Comentário Bíblico
Adventista
Todos os príncipes - (cba)
Jeremias 39:3
Em vez de haver seis príncipes, como indicado neste versículo, possivelmente havia apenas três, ou mesmo dois, se o nome Nergal-Sarezer, mencionado duas vezes, representar uma pessoa apenas.
Nergal-Sarezer, a forma babilônica de onde deriva o nome Nergal-sharriutsur, significando "Nergal protege o rei", é mencionada no almanaque judicial de Nabucodonosor como "príncipe de Sinmagir". Sin-Magir foi uma cidade e província de Babilônia situada ao norte de Babilônia. Esse nome ocorre de forma abreviada neste versículo, embora os massoretas, que acrescentaram as vogais ao texto consonantal, não o tenham compreendido. Eles erroneamente tornaram o título de Nergal-Sarezer como parte da palavra seguinte, "Nebo", criando assim o nome próprio Sangar-Nebo. Na verdade, o texto deveria ser traduzido como: "Todos os príncipes do rei de Babilônia vieram e se sentaram à Porta do Meio: Nergal-Sarezer de Sin-Magir, Nebo-Sarsequim, o RabeSaris, Nergal-Sarezer, o Rabe-Mague, com todo o restante dos oficiais do rei."
Se o título Rabe-Mague é uma variante de Sin-Magir ou um título babilônico separado, não se sabe. Por isso, é incerto se estiveram em Jerusalém duas pessoas com o nome de Nergal-Sarezer, ou apenas uma pessoa. Nergal-Sarezer é também conhecido como genro de Nabucodonosor, pelo nome de Nergal-shar-usur ou Neriglissar, o segundo sucessor ao trono. Ele reinou em Babilônia de 560 a 556 a.C.
Nebo-Sarsequim é um nome desconhecido. A respeito do título Rabe-Saris, ver com. de Daniel 1:3.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jeremias 39:1-10
Jerusalém era tão forte que os seus habitantes acreditavam ser impossível ao inimigo entrar nela. Porém, o seu pecado provocou a Deus, Este retirou a sua proteção, e a cidade se tornou tão frágil como as demais. os babilónios arrancaram os olhos de Zedequias; desta maneira, aquele que havia fechados os seus olhos para a clara luz da Palavra de Deus foi condenado às trevas. Aqueles que não crêem na Palavra de Deus serão convencidos pelos fatos. observe as maravilhosas mudanças da providência e quão incertas são as posses terrenas; e observe os justos tratamentos da providência; porém, se o Senhor tornar os homens ricos ou pobres, em nada terão proveito se estiverem apegados aos seus pecados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Pois estou convocando todas as famílias dos reinos do norte, diz o Senhor; e, vindo, porá cada um o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor e contra todas as cidades de Judá. Jeremias 1:15 4 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eis que virarei contra vos as armas de guerra, que estão nas vossas mãos, com que vós pelejais contra o rei de Babilônia e contra os caldeus, que vos estão sitiando ao redor dos muros, e ajuntá-los-ei no meio desta cidade. Jeremias 21:4 17 Então Jeremias disse a Zedequias: Assim diz o Senhor, Deus dos exércitos, Deus de Israel: Se te renderes aos príncipes do rei de Babilônia, será poupada a tua vida, e esta cidade não se queimará a fogo, e viverás tu e a tua casa. Jeremias 38:17 13 Pelo que Nebuzaradão, capitão da guarda, Nebusazbã, Rabe-Sáris, Nergal-Sarezer, Rabe-Maeue, e todos os príncipes do rei de Babilônia Jeremias 39:13 30 Os de Babilônia fizeram e Sucote-Benote; os de Cuta fizeram Nergal; os de Hamate fizeram Asima; 2 Reis 17:30