Comentário Bíblico
Adventista
Jonas [...] orou - (cba)
Jonas 2:1
A oração descreve a experiência de Jonas enquanto esteve no ventre do peixe. Ele reconhece o livramento como um fato consumado. As passagens que falam de oração respondida e de libertação, provavelmente, são expressões da forte fé de Jonas na sua libertação e da certeza divina de que sua vida havia sido poupada.
A oração de Jonas faz referência a certos salmos. A maioria dos estudiosos modernos atribui esses salmos ao período pós-exílico; consequentemente, eles deram uma data pós-exílica ao livro de Jonas. No entanto, aqueles que defendem a autoria pré-exílica desses salmos (ver as introduções aos salmos em questão) não encontram dificuldade para datar o livro de Jonas durante, ou antes, do tempo de Jeroboão II, época em que Jonas viveu, de acordo com 2 Reis 14:25. As alusões mostram que Jonas, como um piedoso israelita, estava familiarizado com o palavreado dos salmos.
Sempre que estiverem em necessidade, os filhos de Deus têm o precioso privilégio de apelar a Ele por ajuda. Não importa quão inadequado possa ser o local, os ouvidos misericordiosos de Deus estão abertos a pseu clamor. Lugares desolados e escuros se transformam em verdadeiro templo através da oração de um filho de Deus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jonas 2:1-9
Observemos a ocasião em que Jonas orou; quando estava enfrentando problemas, submetido aos sinais do descontentamento de Deus contra ele, por ter pecado; quando estivermos aflitos, devemos orar. Orou, sendo mantido com vida por meio de um milagre, o sentimento de boa vontade de Deus para conosco, apesar das nossas ofensas, abre em oração os lábios que estavam fechados por medo da ira, observemos também onde Jonas orou; no ventre do peixe. Não existe nenhum lugar que seja mau para a oração. Os homens são capazes de impedir a nossa comunhão de uns para com os outros, porém, jamais poderão impedir a nossa comunhão com Deus. Consideremos a quem Jonas orou; ao Senhor seu Deus. Isto anima os desviados a retornarem.
Qual foi a oração de Jonas? Esta parece relatar a sua experiência e as suas reflexões, no momento mais difícil da ocasião e depois deste, mais até do que a forma ou a essência de sua oração. Jonas reflete acerca do fervor de sua oração, e da prontidão de Deus para ouvi-la e respondêla. se nos tornarmos bondosos por causa de nossos problemas, deveremos notar a mão de Deus neles. lonas havia fugido da presença do Senhor, de uma maneira má. O Senhor poderia, com justiça, retirar o Espírito Santo da vida de Jonas, de modo que este jamais o visitasse novamente. Somente podem ser considerados miseráveis, aqueles a quem Deus já não reconhece e nem favorece mais. Mesmo estando perplexo, não estava desesperado; Jonas consegue pensar no favor de Deus para com ele, quando buscou a Deus e confiou nEle em meio à sua angústia.
Admoesta aos demais, e lhes diz que mantenham-se próximos a Deus. Aqueles que abandonam o seu dever, abandonam a sua própria misericórdia; aqueles que fogem da obra de seu lugar e dia, fogem do consolo desta. Quando um crente copia aqueles que seguem vaidades mentirosas, esquece-se de sua própria misericórdia, e vive abaixo dos privilégios que estão à sua disposição. A experiência de Jonas estimula os demais, de todas as épocas, a confiarem em Deus como o Deus de salvação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia. 12 E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; 13 sim, orou a ele; e Deus se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus. 2 Crônicas 33:11-13 15 e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmos 50:15 15 Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. Salmos 91:15 16 Senhor, na angústia te buscaram; quando lhes sobreveio a tua correção, derramaram-se em oração. Isaías 26:16 15 Irei, e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles aflitos, ansiosamente me buscarão. Oséias 5:15 1 Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida, e no-la atará. 2 Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante dele. 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:1-3 13 Está aflito alguém entre vós? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Tiago 5:13 15 Eis que ele me matará; não tenho esperança; contudo defenderei os meus caminhos diante dele. Jó 13:15 1 Das profundezas clamo a ti, ó Senhor. 2 Senhor, escuta a minha voz; estejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Salmos 130:1,2 53 Atiraram-me vivo na masmorra, e lançaram pedras sobre mim. 54 Águas correram sobre a minha cabeça; eu disse: Estou cortado. 55 Invoquei o teu nome, Senhor, desde a profundeza da masmorra. 56 Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor. Lamentações 3:53-56 24 Ele, tendo recebido tal ordem, os lançou na prisão interior e lhes segurou os pés no tronco. 25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. Atos 16:24,25