Comentário Bíblico
Adventista
Alma - (cba)
Jonas 2:5
Do heb. nefesh, aqui empregado com o sentido de "vida" (ver com. do Salmos 16:10). Ou, as águas o atingiram até o ponto de tirar sua vida (cf. Salmos 69:1,2).
- 10 Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Salmos 16:10 1 Salva-me, ó Deus, pois as águas me sobem até o pescoço. 2 Atolei-me em profundo lamaçal, onde não se pode firmar o pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me submerge. Salmos 69:1,2
As algas se enrolaram - (cba)
Jonas 2:5
Há dúvidas quanto a interpretar esta linguagem altamente poética de forma literal. Jonas está descrevendo o destino de alguém consignado às profundezas, portanto, com imagens dramáticas e vívidas, apresentando-se adornado com um turbante de algas!
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jonas 2:1-9
Observemos a ocasião em que Jonas orou; quando estava enfrentando problemas, submetido aos sinais do descontentamento de Deus contra ele, por ter pecado; quando estivermos aflitos, devemos orar. Orou, sendo mantido com vida por meio de um milagre, o sentimento de boa vontade de Deus para conosco, apesar das nossas ofensas, abre em oração os lábios que estavam fechados por medo da ira, observemos também onde Jonas orou; no ventre do peixe. Não existe nenhum lugar que seja mau para a oração. Os homens são capazes de impedir a nossa comunhão de uns para com os outros, porém, jamais poderão impedir a nossa comunhão com Deus. Consideremos a quem Jonas orou; ao Senhor seu Deus. Isto anima os desviados a retornarem.
Qual foi a oração de Jonas? Esta parece relatar a sua experiência e as suas reflexões, no momento mais difícil da ocasião e depois deste, mais até do que a forma ou a essência de sua oração. Jonas reflete acerca do fervor de sua oração, e da prontidão de Deus para ouvi-la e respondêla. se nos tornarmos bondosos por causa de nossos problemas, deveremos notar a mão de Deus neles. lonas havia fugido da presença do Senhor, de uma maneira má. O Senhor poderia, com justiça, retirar o Espírito Santo da vida de Jonas, de modo que este jamais o visitasse novamente. Somente podem ser considerados miseráveis, aqueles a quem Deus já não reconhece e nem favorece mais. Mesmo estando perplexo, não estava desesperado; Jonas consegue pensar no favor de Deus para com ele, quando buscou a Deus e confiou nEle em meio à sua angústia.
Admoesta aos demais, e lhes diz que mantenham-se próximos a Deus. Aqueles que abandonam o seu dever, abandonam a sua própria misericórdia; aqueles que fogem da obra de seu lugar e dia, fogem do consolo desta. Quando um crente copia aqueles que seguem vaidades mentirosas, esquece-se de sua própria misericórdia, e vive abaixo dos privilégios que estão à sua disposição. A experiência de Jonas estimula os demais, de todas as épocas, a confiarem em Deus como o Deus de salvação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Salmos 40:2 1 Salva-me, ó Deus, pois as águas me sobem até o pescoço. 2 Atolei-me em profundo lamaçal, onde não se pode firmar o pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me submerge. Salmos 69:1,2 54 Águas correram sobre a minha cabeça; eu disse: Estou cortado. Lamentações 3:54