Comentário Bíblico
Adventista
Qual de vós - (cba)
Lucas 17:7
Este breve ensino (7-10) deve ter sido proferido em resposta ao pedido de Lucas 17:5, embora não haja certeza quanto a esta ligação. A ié capacita os seres humanos a cumprir seus deveres como servos de Deus (ver com. de Lucas 17:10). Se a conexão com Lucas 17:5 não for válida, é provável que a parábola tenha sido proferida aos discípulos em outro momento da jornada mencionada rapidamente em Lucas 17:11 (ver com. de Lucas 17:1).
- 5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Lucas 17:5 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17:10 11 E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samária e a Galiléia. Lucas 17:11 1 Disse Jesus a seus discípulos: É impossível que não venham tropeços, mas ai daquele por quem vierem! Lucas 17:1
Um servo - (cba)
Lucas 17:7
Do gr. doidos, “servo" ou “escravo”.
Na lavoura - (cba)
Lucas 17:7
A casa desse suposto senhor ficaria numa vila ou cidade não muito distante. Em geral, os servos saíam pela manhã para trabalhar nos campos e voltavam à noite (ver com. de Números 35:4; Rute 2:3; Rute 3:4; Rute 4:1).
- 4 Os arrabaldes que dareis aos levitas se estenderão, do muro da cidade para fora, mil côvados em redor. Números 35:4 3 Foi, pois, e chegando ao campo respigava após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque. Rute 2:3 4 E quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deita; então entrarás, descobrir-lhe-ás os pés e te deitarás, e ele te dirá o que deves fazer. Rute 3:4 1 Boaz subiu à porta, e sentou-se ali; e eis que o remidor de quem ar de jumentos. Ela o levou à casa de seu pai, o qual, vendo-o, ele, desviando-se para ali, sentou-se. Rute 4:1
Já - (cba)
Lucas 17:7
Do gr. euihêos, “de uma vez” ou "imediatamente” (ver com. de Marcos 1:10). Nesta passagem, euthêos modifica o verbo “vem”, não “dirá”. Ou seja, o senhor ordena o servo a “ir imediatamente”.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 17:1-10
Não há desculpas para aqueles que cometem uma ofensa, nem diminuirá seu castigo o fato de que a ofensa deve existir. A fé na misericórdia perdoadora de Deus nos capacitará a superar as maiores dificuldades que existam para que perdoemos nossos irmãos. Como para Deus nada é impossível, assim, todas as coisas são possíveis para aquEle que pode crer. O Senhor mostrou aos discípulos a necessidade de ter uma profunda humildade. Ele tem o direito sobre todas as criaturas, como nenhum homem pode ter sobre outro; Ele não pode estar endividado com eles por seus serviços, nem eles merecem qualquer recompensa de sua parte.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber? Lucas 13:15 5 Então lhes perguntou: Qual de vós, se lhe cair num poço um filho, ou um boi, não o tirará logo, mesmo em dia de sábado? Lucas 14:5 11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Mateus 12:11