Comentário Bíblico
Adventista
Paresceve pascal - (cba)
João 19:14
Do gr. paraskeuê tou -pascha. Esta frase é equivalente ao heb. ‘ereb happesach, “véspera da Páscoa”, um termo comum na literatura rabínica que designa o 14 de nisã (ver Mishnah Pesahim, 4.1, 5, 6; 5.1; 10.1, ed. Soncino, Talmude, p. 243, 271, 273; 287; 532; cf. Pesahim, 1.1, 3; 3.6; 4.7; 5.4, 9; 7.9, ed. Soncino, Talmude, p. 1, 46; 232; 275; 317, 318; 430). A expressão indica a “véspera” do sábado, designação judaica para o dia da preparação. O equivalente grego é paraskeuê (Marcos 15:42; Lucas 23:54), que ainda é o nome para a sexta-feira no grego atual. No ano da crucifixão, o paraskeuê para a Páscoa coincidiu com o paraskeuê, ou “preparação”, para o sábado (João 19:31,42).
- 42 Ao cair da tarde, como era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, Marcos 15:42 54 Era o dia da preparação, e ia começar o sábado. Lucas 23:54 31 Ora, os judeus, como era a preparação, e para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, pois era grande aquele dia de sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali. 42 Ali, pois, por ser a vespera do sábado dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro, puseram a Jesus. João 19:31,42
Assim, aparentemente, João designa o dia da crucifixão como o 14 de nisã. Os que defendem que a crucifixão ocorreu no dia 15 de nisã explicam que “preparação da Páscoa” significa a sexta-feira da semana da Páscoa. Esse uso não é encontrado em outra pasagem. Para o dia antes do sábado, João usa paraskeuê em outros textos (João 19:31,42; ver Nota Adicional 1 a Mateus 26, sobre o dia da crucifixão).
A referência do Talmude para a morte de Jesus diz: “Na véspera da Páscoa, Yeshu [Jesus] foi crucificado. [...] Como nada foi apresentado em Seu favor, Ele foi crucificado na véspera da Páscoa” (Sanhedrin, 43.a, ed. Soncino, p. 281).
Hora sexta - (cba)
João 19:14
Tempo, provavelmente romano, isto é, cerca de seis horas da manhã. O evangelho de João foi escrito perto do fim do primeiro século e, principalmente, para os fiéis gentios (ver com. de João 1:38). Aqui, ele fala do tempo em termos familiares a eles (ver com. de Mateus 27:45). Em outra parte, ele parece contar as horas a partir do nascer de sol, em vez de meia-noite (ver João 4:6,52; João 11:9).
- 38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? João 1:38 45 E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona. Mateus 27:45 6 achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta. 52 Perguntou-lhes, pois, a que hora começara a melhorar; ao que lhe disseram: Ontem à hora sétima a febre o deixou. João 4:6,52 9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; João 11:9
Eis aqui o vosso rei - (cba)
João 19:14
Uma ironia contra os judeus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 19:1-18
Não ocorreu a Pilatos com que santa consideração estes sofrimentos de Cristo seriam um tema de reflexão e de conversas entre os homens de mais altas posições, e entre os melhores homens. O Senhor Jesus Cristo saiu adiante disposto a expor-se à zombaria deles.
Bom é para todos aqueles que têm fé, contemplarem a Cristo em seus sofrimentos. Vejamo-lo e amemo-lo; continuemos com o nosso olhar fixo nEle, o ódio daqueles homens estimulou os esforços contra Ele. E o nosso amor por Ele, não estimulará os nossos esforços a favor dEle e de seu reino?
Parece que Pilatos pensou que Jesus poderia ser uma pessoa superior àquela que havia sido prometida. Mesmo a consciência natural faz com que os homens sintam-se assustados por estarem lutando contra Deus.
Como o nosso Senhor sofreu pelos pecados dos judeus e dos gentios, esta foi uma parte especial do conselho da sabedoria divina, que os judeus primeiramente propusessem a sua morte e os gentios efetivamente a executassem, se Cristo não tivesse sido rejeitado pelos homens, nós teríamos sido rejeitados por Deus para sempre.
Agora o Filho do homem era entregue nas mãos dos homens maus, levado em nosso lugar para que escapássemos. Foi pregado na cruz, como um sacrifício preso ao altar. As Escrituras se cumpriram: não morreu no altar entre os sacrifícios, mas entre delinquentes sacrificados à justiça pública.
Agora, façamos uma pausa e olhemos para Jesus com fé. Já tivemos alguma vez uma tristeza como a sua? Contemplai-o sangrando e morrendo, contemplai-o e amai-o! Amai-o e vivei para Ele!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 31 Ora, os judeus, como era a preparação, e para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, pois era grande aquele dia de sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali. 32 Foram então os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado; 42 Ali, pois, por ser a vespera do sábado dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro, puseram a Jesus. João 19:31,32,42 62 No dia seguinte, isto é, o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus perante Pilatos, Mateus 27:62 42 Ao cair da tarde, como era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, Marcos 15:42 54 Era o dia da preparação, e ia começar o sábado. Lucas 23:54 25 E era a hora terceira quando o crucificaram. 33 E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre a terra, até a hora nona. 34 E, à hora nona, bradou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá, sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Marcos 15:25,33,34 3 e chegando-se a ele, diziam: Salve, rei dos judeus! e e davam-lhe bofetadas. 5 Saiu, pois, Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis o homem! 19 E Pilatos escreveu também um título, e o colocou sobre a cruz; e nele estava escrito: JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. 20 Muitos dos judeus, pois, leram este título; porque o lugar onde Jesus foi crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. 21 Diziam então a Pilatos os principais sacerdotes dos judeus: Não escrevas: O rei dos judeus; mas que ele disse: Sou rei dos judeus. 22 Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi. João 19:3,5,19-22 45 E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona. Mateus 27:45
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

João 19:42 Ensina Que o Sábado Era Dos Judeus? - Parte 1 - Leandro Quadros - Traduções da Bíblia
