Comentário Bíblico
Adventista
Como o vissem - (cba)
Juízes 14:11
O motivo da inclusão desta parte da frase é obscuro. Possivelmente significa: “quando viram a pessoa poderosa que ele era”. Algumas das traduções gregas interpretam: “porque eles o temiam”. Os dois casos seriam muito semelhantes no hebraico.
Trinta companheiros - (cba)
Juízes 14:11
Aparentemente, esses companheiros serviriam como auxiliares do casamento, mas possivelmente estivessem lá para a defesa, porque os filisteus sabiam da hostilidade hebraica com relação à opressão. Normalmente o noivo nomeava seus auxiliares, mas nesse caso Sansão estava numa cidade estranha, casando-se com a desaprovação de seu próprio povo. Por essa razão, os próprios filisteus nomearam os auxiliares para o casamento dele. Eles criam que havia auxiliares suficientes para subjugar o noivo caso ele tentasse causar problemas. Por outro lado, os 30 companheiros podem ter sido providenciados como guarda-costas da festa de casamento.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 14:10-20
O enigma de Sansão não significa literalmente outra coisa, além de que ele encontrara no leão, que, em sua força e fúria, estava pronto para devorá-lo, mel para comer e agradar o seu paladar. Porém, isso parece fazer alusão direta à vitória de Cristo sobre Satanás, por meio de sua humilhação, agonia e morte, e sua subsequente exaltação, com a glória que teria junto ao Pai, e os benefícios espirituais para o seu povo. Até mesmo a morte, monstro devorador, despojada de seu aguilhão e de seu horror, leva a alma ao reino da bênção. Neste e em outros sentidos, do devorador saiu comida, e do forte doçura.
Os companheiros de Sansão obrigaram a sua esposa que conseguisse da parte dele a explicação. Uma esposa ou uma amizade mundana é para o homem um inimigo em seu campo, que buscará todas as oportunidades para traí-lo. Nenhuma união pode ser confortável ou duradoura se não puderem confiar segredos um ao outro, sem o risco de que a outra parte os divulgue.
Satanás, com suas tentações, não poderia nos fazer qualquer dano se não arasse com o boi de nossa natureza corrupta. Sua principal vantagem contra nós surge de sua correspondência com o nosso coração enganoso e a nossa luxúria inata. Isso teve como resultado distanciar a Sansão de seus novos parentes. Bom seria para nós se a maldade que encontramos no mundo e nossa desilusão obrigassem-nos, por fé e oração, a voltar para a casa de nosso Pai e repousar ali. veja quão pouca é a confiança que se pode ter em um homem. Qualquer que tenha sido a pretensão da amizade feita, o verdadeiro filisteu rapidamente se aborrecerá em relação a um verdadeiro israelita.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 23 Correram, pois, e o trouxeram dali; e estando ele no meio do povo, sobressaía em altura a todo o povo desde os ombros para cima. 1 Samuel 10:23 6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. 1 Samuel 16:6 15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. Mateus 9:15 29 Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo. João 3:29