Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A divindade não morreu
Marcos 16:6
Ver João 1:1,2,3,14; Filipenses 2:5-8; Colossenses 2:9; Hebreus 1:6,8; Hebreus 2:14-17; Hebreus 4:15. A natureza humana do Filho de Maria mudou para a natureza divina do Filho de Deus? Não; as duas naturezas foram misturadas misteriosamente em uma pessoa - o homem Cristo Jesus. Nele habitava corporalmente toda a plenitude da Divindade. Quando Cristo foi crucificado, foi Sua natureza humana que morreu. A Deidade não afundou e morreu; isso teria sido impossível. Cristo, o sem pecado, salvará todos os filhos e filhas de Adão que aceitarem a salvação que lhes foi oferecida, consentindo em se tornarem filhos de Deus. O Salvador comprou a raça decaída com Seu próprio sangue.
- 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:1,2,3,14 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8 9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, Colossenses 2:9 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Hebreus 1:6,8 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Hebreus 2:14-17 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15
Este é um grande mistério, um mistério que não será plena, completamente compreendido em toda a sua grandeza até que ocorra a tradução dos redimidos. Então, o poder, a grandeza e a eficácia do dom de Deus ao homem serão compreendidos. Mas o inimigo está determinado a que este dom seja tão mistificado que se torne como nada ( Carta 280, 1904 ).
Nota
Marcos 16:6
Ver Mateus 28:5,6; Lucas 24:5,6; João 2:19; João 10:17,18; Atos 13:32,33. Quando se ouviu a voz do anjo dizendoMateus:28:5,6;Lucas:24:5,6;João:2:19;João:10:17,18;Atos:13:32,33. Quando se ouviu a voz do anjo dizendo: “Teu Pai te chama, ”Aquele que disse:“ Dou a minha vida para tomá-la de novo ”,“ Destruí este templo e em três dias o levantarei ”, saiu da sepultura para a vida que estava Nele. Divindade não morreu. A humanidade morreu, mas Cristo agora proclama sobre o sepulcro dilacerado de José: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Em Sua divindade, Cristo possuía o poder de romper as cadeias da morte. Ele declara que tinha vida em Si mesmo para vivificar quem Ele quisesse.
- 5 Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. 6 Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia; Mateus 28:5,6 5 e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia. Lucas 24:5,6 19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. João 2:19 17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. 18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João 10:17,18 32 E nós vos anunciamos as boas novas da promessa, feita aos pais, Atos 13:32,33. Quando se ouviu a voz do anjo dizendo
"Eu sou a ressureição e a vida." Esta linguagem pode ser usada apenas pela Divindade. Todas as coisas criadas vivem pela vontade e poder de Deus. Eles são recipientes dependentes da vida do Filho de Deus. Por mais capazes e talentosos, por maiores que sejam suas capacidades, eles são reabastecidos com a vida da Fonte de toda a vida. Somente Aquele que possui a imortalidade, habitando em luz e vida, poderia dizer: “Tenho poder para sacrificar minha vida e tenho poder para retomá-la”. Todos os seres humanos em nosso mundo tiram sua vida Dele. Ele é a fonte, a fonte da vida ( Manuscrito 131, 1897 ).
"Eu sou a ressureição e a vida."
Marcos 16:6
Aquele que disse: “Dou a minha vida para tomá-la de novo”, saiu da sepultura para a vida que estava em Si mesmo. A humanidade morreu: a divindade não morreu. Em Sua divindade, Cristo possuía o poder de quebrar as cadeias da morte. Ele declara que tem vida em Si mesmo para vivificar a quem Ele deseja.
Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus. Eles são recipientes da vida do Filho de Deus. Por mais capazes e talentosos, por maiores que sejam suas capacidades, eles são reabastecidos com a vida da Fonte de toda a vida. Ele é a fonte, a fonte da vida. Somente Aquele que possui a imortalidade, habitando em luz e vida, poderia dizer: “Tenho poder para sacrificar minha vida e tenho poder para retomá-la”. ...
Cristo foi investido com o direito de dar a imortalidade. A vida que Ele depositou na humanidade, Ele novamente tiroue se entregou à humanidade. “Eu vim”, diz Ele, “para que tenham vida e a tenham em abundância” ( The Youth's Instructor, 4 de agosto de 1898 ).
