Comentário Bíblico
Adventista
Porta das Ovelhas - (cba)
João 5:2
Do gr. probatikê, um adjetivo que se refere a ovelhas. Os intérpretes divergem quanto se o significado aqui seria “mercado das ovelhas”, “tanque das ovelhas” ou “porta das ovelhas”, e as três interpretações são possíveis. Podem-se tomar juntas as palavras “tanque” e “ovelhas”, levando à tradução: “Ora, há em Jerusalém, junto ao tanque das ovelhas, [um lugar] chamado na língua hebraica de Betesda.” Em favor dessa hipótese há o fato de que, até o século 13, todos os escritores cristãos entenderam a passagem dessa forma. Por outro lado, se “tanque” e “ovelhas” não forem tomadas juntas, e o adjetivo “das ovelhas” for entendido como um nome abreviado para certo local em Jerusalém, uma provável identificação pode ser com a “Porta das Ovelhas” (Neemias 3:1; Neemias 12:39).
- 1 Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a torre dos cem, até a torre de Henanel. Neemias 3:1 39 e seguindo por cima da porta de Efraim, e da porta velha, e da porta dos peixes, e pela torre de Hananel, e a torre dos Cem até a porta das ovelhas; e pararam à porta da guarda. Neemias 12:39
Tanque - (cba)
João 5:2
Embora ainda haja discussão quanto à localização deste tanque, de maneira geral se aceita a identificação com um tanque duplo junto à Igreja de Santa Ana, ao norte da atual Via Dolorosa. Orígenes, no 3° século, escreveu que este tanque estava cercado por quatro pavilhões e que havia um quinto que o dividia em dois, o que corresponde ao relato de João. Da forma como existe hoje, ele mede 16,5 por 3,5 m e fica muitos metros abaixo da superfície do solo, pois o nível do solo hoje é mais alto do que nos tempos antigos. É coberto por cinco arcos, que sustentam o piso de uma antiga igreja cristã que foi construída acima dele.
Betesda - (cba)
João 5:2
O nome deste lugar ocorre de várias formas nos manuscritos: Bêthesda, Bêthzatha, Belzetha e Bêthsaida, e as evidências textuais em favor de cada uma dessas variantes não deixam de ter importância. Embora não se possa chegar a uma decisão final, é provável que a palavra original era Bêthzatha, ou algo semelhante, uma vez que a região nordeste da cidade, na qual este tanque devia estar situado, se chamava Bezetha (ver Josefo, Guerra dos Judeus, ii. 19.4; v.4.2), que facilmente poderia ser uma variante de Bêthzatha.
O nome Betesda parece vir do aramaico (aqui chamado “hebraico”, como em João 19:13,17; João 20:16) heth chesda, “casa de misericórdia”. Talvez tenha sido introduzido em manuscritos de época tardia, por ser um nome apropriado para um lugar onde Jesus curou doentes. Contudo, uma vez que não interpretou a palavra aqui, João não pretendia salientar o significado da palavra, e o melhor a lazer é seguir seu exemplo, abstendo-se de alegorizar o nome.
- 13 Pilatos, pois, quando ouviu isto, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, e em hebraico Gabatá. 17 Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, João 19:13,17 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre. João 20:16
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 5:1-9
Por natureza, todos nós somos, em assuntos espirituais, impotentes, cegos, coxos e frágeis. Porém, a provisão completa para a nossa cura já está consumada, se atentarmos para ela. Um anjo descia do céu de tempos em tempos e revolvia a água, que curava qualquer enfermidade, mas somente o primeiro que entrasse na água era beneficiado. Esta situação nos ensina a sermos cuidadosos, para que não deixemos passar uma oportunidade que poderá não regressar novamente.
Aquele homem perdera os seus movimentos há trinta e oito anos. Nos queixaremos de uma noite cansativa, nós que, talvez por anos, apenas sabemos o que é estar enfermos por um dia, enquanto muitos outros, melhores do que nós, sabem o que é estar bem por um dia?
Cristo separou a este dos demais. Aqueles que são afligidos por muito tempo, podem ter como consolo que Deus leva em conta e conhece exatamente quantos dias já se passaram.
Observemos que este homem fala da falta de amabilidade daqueles que o rodeavam, sem expressar qualquer aborrecimento por isto. Assim como devemos ser agradecidos, devemos também ser pacientes. O Senhor Jesus curou este homem, mesmo não o tendo pedido e nem imaginado. Levanta-te e anda. A ordem de Deus: volte-se e viva; prepare para ti um novo coração, não pressupõe em nós o poder sem a graça de Deus, pois é a sua graça que distingue a ordem que deu ao homem incapacitado. O milagre foi realizado pelo poder de Cristo e Ele deve ter toda a glória. Que surpresa feliz para o pobre inválido, encontrar-se repentinamente tão bem, tão forte, tão capaz de conduzir-se a si mesmo! A prova de nossa saúde espiritual é que nos levantamos e andamos.
Se Cristo curou as nossas enfermidades espirituais, vamos aonde Ele nos mandar ir, levemos aquilo que Ele nos impuser e andemos na presença dEle.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a torre dos cem, até a torre de Henanel. Neemias 3:1 39 e seguindo por cima da porta de Efraim, e da porta velha, e da porta dos peixes, e pela torre de Hananel, e a torre dos Cem até a porta das ovelhas; e pararam à porta da guarda. Neemias 12:39 9 E vistes que as brechas da cidade de Davi eram muitas; e ajuntastes as águas da piscina de baixo; 11 fizestes também um reservatório entre os dois muros para as águas da piscina velha; mas não olhastes para aquele que o tinha feito, nem considerastes o que o formou desde a antiguidade. Isaías 22:9,11 1 Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a torre dos cem, até a torre de Henanel. 32 E entre a câmara da esquina e a porta das ovelhas repararam os ourives e os mercadores. Neemias 3:1,32 13 Pilatos, pois, quando ouviu isto, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, e em hebraico Gabatá. 17 Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, 20 Muitos dos judeus, pois, leram este título; porque o lugar onde Jesus foi crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. João 19:13,17,20 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre. João 20:16 40 E, havendo-lho permitido o comandante, Paulo, em pé na escada, fez sinal ao povo com a mão; e, feito grande silêncio, falou em língua hebraica, dizendo: Atos 21:40 11 Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom. Apocalipse 9:11 16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom. Apocalipse 16:16