Comentário Bíblico
Adventista
Reincidiam - (cba)
Juízes 2:19
Eles retornavam à apostasia. Os israelitas deixavam de cultuar a Deus e se voltavam para a adoração às divindades pagãs e à prática corruptora da idolatria. Nesse cenário, o escritor de Juízes apresenta sua tese: Deus permitiu que as dificuldades viessem como resultado do pecado para despertar Seu povo para o mal de seus caminhos. Essas dificuldades produziam tristeza e arrependimento. Então o Senhor levantava um libertador. No intervalo, Ele verificava a genuinidade do arrependimento de Israel. Após a morte do juiz, porém, o povo ingrato logo voltava para os antigos caminhos. É esse ponto de vista que torna o livro dos Juízes mais do que uma mera história. É uma filosofia da história.
O autor não está interessado apenas em contar o que aconteceu após o estabelecimento do povo hebreu em Canaã. Mais que historiador, ele é um pregador. Ele quer que o leitor veja por que os fatos aconteceram. Ele diz que o período após a entrada em Canaã foi instável e, principalmente, desastroso para os hebreus. Por algum tempo, eles seriam livres e, depois, novamente estariam em servidão ou sofreriam invasão. Por que isso? Porque o povo se desviou de Deus e, num esforço para trazê-los de volta, Ele permitiu que desastres ocorressem. Em outras palavras, o autor diz que a mão de Deus estava moldando a história para alcançar o fim pretendido. O autor de Juízes foi um dos primeiros historiadores genuínos. Procurou registrar, para as gerações futuras, o sentido dos acontecimentos.
Piores do que seus pais - (cba)
Juízes 2:19
Uma impressionante característica do pecado é o modo como se espalha. Permita-lhe um pequeno início e ele rapidamente sufoca a habilidade para resistir-lhe e destrói uma vida inteira.
Nada deixavam - (cba)
Juízes 2:19
Literalmente, a sentença é lida: “não diminuíam nada de suas obras”, Não desejavam abandonar a nenhum de seus maus hábitos ou práticas. O cora não fora realmente transformado. Se tivessem recebido um novo espírito, as práticas antigas seriam extirpadas, assim como a seiva de uma árvore remove as folhas mortas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 2:6-23
Temos uma idéia geral do curso das coisas em Israel durante a época dos juízes. A nação tornou-se tão miserável e desgraçada, por abandonar a Deus, tanto quanto teria sido grande e feliz, se houvesse continuado fiel ao Senhor. O castigo dela correspondeu ao mal que cometera. Serviu aos deuses das nações que a rodeavam, e Deus fez com que servisse aos príncipes das nações à sua volta, até mesmo o mais simples de seu moradores. Os que já descobriram que Deus é fiel às suas promessas podem estar seguros que será igualmente fiel em relação às suas ameaças.
Deus poderia tê-los abandonado com justiça; porém, por compaixão, não o fez. o Senhor estava com os juízes que escolhia, e dessa maneira chegaram a ser salvadores. Nos dias das maiores tribulações da Igreja, haverá alguns a quem Deus encontrará ou tornará aptos para ajudá-la.
Os israelitas não foram completamente reformados, pois estavam muito enlouquecidos por seus ídolos, e obstinadamente inclinados a desviar-se. Desta maneira, os que têm abandonado os bons caminhos de Deus, que uma vez conheceram e professaram, geralmente são os mais atrevidos, cometem os piores pecados, e endurecem mais os seus corações.
O seu castigo foi o perdão aos cananeus e, dessa maneira, os israelitas foram golpeados com sua própria vara. os homens abrigam e toleram seus corruptos apetites e paixões; em consequência, Deus os deixa justamente livres à sua própria sorte, sob o poder de seus pecados, o que será sua ruína. Deus nos tem alertado sobre o quão enganoso e desesperadamente perverso é o nosso coração; porém, não estamos dispostos a crer até que, tornando-nos ousados através da tentação, descobrimos, por triste experiência, que isto é verdade. Precisamos nos examinar a nós mesmos e orar sem cessar, para que Cristo pela fé habite em nossos corações, arraigados e fundamentados em amor. Declaremos guerra a todo pecado e sigamos a santidade em todos os nossos dias.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 O povo serviu ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que sobreviveram a Josué e que tinham visto toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a favor de Israel. Juízes 2:7 11 Então a terra teve sossego por quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, morreu. 12 Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor; então o Senhor fortaleceu a Eglom, rei de Moabe, contra Israel, por terem feito o que era mau aos seus olhos. Juízes 3:11,12 1 Mas os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, depois da morte de Eúde. Juízes 4:1 33 Depois da morte de Gideão os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins, e puseram a Baal-Berite por deus. Juízes 8:33 31 Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que sobreviveram a Josué e que sabiam toda a obra que o Senhor tinha feito a favor de Israel. Josué 24:31 17 E depois da morte de Jeoiada vieram os príncipes de Judá e prostraram-se diante do rei; então o rei lhes deu ouvidos. 18 E eles, abandonando a casa do Senhor, Deus de seus pais, serviram aos aserins e aos ídolos; de sorte que veio grande ira sobre Judá e Jerusalém por causa desta sua culpa. 2 Crônicas 24:17,18 12 e vós fizestes pior do que vossos pais; pois eis que andais, cada um de vós, após o pensamento obstinado do seu mau coração, recusando ouvir-me a mim; Jeremias 16:12 32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Mateus 23:32 23 Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15:23 8 e que não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração de coração instável, cujo espírito não foi fiel para com Deus. Salmos 78:8 17 Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do Senhor; e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do Senhor, a Jerusalém; e não mais andarão obstinadamente segundo o propósito do seu coração maligno. Jeremias 3:17 17 Dizem continuamente aos que desprezam a palavra do Senhor: Paz tereis; e a todo o que anda na teimosia do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. Jeremias 23:17