Comentário Bíblico
Adventista
Daquele que edifica - (cba)
Jeremias 22:13
Referência ao próprio Jeoaquim (ver com. de Jeremias 22:1). Jeoaquim demonstrou desprezo pela condição econômica de seus súditos, que já estavam experimentando as privações da invasão estrangeira e os encargos de pesado imposto (ver 2 Reis 23:35).
- 1 Assim diz o Senhor: Desce à casa do rei de Judá, e anuncia ali esta palavra. Jeremias 22:1 35 E Jeoiaquim deu a Faraó a prata e o ouro; porém impôs à terra uma taxa, para fornecer esse dinheiro conforme o mandado de Faraó. Exigiu do povo da terra, de cada um segundo a sua avaliação, prata e ouro, para o dar a Faraó-Neco. 2 Reis 23:35
Aposentos - (cba)
Jeremias 22:13
Literalmente, "sótão".
Sem paga - (cba)
Jeremias 22:13
Jeoaquim impôs trabalho forçado sobre alguns de seus súditos. Em vez de libertadas, as pessoas foram praticamente escravizadas, recebendo alimento sem salário.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jeremias 22:10-19
Aqui há a sentença de morte de dois reis, os filhos ímpios de um pai muito santo. Foi impedido que Josias pudesse ver o mal neste mundo e foi tirado, para ver o bem vindouro no outro mundo; portanto, não choreis por ele, mas por seu filho salum, que provavelmente viva e morra como desgraçado cativo. os santos moribundos podem ser invejados com justiça, enquanto os pecadores vivos podem ser motivo de compaixão.
Aqui também há a condenação de Joaquim. Sem dúvida é legal que os príncipes e os grandes homens edifiquem, embelezem e decorem casas; porém, aqueles que aumentam as suas casas tomando-as suntuosas devem vigiar muito cuidadosamente contra as obras da vanglória. Edificou a sua casa com a injustiça, com dinheiro obtido injustamente. Ele defraudou os trabalhadores em seus salários.
Deus vê o mal cometido pelo poderoso contra os pobres, servos e trabalhadores, e dará a paga aos que não retribuem o merecido àqueles a quem empregam. O maior dos homens deve considerar como seu próximo o mais vil, e ser justo com ele de maneira coerente. Joaquim foi injusto e não tomou consciência do derramamento de sangue inocente.
A cobiça, que é a raiz de todo mal, estava no fundo de tudo. os filhos que desprezam os modos antiquados de seus pais, comumente não alcançam sua excelência real. Joaquim sabia que seu pai considerava o caminho do dever como o caminho do consolo, mas ele preferira não andar em suas pisadas. Ele morrerá e não será lamentado, e sim odiado por oprimir e por ser cruel.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 337

Profetas e Reis, Pág. 430
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 Portanto assim diz o Senhor acerca de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá: Não o lamentarão, dizendo: Ai, meu irmão! ou: Ai, minha irmã! nem o lamentarão, dizendo: Ai, Senhor! ou: Ai, sua majestade! Jeremias 22:18 35 E Jeoiaquim deu a Faraó a prata e o ouro; porém impôs à terra uma taxa, para fornecer esse dinheiro conforme o mandado de Faraó. Exigiu do povo da terra, de cada um segundo a sua avaliação, prata e ouro, para o dar a Faraó-Neco. 36 Jeoiaquim tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zebida, filha de Pedaías, de Ruma. 37 Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo o que seus pais haviam feito. 2 Reis 23:35-37 4 Então o rei do Egito constituiu Eliaquim, irmão de Jeoacaz, rei sobre Judá e Jerusalém, e mudou-lhe o nome em Jeoiaquim; mas a seu irmão, Jeoacaz, Neco o tomou e o levou para o Egito. 2 Crônicas 36:4 13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã. Levítico 19:13 14 Não oprimirás o trabalhador pobre e necessitado, seja ele de teus irmãos, ou seja dos estrangeiros que estão na tua terra e dentro das tuas portas. 15 No mesmo dia lhe pagarás o seu salário, e isso antes que o sol se ponha; porquanto é pobre e está contando com isso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado. Deuteronômio 24:14,15 10 fazem que estes andem nus, sem roupa, e, embora famintos, carreguem os molhos. 11 Espremem o azeite dentro dos muros daqueles homens; pisam os seus lagares, e ainda têm sede. Jó 24:10,11 10 edificando a Sião com sangue, e a Jerusalém com iniqüidade. Miquéias 3:10 9 Ai daquele que adquire para a sua casa lucros criminosos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar das garras da calamidade! 10 Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma. 11 pois a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento. Habacuque 2:9-11 5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 3:5 4 Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Tiago 5:4 11 Como a perdiz que ajunta pintainhos que não são do seu ninho, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim se mostrará insensato. Jeremias 17:11