Comentário Bíblico
Adventista
Seus heróis - (cba)
Naum 2:3
Provável referência aos que fizeram o cerco a Nínive.
Vermelhos - (cba)
Naum 2:3
Os escudos deviam ser coloridos, ou o bronze e o cobre da armadura pareciam vermelhos. Pode ser também que o vermelho dos escudos signifique o sangue dos mortos em batalha.
Cintila - (cba)
Naum 2:3
Do heb. peladhoth, palavra que ocorre apenas aqui no AT, e de significado incerto. Alguns, a partir de comparação com o árabe e o persa, sugerem o significado de "aço", permitindo que a frase seja traduz ida como "com o fogo do aço". No entanto, a derivação é duvidosa. Por uma mudança no hebraico, a NTLH diz: "os carros de guerra brilham como fogo". A tradução "tochas" é obtida através de uma transposição elas duas primeiras consoantes de peladhoth. O inimigo conquistador não procuraria tomar a cidade de assalto. O profeta graficamente retrata uma cena de brilho faisca nte. A referência pode ser aos enfeites dos carros, às armas dos soldados, aos adereços dos cavalos, os quais brilhariam ao sol e dariam a aparência de chamas de fogo.
No dia do seu aparelhamento - (cba)
Naum 2:3
A referência deve ser a Deus, que é representado como o que reúne as hostes para a batalha (ver com. de Isaías 13:4,6). Alguns pensam que a referência é ao comandante das forças inimigas.
Vibram as lanças - (cba)
Naum 2:3
"Lanças de pinho" (NVI). Do heb. heroshi1n, identificado como o zimbro fenício, semelhante ao cipreste (ver ACF). A mudança de uma consoante no hebraico dá o significado de "cavalos agitados" (ver NTLH). Essa mudança é apoiada pela LXX, que diz nessa passagem: "os cavalos serão lançados em confusão". O heb. ra'al, "vibrar", pode ser traduzido por "tremer", "sacudir" (ver ARC).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Naum 2:1-10
Nínive não desfará esse juízo; não há conselho nem força contra o Senhor, Deus olha para a cidade orgulhosa e a derruba.
Conta-se novamente, de modo particular, sobre os terrores com que o inimigo invasor virá contra Nínive. o império da Assíria é representado como uma rainha prestes a ser levada cativa para a Babilônia. A culpa da consciência enche de terror os homens no dia mau; e que farão os tesouros ou a glória por nós, em momentos de angústia ou no dia da ira? Porém, por tais coisas, quantos perdem a sua alma!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestiduras tintas de escarlate? este que é glorioso no seu traje, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. 2 Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas vestes como as daquele que pisa no lagar? 3 Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; eu os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor, e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Isaías 63:1-3 8 Olhei de noite, e vi um homem montado num cavalo vermelho, e ele estava parado entre as murtas que se achavam no vale; e atrás dele estavam cavalos vermelhos, baios e brancos. Zacarias 1:8 2 No primeiro carro eram cavalos vermelhos, no segundo carro cavalos pretos, Zacarias 6:2 4 E saiu outro cavalo, um cavalo vermelho; e ao que estava montado nele foi dado que tirasse a paz da terra, de modo que os homens se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada. Apocalipse 6:4 3 Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas; Apocalipse 12:3 8 Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caiste ninguém sobe contra nós para nos cortar. Isaías 14:8 2 Geme, ó cipreste, porque caiu o cedro, porque os mais excelentes são destruídos; gemei, ó carvalhos de Basã, porque o bosque forte é derrubado. Zacarias 11:2 14 E ela aumentou as suas impudicícias; porque viu homens pintados na parede, imagens dos caldeus, pintadas de vermelho, 15 com os seus lombos cingidos, tendo largos turbantes sobre as cabeças, todos com o parecer de príncipes, semelhantes aos filhos de Babilônia em Caldéia, terra do seu nascimento. Ezequiel 23:14,15 23 Sobre ele rangem a aljava, a lança cintilante e o dardo. Jó 39:23