Comentário Bíblico
Adventista
Amava - (cba)
João 11:5
Do gr. aga-paõ, o amor de admiração, respeito e estima (ver com. de Mateus 5:43,44). Para expressar o amor de Jesus apenas por Lázaro é usada a palavra -phileõ (ver com. de João 11:3). Alguns comentaristas veem evidências em João 11:3,5 de que João usa aqui yhileõ e agayaõ como sinônimos. Essa conclusão, porém, não é necessária. Na verdade, agayaõ pode ter sido usado em João 11:5, em que estão envolvidas as irmãs, para evitar uma possível dedução de que a referência fosse a uma simples afeição humana. Agapaõ é empregado nos escritos de João para o amor que os cristãos devem manifestar uns pelos outros (João 13:34; João 15:12; 1 João 4:7,11; etc.).
- 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:43,44 3 Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. João 11:3 3 Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. 5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. João 11:3,5 5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. João 11:5 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. João 13:34 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 1 João 4:7,11
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 11:1-6
Estarem enfermos não é nada novo para aqueles que são amados por Cristo. As enfermidades físicas podem corrigir a corrupção e provar a graça do povo de Deus. Ele não veio para livrar completamente ao seu povo de enfrentar estas aflições, mas os abençoa, e veio salvá-los dos pecados que cometeram, e da ira vindoura. Contudo, o nosso dever é apelarmos a Ele a favor de nossos amigos e parentes quando estão enfermos e aflitos. Que isto possa nos reconciliar com o lado da providência que para nós é o mais obscuro, que trata de que tudo seja para a glória de Deus. Assim acontece com as enfermidades, as perdas e as desilusões; e devemos nos sentir satisfeitos se Deus for glorificado. Jesus amava Marta, a sua irmã e a Lázaro. As famílias que têm abundância de amor e paz são grandemente favorecidas, mas aquelas a quem Jesus ama e aquelas pelas quais Ele é amado possuem a máxima felicidade possível. Acontece algumas vezes que este não seja o caso de todas as pessoas, mesmo em famílias pequenas.
Deus tem boas intenções mesmo quando parece demorar. Quando demora a ser realizada a obra da libertação temporal ou espiritual, pública ou pessoal, este fato se deve à espera do momento oportuno.
- Veja também

Minha Consagração Hoje, Pág. 194

Cuidado de Deus, Pág. 45
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Disseram-lhe eles: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá? 36 Disseram então os judeus: Vede como o amava. João 11:8,36 9 Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11 Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:9-13 27 pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus. João 16:27 26 e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja. João 17:26 1 Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. João 11:1