Comentário Bíblico
Adventista
E disse - (cba)
Juízes 15:16
A matança foi tão impressionante que Sansão a celebrou com um poema de vitória. Em verso, o poema apareceria como segue: “Com uma queixada de jumento, um montão, outro montão; Com uma queixada de jumento, feri mil homens.”
O poema também exibe um interessante jogo de palavras evidente no hebraico, mas intraduzível para o português. Os sons para "jumento” e “monte” são idênticos. A transliteração ilustra o efeito poético dos verso: Bilchi hahamor hamor hamoratayim. Bilchi hahamor hikkiti 'elef'ish.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Sansão reconhece sua dependência
Juízes 15:14-19
Milhares de israelitas testemunharam a derrota dos filisteus por Sansão, mas nenhuma voz se ergueu em triunfo, até que o herói, exultante com seu maravilhoso sucesso, celebrou sua própria vitória. Mas ele elogiou a si mesmo, em vez de atribuir a glória a Deus. Assim que ele parou, foi lembrado de sua fraqueza por uma sede muito intensa e dolorosa. Ele ficou exausto por seus trabalhos prodigiosos, e nenhum meio de suprir suas necessidades estava à mão. Ele começou a sentir sua total dependência de Deus e a se convencer de que não havia triunfado por seu próprio poder, mas na força do Onipotente.
Ele então deu a Deus o louvor por sua libertação e ofereceu uma oração fervorosa por alívio de seu sofrimento presente. OLord atendeu à sua petição e abriu para ele uma fonte de água. Em sinal de gratidão, Samsão chamou o nome do lugar de En-hakkore, ou “o poço daquele que clamava” ( The Signs of the Times, 6 de outubro de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 15:9-17
O pecado deprime os homens e oculta de seus olhos as coisas que pertencem à sua paz. os israelitas culparam Sansão pelo que fizera contra os filisteus, como se ele houvesse feito um grande dano. Da mesma maneira, o nosso Senhor Jesus fez muitas obras boas, e por causa delas os judeus estavam dispostos a apedrejá-lo. Quando o Espírito do Senhor desceu sobre Sansão, suas cordas se soltaram: onde está o Espírito do Senhor há liberdade, e os que têm sido assim libertos são realmente livres. Deste modo, Cristo triunfou sobre as potestades das trevas que clamavam contra Ele, como se o tivessem em seu poder.
Sansão causou muita destruição entre os filisteus. Tomar uma queixada de jumento para isso era fazer maravilhas com as coisas néscias deste mundo, para que a excelência do poder seja de Deus, e não do homem. Esta vitória não foi alcançada por causa da arma, nem pelo poder do braço, mas pelo Espírito Santo que moveu a arma através do braço. Podemos fazer tudo através do que nos fortalece, observe um pobre cristão capacitado para vencer uma tentação, e aqui um filisteu vencido por uma miserável queixada.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |