Comentário Bíblico
Adventista
Fora do arraial - (cba)
Levítico 4:12
O novilho todo era levado para fora do arraial e queimado em lugar limpo, não meramente para se dispor dele nem por ser considerado imundo, pois ele é chamado "coisa santíssima" (Levítico 6:25). Hebreus acrescenta um significado simbólico da queima da vítima. Paulo diz: "Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo Seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Saiamos, pois, a Ele, fora do arraial, levando o Seu vitupério" (Hebreus 13:12,13). A queima do corpo fora do arraial era um tipo de Cristo, crucificado fora da cidade de Jerusalém "para santificar o povo, pelo Seu próprio sangue" (Hebreus 13:12). Alguns veem nesse pensamento ampliado que Ele morreu pelo mundo e não apenas pelos judeus. Nenhum uso sacrificai foi feito do corpo, embora fosse considerado santíssimo. Como não foi queimado sobre o altar, nenhum valor redentivo partiu do corpo. Pois, não era o corpo que contava na expiação, "porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida" (Levítico 17:11).
- 25 Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei da oferta pelo pecado: no lugar em que se imola o holocausto se imolará a oferta pelo pecado perante o Senhor; coisa santíssima é. Levítico 6:25 12 Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. 13 Saiamos pois a ele fora do arraial, levando o seu opróbrio. Hebreus 13:12,13 12 Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Hebreus 13:12 11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida. Levítico 17:11
No entanto, não era o sangue em si mesmo que expiava, mas o sangue derramado e aplicado. Nenhuma expiação seria válida no serviço sacrificai apenas por matar um animal e derramar seu sangue no solo. O sangue devia ser recolhido em uma vasilha e, depois disso, o sacerdote o ministrava através da aspersão. Era o sangue aspergido que efetuava a expiação, e não a porção não usada do sangue derramada no solo mais tarde (ver Levítico 4:7). A expiação era feita pelo sangue colocado nos chifres do altar e não pelo sangue derramado na terra (Êxodo 29:12; Êxodo 30:10; Levítico 4:7,18,25,30,34).
- 7 Também o sacerdote porá daquele sangue perante o Senhor, sobre as pontas do altar do incenso aromático, que está na tenda da revelação; e todo o resto do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da revelação. Levítico 4:7 12 Depois tomarás do sangue do novilho, e com o dedo o porás sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar. Êxodo 29:12 10 E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as pontas do altar; com o sangue do sacrifício de expiação de pecado, fará expiação sobre ele uma vez no ano pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor. Êxodo 30:10 7 Também o sacerdote porá daquele sangue perante o Senhor, sobre as pontas do altar do incenso aromático, que está na tenda da revelação; e todo o resto do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da revelação. 18 E do sangue porá sobre as pontas do altar, que está perante o Senhor, na tenda da revelação; e todo o resto do sangue derramará à base do altar do holocausto, que está diante da tenda da revelação. 25 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta pelo pecado e pô-lo-á sobre as pontas do altar do holocausto; então o resto do sangue derramará à base do altar do holocausto. 30 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o resto do sangue derramará à base do altar. 34 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta pelo pecado, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então todo o resto do sangue da oferta derramará à base do altar. Levítico 4:7,18,25,30,34
É lamentável que os cristãos enfatizem "o sangue derramado", expressão não encontrada na Bíblia, e se esqueçam do "sangue aspergido", que por si efetua a expiação. O sangue derramado era o sangue não utilizado, derramado na base do altar depois que a expiação era feita. Paulo fala do "sangue da aspersão" (Hebreus 12:24), ou seja, o sangue ministrado. Na instituição da Páscoa, foi ordenado que o povo de Israel matasse um cordeiro e marcasse o lintel e as ombreiras da porta com sangue (Êxodo 12:7,22,23). Deus não prometera salvar o primogênito pela morte do cordeiro, mas a salvação viria depois que o sangue fosse aplicado nas portas.
- 24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:24 7 Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 22 Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sangue que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais; mas nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã. 23 Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir. Êxodo 12:7,22,23
O mesmo princípio está contido em todas as ofertas. Não é suficiente apresentar a vítima e sacrificá-la, o sangue deve ser aplicado. Depois de Sua ascensão, Cristo, "pelo Seu próprio sangue, entrou no santo dos santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção" (Hebreus 9:12), "como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo" (Hebreus 8:2) Ele ministra em nosso favor. Essa fase do ministério de Cristo é tão necessária para a salvação como era o ministério do sangue do cordeiro no tempo da primeira páscoa e de todas as ofertas, em que o sangue era derramado.
