Comentário Bíblico
Adventista
Tomai-O - (cba)
João 18:31
Pilatos apanha os judeus em suas palavras. Eles tinham sugerido que o julgamento feito por eles deveria ser suficiente.
Matar - (cba)
João 18:31
Acredita-se que o direito de executar a pena de morte teria sido tirado dos tribunais judaicos no tempo em que a Judeia se tornou uma província, em 6 d.C., ou logo depois. Segundo Josefo, “o território de Arquelau já fora reduzido a uma província, e Copônio, um romano da ordem dos cavaleiros, foi enviado como procurador, encarregado por Augusto, com plenos poderes, incluindo a imposição da pena de morte” (Guerra dos Judeus, ii.8.1 [117]; ed. Loeb, vol. 2, p. 367). Em outras questões, os tribunais tinham jurisdição plena. No que diz respeito à pena capital, eles poderiam aprovar a sentença, mas era necessária a ratificação do procurador romano. Essa cláusula nem sempre foi seguida, o que se torna evidente em casos como o assassinato de Estêvão (At 7) e de Tiago, irmão de João (Atos 12:2), pelo menos conforme relatado por Josefo (Antiguidades, xx.9.1).
Uma nota da perda do poder judicial dos tribunais judaicos é encontrada no Talmude de Jerusalém, que afirma: “Quarenta anos antes da destruição do templo, a jurisdição criminal foi tirada dos israelitas” (Sanhedrin, 1.18.a, 37; citado em Strack e Billerbeck, Kommentar zum Neuen Testament, vol. 1, p. 1027). O elemento de tempo nesta declaração é informado incorretamente, mas, por outro lado, a declaração, sem dúvida, tem uma base histórica.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 18:28-32
Seria injusto condenar à morte alguém que havia feito tanto bem. Portanto, os judeus estavam dispostos a salvarem-se da reprovação. Muitos temem mais o escândalo do que o pecado que faz parte de alguma atitude má. Cristo dissera que seria entregue aos gentios e que estes o matariam; aqui vemos o cumprimento desta palavra. Havia dito que seria crucificado e levantado. Se os judeus o tivessem julgado conforme a lei que possuíam, teriam apedrejado o Senhor. A crucificação jamais foi utilizada pelos judeus. Ainda que não nos seja revelado, Deus tem planejado o tipo de morte pela qual morreremos. Este fato deveria livrar-nos da inquietação referente a este assunto. Senhor, que a nossa morte aconteça no tempo e do modo que escolhestes.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 Quando o viram os principais sacerdotes e os guardas, clamaram, dizendo: Crucifica-o! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque nenhum crime acho nele. 7 Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei, e segundo esta lei ele deve morrer, porque se fez Filho de Deus. João 19:6,7 18 contra o qual os acusadores, levantando-se, não apresentaram acusação alguma das coisas perversas que eu suspeitava; 19 tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua religião e de um tal Jesus defunto, que Paulo afirmava estar vivo. 20 E, estando eu perplexo quanto ao modo de investigar estas coisas, perguntei se não queria ir a Jerusalém e ali ser julgado no tocante às mesmas. Atos 25:18-20 15 Mas eles clamaram: Tira-o! tira-o! crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? responderam, os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César. João 19:15 10 O cetro não se arredará de Judà, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos. Gênesis 49:10 26 assim diz o Senhor Deus: Remove o diadema, e tira a coroa; esta não será a mesma: exalta ao humilde, e humilha ao soberbo. 27 Ao revés, ao revés, ao revés o porei; também o que é não continuará assim, até que venha aquele a quem pertence de direito; e lho darei a ele. Ezequiel 21:26,27 4 Pois os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, sem príncipe, sem sacrifício, sem coluna, e sem éfode ou terafins. 5 Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor, seu Deus, e a Davi, seu rei; e com temor chegarão nos últimos dias ao Senhor, e à sua bondade. Oséias 3:4,5