Comentário Bíblico
Adventista
Comandantes - (cba)
Juízes 5:9
Depois de descrever os problemas de Israel, em Juízes 5:9-11, a poetisa volta a convidar várias classes de cidadãos hebreus a agradecer àqueles que os ajudaram a pôr fim à soberania dos cananeus; primeiramente, os “comandantes” ou, literalmente, os “legisladores” ou “agentes da lei”. Eles eram príncipes como Baraque, que arriscaram a vida em prol da vitória de Israel. Sua função era representar a lei e a ordem nacional e, nessa ocasião, eles se mostraram dignos de confiança. Débora convidou o povo a agradecer a Deus o papel que esses homens desempenharam ao defendê-lo.
Há muitos líderes fiéis na igreja, tanto leigos como pastores, que têm doado os melhores anos de sua vida em prol do bem-estar da igreja. Essas pessoas merecem a apreciação da igreja e da sociedade. Podemos louvar a Deus por essas pessoas e pela obra que realizaram, como Débora fez aos líderes que ajudaram na rebelião contra os cananeus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 5:6-11
Débora descreve o estado de aflição em que se encontrava Israel sob a tirania de Jabim, para destacar que sua salvação era pura graça. Mostra a causa de sua miséria: a sua idolatria. Eles escolheram novos deuses com novos nomes. Porém, atrás de todas essas imagens, era a Satanás a quem adoravam. Débora foi uma verdadeira mãe para Israel ao fomentar diligentemente a salvação de suas almas. Ela chama os que compartilharam das vantagens desta grande salvação, para que ofereçam a sua gratidão a Deus, os que tiveram sua liberdade e dignidade restauradas, assim como os israelitas, devem louvar a Deus. Esta é uma obra do Senhor. Através de seus atos, fez justiça sobre seus inimigos. Em épocas de perseguição, os que crêem, enfrentam risco de perder a vida, e sempre recorrem às ordenanças de Deus, às fontes de salvação, de onde se extrai a água da vida. Em todo momento, Satanás procurará impedir que o crente se aproxime do trono da graça, os que buscam a Deus, devem prestar bastante atenção à bondade que Ele dispensa para com os seus servos quando estão temerosos. o desejo de Deus é proteger os que estão mais expostos e ajudar ao mais fraco. Notemos o benefício que temos pela paz pública, especialmente os habitantes de aldeias, e demos o louvor a Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Porquanto os chefes se puseram à frente em Israel, porquanto o povo se ofereceu voluntariamente, louvai ao Senhor. Juízes 5:2 9 E o povo se alegrou das ofertas voluntárias que estes fizeram, pois de um coração perfeito as haviam oferecido ao Senhor; e também o rei Davi teve grande alegria. 1 Crônicas 29:9 3 Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente, 4 pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos; 12 Porque, se há prontidão de vontade, é aceitável segundo o que alguém tem, e não segundo o que não tem. 17 pois, com efeito, aceitou a nossa exortação; mas sendo sobremodo zeloso, foi por sua própria vontade que partiu para vós. 2 Coríntios 8:3,4,12,17 5 Portanto, julguei necessário exortar estes irmãos que fossem adiante ter convosco, e preparassem de antemão a vossa beneficência, já há tempos prometida, para que a mesma esteja pronta como beneficência e não como por extorsão. 2 Coríntios 9:5