Somente o Pai poderia libertar Cristo
Marcos 16:6
Aquele que morreu pelos pecados do mundo deveria permanecer na tumba o tempo concedido. Ele estava naquela prisão de pedra como prisioneiro da justiça divina. Ele era responsável perante o Juiz do universo. Ele estava levando os pecados do mundo, e Seu Pai somente poderia libertá-lo. Uma forte guarda de anjos poderosos vigiava o túmulo e, se uma mão tivesse sido levantada para remover o corpo, o resplendor de sua glória teria deixado aquele que se aventurou impotente na Terra.
Havia apenas uma entrada para a tumba, e nem a força humana nem a fraude poderiam adulterar a pedra que guardava a entrada. Aqui Jesus descansou durante o sábado. Mas a profecia havia mostrado que no terceiro dia Cristo ressuscitaria dos mortos. O próprio Cristo garantiu isso a Seus discípulos. “Destruam este templo”, disse Ele, “e em três dias eu o levantarei”. Cristo nunca cometeu pecado, nem foi encontrada engano em Sua boca. Seu corpo deveria sair da tumba imaculado de corrupção ( Manuscrito 94, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 16:1-8
Nicodemos trouxe uma grande quantidade de especiarias, mas estas bondosas mulheres não creram que fossem suficientes. o respeito que outros mostram para com Cristo não nos deve impedir de demonstrar o nosso. Aqueles que são levados pelo santo zelo a buscar a Cristo com diligência, encontrarão que os tropeços do caminho desaparecem com rapidez.
Quando nos expomos a problemas e gastos por amor a Cristo, somos aceitos mesmo que os nossos esforços não tenham êxito. A visão do anjo poderia ter-lhes dado ânimo, com justiça, porém elas se assustaram. Assim, pois, muitas vezes, aquilo que deveria ser o nosso consolo, produz terror devido aos nossos próprios erros.
Ele foi crucificado, mas está glorificado. "Já ressuscitou, não está aqui". Não está morto, e vive novamente; mais adiante Ele será visto. Deste modo, será enviado o consolo oportuno àqueles que choram por causa do Senhor Jesus. Pedro é nomeado em particular. "Dizei a seus discípulos e a Pedro ..."; ele o receberá muito bem, porque está triste por causa do pecado. Ver a Cristo é algo muito bem recebido por um verdadeiro arrependido, e o verdadeiro penitente é muito bem recebido quando quer ver a Cristo. os homens correram a toda pressa para o lugar onde estavam os discípulos; porém, os temores inquietantes costumam nos impedir de fazer o serviço que poderíamos fazer a Cristo e às almas dos homens, se a fé e o gozo da fé fossem firmes.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. 27 Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. Mateus 14:26,27 4 E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. 5 Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Mateus 28:4,5 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, 18 e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades. Apocalipse 1:17,18 3 Gloriai-vos no seu santo nome; regozije-se o coração daqueles que buscam ao Senhor. 4 Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. Salmos 105:3,4 17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão. Provérbios 8:17 19 E Pilatos escreveu também um título, e o colocou sobre a cruz; e nele estava escrito: JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. 20 Muitos dos judeus, pois, leram este título; porque o lugar onde Jesus foi crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. João 19:19,20 22 Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; 23 a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos; Atos 2:22,23 10 seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós. Atos 4:10 38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. 39 Nós somos testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. 40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse, Atos 10:38-40 9 Enquanto desciam do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressurgisse dentre os mortos. 10 E eles guardaram o caso em segredo, indagando entre si o que seria o ressurgir dentre os mortos. Marcos 9:9,10 34 e hão de escarnecê-lo e cuspir nele, e açoitá-lo, e matá-lo; e depois de três dias ressurgirá. Marcos 10:34 20 Tu, que me fizeste ver muitas e penosas tribulações, de novo me restituirás a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra. Salmos 71:20 40 pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:40 6 Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia; 7 e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito. Mateus 28:6,7 4 E, estando elas perplexas a esse respeito, eis que lhes apareceram dois varões em vestes resplandecentes; 5 e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia. 7 dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja. 8 Lembraram-se, então, das suas palavras; 20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 22 Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro 23 e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo. 24 Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram. 25 Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; Lucas 24:4-8,20-27,46 19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. 20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? 21 Mas ele falava do santuário do seu corpo. 22 Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito. João 2:19-22 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 5 que apareceu a Cefas, e depois aos doze; 6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; 7 depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; 1 Coríntios 15:3-7 15 E logo toda a multidão, vendo a Jesus, ficou grandemente surpreendida; e correndo todos para ele, o saudavam. Marcos 9:15 24 Que temos nós contigo, Jesus, nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. Marcos 1:24