindo que lhe sobreviesse o mal, e que desse uma bênção a ele e ao seu exército, então poderia derrotá-lo. Ninguém tinha uma reputação maior e mais elevada do que Balaão, e Balaque o empregaria ainda que tivesse que trazê-lo de longe. Não se sabe se antes deste episódio o Senhor teria falado a Balaão, ou através dele, apesar de ser provável que não o tenha feito, pois é certo que o fez depois. Porém, temos provas abundantes de que Balaque viveu e morreu como homem mau, inimigo de Deus e de seu povo. A maldição não virá ao povo de Deus se não houver uma causa, mesmo que os homens pronunciem tal maldição.
Para convencerem Balaão, levaram a praga da injustiça; porém, Deus colocou limites a Balaão, ao proibi-lo de amaldiçoar os israelitas. Balaão não era um estranho à causa de Israel, de modo que deveria ter respondido aos mensageiros que jamais amaldiçoaria um povo a quem Deus havia abençoado. Porém, dedicou uma noite para considerar o que deveria fazer. Quando conversamos com as tentações, corremos grande perigo de sermos derrotados.
Balaão não foi suficientemente fiel para entregar a mensagem com a resposta de Deus aos mensageiros. Os que diminuem as restrições divinas dão uma boa brecha para a tentação de Satanás, como se levantar contra a lei de Deus fosse apenas caminhar sem a sua permissão. Os mensageiros também não foram fiéis ao dar a resposta de Balaão a Balaque. Assim, muitos são maltratados pelos afagos dos que os rodeiam, e impede-os de verem os seus próprios defeitos e atitudes néscias.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 e de Bamote ao vale que está no campo de Moabe, ao cume de Pisga, que dá para o deserto. Números 21:20 48 seu pai. de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó; 49 isto é, acamparam-se junto ao Jordão, desde Bete-Jesimote até Abel-Sitim, nas planícies de Moabe. 50 Também disse o Senhor a Moisés, nas planícies de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó: Números 33:48-50 13 São esses os mandamentos e os preceitos que o Senhor ordenou aos filhos de Israel por intermédio de Moisés nas planícies de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó. Números 36:13 1 Então subiu Moisés das planícies de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã, 8 Os filhos de Israel prantearam a Moisés por trinta dias nas planícies de Moabe; e os dias do pranto no luto por Moisés se cumpriram. Deuteronômio 34:1,8 19 Porque não herdaremos com eles além do Jordão, nem mais adiante; visto que já possuímos a nossa herança aquém do Jordão, ao oriente. Números 32:19 15 isto é, duas tribos e meia já receberam a sua herança aquém do Jordão, na altura de Jericó, do lado oriental. Números 34:15 5 Além do Jordão, na terra de Moabe, Moisés se pôs a explicar esta lei, e disse: Deuteronômio 1:5 8 Assim naquele tempo tomamos a terra da mão daqueles dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, desde o rio Arnom até o monte Hermom Deuteronômio 3:8 16 as águas que vinham de cima, parando, levantaram-se num montão, mui longe, à altura de Adã, cidade que está junto a Zaretã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o Mar Salgado, foram de todo cortadas. Então o povo passou bem em frente de Jericó. Josué 3:16 48 seu pai. de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó; 49 isto é, acamparam-se junto ao Jordão, desde Bete-Jesimote até Abel-Sitim, nas planícies de Moabe. Números 33:48,49