Comentário Bíblico
Adventista
Escapou - (cba)
Juízes 3:26
À espera e indecisão dos assistentes do rei deram tempo suficiente para que Eúde fugisse. É possível também, que a residência real fosse próxima ao Jordão, o que permitiu que Eúde estivesse a salvo do outro lado com rapidez.
Seirá - (cba)
Juízes 3:26
A localização exata não é conhecida, mas pode ser que fosse próximo aos planaltos de Efraim.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 3:12-30
Quando Israel volta a pecar, Deus levanta um novo opressor. Os israelitas desviaram-se, e os moabitas atacaram-nos; e posto que Deus castiga neste mundo os pecados de seu povo, Israel é debilitado e Moabe fortalecido contra eles. Se as tribulações menores não fazem a obra, Deus enviará as maiores.
Quando Israel volta a orar, Deus levanta a Eúde. Como juiz ou ministro da justiça divina, ele mata Eglom, rei de Moabe, e, assim, executa os juízos divinos contra os moabitas, como inimigo de Deus e de Israel. Porém, a lei de submeter-se a principados e potestades em todas as coisas lícitas é a regra de nossa conduta. Hoje em dia, Deus não levanta mais pessoas para matar outras; pretender que isto aconteça é blasfemar contra o Senhor. Observe o discurso de Eude a Eglom. Que mensagem de Deus, senão uma de vingança, pode esperar um rebelde soberbo? Esta mensagem está contida na Palavra de Deus. Seus ministros ousadamente a declararam sem temer o semblante franzido, nem fazer acepção de pecadores. Porém, bendito seja Deus, a palavra que deve ser entregue é uma mensagem de misericórdia e salvação gratuita; a mensagem de vingança é somente para os que rejeitam a oferta da graça. A consequência desta vitória foi que a terra descansou oitenta anos. Foi um grande intervalo para que Canaã repousasse; porém, o que é isto para o descanso eterno dos santos na Canaã celestial?
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |