Comentário Bíblico
Adventista
Então, se deu notícia - (cba)
Josué 2:2
A cidade estava em situação de emergência. Um exército que então recentemente vencera dois reis poderosos estava acompado a menos de 25 km de distância. Os habitantes de Jericó sabiam dos milagres que tinham acompanhado a viagem dos israelitas pelo deserto, conforme evidencia o depoimento de Raabe (Josué 2:9-11). Viviam aterrorizados pela iminência de um cerco e, para eles, todo estranho parecia suspeito.
Esta noite - (cba)
Josué 2:2
Os espias tinham escolhido o início da noite pam entrar na cidade , pois a essa hora os lavradores voltavam do trabalho e os dois homens poderiam passar despercebidos. Tinham a expecto tiva, dessa forma, de não chamar atenção, mas é evidente que suas roupas, seu idioma ou sua aparência os denunciaram. Se Deus não lhes tivesse proporcionado refúgio, teriam sido capturados e, sem dúvida, perderiam a vida. Até mesmo a prostituta reconheceu que e les eram israelitas; mas, sem preconceitos, percebeu que era inútil lutar contra Yahweh e recorreu à misericórdia do Deus dos espias. Talvez ela não conhecesse o significado da palavra "fé", mas tinha esse sentimento em seu coração (Hebreus 11:31) e expressou isso ta nto em palavras quanto em ações (Tiago 2:25).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 2:1-7
A fé nas promessas de Deus não deve fazer com que nossa diligência em usar os meios adequados cesse, mas deve estimulá-la. A providência de Deus dirigiu os espias à casa de Raabe. Deus sabia onde havia alguém que lhes seria leal, dentre os que não faziam parte dos pecados daquele povo. Raabe provavelmente era dona de uma estalagem; e, se anteriormente ela teve uma vida pregressa, abandonara seus maus caminhos.
Parece-nos acidental ser muitas vezes mandados, pela providência divina, a servir grandes finalidades. Foi por fé que Raabe recebeu em paz os espiões, contra os quais estavam em guerra o seu rei e a sua pátria. Estamos seguros de que esta foi uma boa obra; ela assim é classificada pelo apostolo Tiago (Tiago 2:25); e ela fez isto por fé, confiança que a colocou em uma posição acima do temor aos homens. São unicamente os crentes verdadeiros os que se dispõem em seus corações a arriscar-se por Deus; eles recebem seu povo como seus irmãos, e lançam a sua sorte juntamente com eles.
Os espiões foram dirigidos por uma especial providência de Deus, e Raabe os atendeu, por consideração a Israel e ao seu Deus, e não por lucro ou por algum mau propósito. Ainda que possam ser oferecidas escusas para a culpa da falsidade de Raabe, parece melhor não admitir algo que tenha a tendência de explicar o fato, os enfoques desta mulher no tocante à lei divina foram muito difusos; uma falsidade como esta, pronunciada pelos que desfrutam da luz da revelação, teria merecido uma rigorosa censura por qualquer que tenha sido o motivo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmos 127:1 30 Não há sabedoria, nem entendimento, nem conselho contra o Senhor. Provérbios 21:30 13 Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? Isaías 43:13 35 E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Daniel 4:35