Comentário Bíblico
Adventista
Hidrópico - (cba)
Lucas 14:2
Do gr. hudrõpikos, um termo médico comum derivado da palavra grega hudõr, “água”, e que descreve a doença da pessoa que possui um acúmulo excessivo de líquido nos tecidos do corpo. A palavra ocorre apenas no grego bíblico. Este é o único exemplo relatado de um caso como este chamando a atenção de Jesus. Ele pode ter ido até lá por vontade própria, na esperança de ser curado, embora o relato não declare que ele tenha se apresentado a Jesus para ser curado. L possível que alguns dos fariseus presentes tenham feito arranjos para que o homem doente estivesse ali, a fim de prenderem Jesus por curar no sábado. A cura ocorreu antes de os convidados tomarem lugar à mesa (ver Lucas 14:7).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 14:1-6
Este fariseu, como outros, parece ter tido má intenção ao receber Jesus em sua casa, porém, isto não impediu que o Senhor curasse um homem, mesmo sabendo que este fato suscitaria uma murmuração por fazê-lo em um dia de repouso. É necessário ter o cuidado de se analisar naqueles dias de repouso, a diferença entre a piedade e a caridade, e a distinção entre obras de real necessidade e hábitos, ou obras feitas para que alguém agradasse a si mesmo. A sabedoria que vem do alto ensina a paciente perseverança em fazer o bem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|