Comentário Bíblico
Adventista
Eles reconhecem - (cba)
João 17:7
Isto é, de acordo com o grego, “eles vieram a conhecer e estão atentos”. A relação de Cristo com o Pai, a quem os judeus adoravam, foi um ponto enfatizado nos ensinamentos de Jesus (Joao 8, 10; etc.). Os judeus O acusaram de ser blasfemo e impostor, por afirmar que Deus era Seu Pai, mas os discípulos foram convencidos de Sua verdadeira origem e identidade.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Glorificado em quem crê
João 17:4-10
Na oração de intercessão de Jesus com Seu Pai, Ele afirmou que havia cumprido as condições que tornavam obrigatório para o Pai cumprir Sua parte do contrato feito no céu, com relação ao homem caído. Ele orou: “Terminei a obra que me deste para fazer. [Isto é, Ele desenvolveu um caráter justo na terra como um exemplo para os homens seguirem.] E agora, ó Pai, glorifica-me com ti mesmo com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. ” Nesta oração, Ele continua a declarar o que é compreendido pela obra que Ele realizou e que Lhe deu todos aqueles que crêem em Seu nome. Ele valoriza tanto esta recompensa que se esquece da angústia que Lhe custou redimir o homem caído. Ele se declara glorificado naqueles que crêem nele. A igreja, em Seu nome, é levar a gloriosa perfeição a obra que Ele começou; e quando essa igreja for finalmente resgatada no Paraíso de Deus, Ele olhará para o trabalho de Sua alma e ficará satisfeito. Por toda a eternidade, a hoste resgatada será Sua principal glória (The Spirit of Prophecy 3: 260, 261 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 17:6-10
Cristo ora por aqueles que são seus, para que sejam cuidados, como um paciente que é levado ao médico para que seja curado; como crianças a um tutor, para que sejam ensinados. Deste modo, Ele cuidará daqueles que são seus. É para nós uma grande satisfação, em nossa confiança em Cristo, que Ele seja de Deus, bem como tudo o que Ele é e tudo o que possui, e tudo aquilo que disse e que fez, bem como tudo o que está fazendo e o que ainda fará. Cristo ofereceu esta oração a favor de seu povo como um povo crente, e não pelo mundo de modo geral. Quem deseja ir ao Pai e se achar indigno de ir em seu próprio nome, observe a declaração do Salvador, porque Ele é capaz e está disposto a salvar todos aqueles que forem a Deus por intermédio dEle. As convicções e os desejos fervorosos são um sinal promissor de uma boa obra já efetuada no homem; começam a demonstrar que foi escolhido para a salvação através da santificação do Espírito e da crença na verdade. Nós somos de Cristo, e também de Deus. Este fato mostra que o Pai e o Filho são um. Tudo que é do Pai é do Filho. O Filho não considera como seu, alguém que não seja dedicado ao serviço do Pai.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 16 Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. 17 Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. João 7:16,17 7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 8 Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. 20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. João 14:7-10,20 27 pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus. 28 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. 29 Disseram os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não por figura alguma. 30 Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. João 16:27-30 10 todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. João 17:10 28 Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo. João 8:28 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um. João 10:29,30 49 Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar. 50 E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou. João 12:49,50 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. João 16:15