Comentário Bíblico
Adventista
Clamavam ao SENHOR - (cba)
Juízes 6:6
Depois de perder a colheita por sete anos sucessivos, os israelitas estavam à beira da inanição. Nessa condição desesperadora recordaram do auxílio divino em décadas passadas e clamaram por ele. Apesar de terem negligenciado a Deus e se recusado a invocá-Lo até que a necessidade extrema os atingisse, Deus ouviu seus clamores. Isso mostra a prontidão de Deus em perdoar e atender as orações. A misericórdia de Deus deveria servir para encorajar ao arrependimento a fim de que os pecadores se voltassem para Ele.
Pode-se distinguir entre as relações divinas com a nação de Israel e Seu relacionamento com os israelitas em particular. A calamidade nacional e o julgamento não significam a rejeição dos indivíduos pertencentes à nação. A culpa que trouxe o desastre repousava sobre o israelita em particular somente se ele estivesse participando da apostasia. Apesar da rejeição nacional, a porta da graça se mantinha aberta para a salvação pessoal, como no passado. Sem dúvida, muitos encontraram a Deus durante esses tempos perigosos, e a aceitação individual não dependia da restauração da nação ao favor divino. Em outras palavras, o relacionamento entre uma nação e Deus é muito distinto do relacionamento entre uma pessoa e Deus, exceto que a atitude de Deus para com a nação pode ser determinada pela quantidade de pessoas da nação que busca seguir o programa divino.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Israel voltou a pecar e as suas aflições se repetiram. Todos os que pecam, devem esperar o sofrimento, os israelitas se escondiam em covas e abrigos; tal foi o efeito de uma consciência culpável. o pecado deprime os homens, os invasores não deixaram alimento para Israel. Salvo a cevada e as covas. Prepararam para Baal o que deveriam oferecer a Deus; por isso, o Senhor, justamente, envia um inimigo, para, depois, resgatá-los no devido tempo.
- (Mathew Henry)
Juízes 6:1-6
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 43 Muitas vezes os livrou; mas eles foram rebeldes nos seus desígnios, e foram abatidos pela sua iniqüidade. Salmos 106:43 17 E comerão a tua sega e o teu pão, que teus filhos e tuas filhas haviam de comer; comerão os teus rebanhos e o teu gado; comerão a tua vide e a tua figueira; as tuas cidades fortificadas, em que confias, abatê-las-ão à espada. Jeremias 5:17 4 Ainda que Edom diga: Arruinados estamos, porém tornaremos e edificaremos as ruínas; assim diz o Senhor dos exércitos: Eles edificarão, eu, porém, demolirei; e lhes chamarão: Termo de impiedade, e povo contra quem o Senhor está irado para sempre. Malaquias 1:4 9 Mas quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou-lhes um libertador, que os livrou: Otniel, filho de Quenaz, o irmão mais moço de Calebe. 15 Mas quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou-lhes um libertador, Eúde, filho de Gêra, benjamita, homem canhoto. E, por seu intermédio, os filhos de Israel enviaram tributo a Eglom, rei de Moabe. Juízes 3:9,15 15 e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmos 50:15 34 Quando ele os fazia morrer, então o procuravam; arrependiam-se, e de madrugada buscavam a Deus. Salmos 78:34 44 Contudo, atentou para a sua aflição, quando ouviu o seu clamor; Salmos 106:44 16 Senhor, na angústia te buscaram; quando lhes sobreveio a tua correção, derramaram-se em oração. Isaías 26:16 15 Irei, e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles aflitos, ansiosamente me buscarão. Oséias 5:15 43 O estrangeiro que está no meio de ti se elevará cada vez mais sobre ti, e tu cada vez mais descerás; Deuteronômio 28:43