Comentário Bíblico
Adventista
Se Deus o arranca - (cba)
Jó 8:18
A palavra "Deus" foi acrescentada. O sujeito parece ser impessoal, por isso a BJ traduz a frase como "se o arrancam do lugar". Uma tempestade ou qualquer outra circunstância desarraiga a planta e a destrói.
Este o negará - (cba)
Jó 8:18
O lugar onde a planta cresceu é personificado e representado como se estivesse negando a existência da planta outrora florescente.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 8:8-19
Bildade faz um excelente discurso sobre os hipócritas e malfeitores, e o fim fatal de todas as suas esperanças e prazeres. Ele prova a verdade da destruição das esperanças e prazeres dos hipócritas, com uma apelação aos tempos passados. Bildade refere-se ao testemunho dos antigos. Os que ensinam melhor são os que emitem palavras de seu coração, e falam da experiência de coisas espirituais e divinas. Um junco que cresce em um lamaçal parece muito verde; porém, murcha-se em terreno seco; isto representa a profissão do hipócrita que somente se mantém em tempos de prosperidade. A teia de aranha fiada com destreza, mas que se desfaz facilmente, representa as pretensões religiosas de um homem quando não tem a graça de Deus em seu coração. Um professo formal afaga-se aos seus próprios olhos, não duvida de sua salvação, sente que está seguro e engana ao mundo com sua vã confiança. O florescimento de uma árvore, plantada em um jardim cujas raízes chocam-se com a rocha, e depois de um tempo é cortada e lançada fora, representa os homens maus que, quando estão mais firmemente estabelecidos, são subitamente desarraigados e esquecidos.
A doutrina da vã confiança do hipócrita ou da prosperidade do homem mau é sã, mas não era aplicável ao caso de Jó, pois é válida e restrita ao mundo presente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar o conhecerá mais. Jó 7:10 9 Os olhos que o viam não o verão mais, nem o seu lugar o contemplará mais. Jó 20:9 10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará. 36 Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado. Salmos 37:10,36 18 Certamente tu os pões em lugares escorregadios, tu os lanças para a ruína. 19 Como caem na desolação num momento! ficam totalmente consumidos de terrores. Salmos 73:18,19 7 quando os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade, é para serem destruídos para sempre. Salmos 92:7 8 Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos estarão sobre mim, mas não serei mais. Jó 7:8