Comentário Bíblico
Adventista
As cidades no extremo sul - (cba)
Josué 15:21
Estas são as cidades do Neguebe, o extremo sul da herança. Mencionam-se que 38 cidades pertenciam à região, mas a maioria delas tem limitada importância histórica e é pouco conhecida. O autor do livro ordenou as cidades, de forma metódica , em quatro grupos, do leste para o oeste. O primeiro consiste de nove cidades localizadas na fronteira de Eclom, em direção ao sudoeste do Mar Morto. Delas só se conhece Cades-Barneia e Cabzeel, lugar onde nasceu Benaia , o leal herói de Davi, que pode ter conquistado a fama de matador de leões nesse lugar. O grupo seguinte, de cinco ou seis cid des, contém Queriote-Hezrom (ou Queriote e Hezrom, conforme a KJV). Não foi identiflcada com nenhum sítio conhecido, mas se situava no extremo sul de Judá. Segundo a tradição, seria a cidade natal de Judas, da qual derivou o nome Iscariotes (do heb. 'Ish Qeriyyoth, "homem de Queriote"). Entre as nove cidades do grupo seguinte, que ficavam mais ao norte, aparece a histórica Berseba, famosa ainda hoje por seus poços de água viva. Muito embora a província de Judá originalmente se estendesse um pouco mais ao sul, Berseba costuma ser usada para representar o limite sul. Por isso, a expressão "desde Dã até Berseba" alude a todo o país, de norte a sul. O quarto grupo, que compreende 13 cidades, ficava a oeste e sudoeste, e nele estava incluída Ziclague, lugar célebre por sua participação na história de Davi.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 15:20-63
Aqui há uma lista das cidades de Judá, mas não encontramos Belém, que depois tornou-se a cidade de Davi, enobrecida pelo nascimento do Senhor Jesus. Esta cidade que, no melhor dos casos, era muito pequena para ser contada entre os milhares de Judá (Miquéias 5:2), salvo que foi honrada desta maneira, era então tão pequena que não aparece na contagem das cidades.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |