Comentário Bíblico
Adventista
E tendo partido dali - (cba)
Marcos 9:30
[De novo Jesus prediz a Sua morte e ressurreição, Marcos 9:30-32; Mateus 17:22,23; Lucas 9:43-45]. Ou seja, a partir da planície ao lado do monte da transfiguração, onde Jesus curou o menino (ver com. de Marcos 9:14).
- 30 Depois, tendo partido dali, passavam pela Galiléia, e ele não queria que ninguém o soubesse; 31 porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele, depois de três dias ressurgirá. 32 Mas eles não entendiam esta palavra, e temiam interrogá-lo. Marcos 9:30-32 22 Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens; 23 e matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressurgirá. E eles se entristeceram grandemente. Mateus 17:22,23 43 E todos se maravilhavam da majestade de Deus. E admirando-se todos de tudo o que Jesus fazia, disse ele a seus discípulos: 44 Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos; pois o Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. 45 Eles, porém, não entendiam essa palavra, cujo sentido lhes era encoberto para que não o compreendessem; e temiam interrogá-lo a esse respeito. Lucas 9:43-45 14 Quando chegaram aonde estavam os discípulos, viram ao redor deles uma grande multidão, e alguns escribas a discutirem com eles. Marcos 9:14
Passavam pela Galileia - (cba)
Marcos 9:30
Talvez por um caminho sinuoso que levava até Cafarnaum (ver com. de Mateus 17:24). Esta jornada secreta pela Galileia, provavelmente, tenha tomado vários dias durante a última parte do verão de 30 d.C., cerca de sete ou oito meses antes da crucifixão.
Não queria - (cba)
Marcos 9:30
Se Jesus permanecesse por muito tempo numa localidade, a notícia logo se espalharia, e uma multidão se reuniria. Assim, a chegada dela interromperia a importante instrução que Ele procurava transmitir aos discípulos. Por essa razão, Jesus pode ter passado de um lugar para outro na Galileia, provavelmente, evitando cidades e aldeias que tinham testemunhado Seus milagres meses antes. Contornando cidades e vilas, seria uma forma eficaz de evitar que as pessoas soubessem de Seu paradeiro. Mesmo os discípulos não conseguiriam aproveitar integralmente a instrução que Ele tinha para eles e, se o círculo de fiéis estivesse necessitado de percepção espiritual, as pessoas comuns não se beneficiariam com o que Cristo tinha para dizer naquele momento.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 9:30-40
O tempo do sofrimento de Cristo se aproximava. Se tivesse sido entregue nas mãos dos demônios, e estes tivessem feito aquilo que lhe foi feito, não teria sido algo estranho. Contudo, é surpreendente que sejam os homens aqueles que trataram de modo tão vergonhoso o Filho de Deus, que veio redimi-los e salvá-los. observemos que quando o Senhor Jesus Cristo falava de sua morte, sempre falava de sua ressurreição, a qual tirava dEle a reprovação da morte, e que deveria tirar de seus discípulos toda a tristeza. Muitos continuam sendo ignorantes por terem a vergonha de perguntar. Que situação! Mesmo que o Salvador ensine de modo tão claro as coisas que estão relacionadas ao seu amor e à sua graça, os homens estão tão cegos e surdos que não compreendem as suas palavras.
Seremos chamados a prestar contas daquilo que falamos e de nossas disputas, especialmente os maiores dentre nós. os mais humildes e abnegados parecem-se mais com o Senhor Jesus Cristo, e Ele os reconhecerá de um modo mais terno. Jesus ensinou-lhes isto por meio de um sinal: "Qualquer que receber uma destas crianças em meu nome a mim me recebe".
Muitos têm sido como os discípulos, dispostos a calar aqueles homens que têm conseguido pregar o arrependimento em nome do Senhor Jesus Cristo aos pecadores, somente porque não seguem juntamente com eles. o Senhor culpa os apóstolos, lembrando-lhes que aqueles que operam milagres em seu Nome não podem causar danos à sua causa. Se pecadores são levados ao arrependimento, a crerem no Salvador, e a levarem uma vida sóbria, justa e santa, então vemos que o Senhor é quem está trabalhando por intermédio de tal pregador.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 Tornou-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, que se chama Cristo? Disseram todos: Seja crucificado. 23 Pilatos, porém, disse: Pois que mal fez ele? Mas eles clamavam ainda mais: Seja crucificado. Mateus 27:22,23 31 Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer. 32 Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, à parte. Marcos 6:31,32 22 Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens; 23 e matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressurgirá. E eles se entristeceram grandemente. Mateus 17:22,23