- 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. Hebreus 9:12 2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem. Hebreus 8:2
O ministério do sangue no grande Dia da Expiação era o ponto alto no serviço anual. O sacrifício da vítima era importante, com certeza - sem o sacrifício não haveria sangue para ministrar-, mas o clímax era alcançado quando o sumo sacerdote entrava no santo dos santos com o sangue do bode do Senhor (ver Hebreus 9:25). Do mesmo modo, Cristo "pelo Seu próprio sangue, entrou no santo dos santos, uma vez por todas" (Hebreus 9:12). Sua morte no Calvário foi essencial - sem ela, nada haveria "para oferecer" (Hebreus 8:3), mas sem o contínuo ministério do sangue no santuário celestial, o sacrifício do Calvário seria inoperante.
- 25 nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com sangue alheio; Hebreus 9:25 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. Hebreus 9:12 3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que esse sumo sacerdote também tivesse alguma coisa que oferecer. Hebreus 8:3
A maior parte dos cristãos não entende nem aprecia o ministério de Cristo como o grande Sumo Sacerdote. É certo que creem no derramamento do sangue, mas falham na compreensão de que deve haver um ministério, ou a aplicação do sangue para torná-lo eficaz. Já é tempo de a atenção do mundo e dos cristãos, em particular, ser chamada para a obra na qual Cristo está agora envolvido. Muitos perguntam por que Cristo está demorando tanto. Eles sabem que Cristo foi para o Céu, mas nada sabem de Seu trabalho de mediação. Não têm seguido o Cordeiro e não sabem onde Ele está agora e que obra está realizando. É dever e privilégio do povo de Deus hoje, é sua tarefa designada, restaurar as antigas veredas (ver Isaías 58:12) e apresentar Cristo ao mundo como mediador e grande Sumo Sacerdote. Seu trabalho está quase consumado e, quando terminar, Ele virá em poder e glória.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 4:1-12
Os holocaustos, as ofertas vegetais e as de paz eram oferecidos antes que a lei fosse dada a Moisés no monte Sinai; através dos sacrifícios os patriarcas deveriam fazer expiação pelo pecado. Porém, agora foi indicado aos hebreus um método para fazer expiação pelo pecado, mais particularmente pelo sacrifício, como sombra das coisas boas vindouras; contudo, a essência é Cristo, e a sua única oferta de si mesmo, pela qual tirou o pecado do mundo.
Supõe-se que os pecados pelos quais foram estabelecidas as ofertas eram atos conhecidos; pecados de comissão, atos que não deveriam ter sido feitos. As omissões são pecados e devem ser julgados, e o que foi omitido uma vez poderia ser feito novamente em outra ocasião; porém, um pecado cometido era uma lembrança do passado. supõe-se que eram pecados cometidos por erro. A lei começa com o caso do sacerdote ungido.
É evidente que Deus nunca teve um sacerdote infalível em sua Igreja na terra, uma vez que até o sumo sacerdote podia cair em pecados por erro. Toda pretensão de atuar sem erros são marcas certas do Anticristo. O animal deveria ser levado para fora do acampamento, a fim de ser incinerado. Isto era um sinal do dever do arrependimento, que consiste em tirar o pecado como coisa detestável, que nossa alma aborrece. A oferta pelo pecado identifica-se com o pecado. O que eles realizavam no sacrifício, nós devemos fazer a nossos próprios erros. O corpo do pecado deve ser destruído (Romanos 6:6). O autor aos hebreus atribui a Cristo o ato de ter levado o sacrifício para fora do acampamento (Hebreus 13:11-13).
- 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Romanos 6:6 11 Porque os corpos dos animais, cujo sangue é trazido para dentro do santo lugar pelo sumo sacerdote como oferta pelo pecado, são queimados fora do arraial. 12 Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. 13 Saiamos pois a ele fora do arraial, levando o seu opróbrio. Hebreus 13:11-13
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- Análise em Cadeia 46 Por todos os dias em que a praga estiver nele, será imundo; imundo é; habitará só; a sua habitação será fora do arraial. Levítico 13:46 3 tanto homem como mulher os lançareis para fora, sim, para fora do arraial os lançareis; para que não contaminem o seu arraial, no meio do qual eu habito. Números 5:3 35 Então disse o Senhor a Moisés: certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Números 15:35 3 Entregá-la-eis a Eleazar, o sacerdote; ele a tirará para fora do arraial, e a imolarão diante dele. Números 19:3 10 E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne; e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar. 11 Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo. Levítico 6:10,11 14 mas a carne do novilho, o seu couro e o seu excremento queimarás fora do arraial; é sacrifício pelo pecado. Êxodo 29:14 5 Então à vista dele se queimará a novilha, tanto o couro e a carne, como o sangue e o excremento; Números 19:5 11 Porque os corpos dos animais, cujo sangue é trazido para dentro do santo lugar pelo sumo sacerdote como oferta pelo pecado, são queimados fora do arraial. Hebreus 13:11 21 Depois levará o novilho para fora do arraial, e o queimará como queimou o primeiro novilho; é oferta pelo pecado da assembléia. Levítico 4:21 27 Mas o novilho da oferta pelo pecado e o bode da oferta pelo pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no lugar santo, serão levados para fora do arraial; e lhes queimarão no fogo as peles, a carne e o excremento. Levítico 16:27