Comentário Bíblico
Adventista
Nunca jamais será habitada - (cba)
Isaías 13:20
Quando estava em ruínas, Babilônia foi finalmente abandonada. Um século depois de Isaías, Jeremias fez uma previsão similar (Jeremias 51:37).
O arábio - (cba)
Isaías 13:20
O termo "arábio" é empregado como designação geral para as tribos nômades de beduínos que vagueiam pelo deserto na parte oriental da Palestina.
Não armará ali a sua tenda - (cba)
Isaías 13:20
Desde a desolação de Babilônia na antiguidade (ver com. de Isaías 13:19), o lugar não é habitado. Visitantes de gerações passadas, algumas vezes, relataram que beduínos daquela redondeza evitavam as ruínas devido a um temor supersticioso. Isso pode realmente ter sido verdade no passado, mas a razão que os beduínos dão hoje é simplesmente que as ruínas antigas não fornecem um lugar apropriado para se habitar ali. Como nos milênios passados, "o arábio não armará ali a sua tenda".
Contudo, caso beduínos se estabelecessem no local da antiga Babilônia não invalidaria a previsão de Isaías. O que o profeta tinha em mente não era tanto seus muros altos e palácios majestosos, mas a religião e a cultura pagãs e seu poderio militar. Sua descrição da cidade como uma ruína abandonada declara em tom enfático que o orgulhoso império de sua época desapareceria da Terra. Os séculos testemunham a exatidão da previsão de Isaías, pois nada resta daquela civilização antiga além de ruínas (ver também com. de Ezequiel 26:14).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 13:19-22
Babilónia, mesmo sendo uma cidade nobre, será totalmente destruída. Ninguém habitará ali. será lugar de animais selvagens. Tudo isto se cumpriu. o destino desta orgulhosa cidade é prova da verdade da Bíblia, e símbolo da vindoura ruína da Babilónia do Novo Testamento; uma advertência aos pecadores, para que fujam da ira por vir, e exorta os crentes a esperarem a vitória sobre todo inimigo de suas almas e da igreja de Deus.
Todo o mundo será transformado e obrigatoriamente cairá. Por isto sejamos diligentes para que alcancemos um reino inabalável; e nesta esperança, nos apeguemos com firmeza à esta graça, pela qual podemos servir a Deus de modo aceitável, com reverência e santo temor.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 23 E reduzi-la-ei a uma possessão do ouriço, e a lagoas de águas; e varrê-la-ei com a vassoura da destruição, diz o Senhor dos exércitos. Isaías 14:23 3 Pois do Norte sobe contra ela uma nação que fará da sua terra uma desolação, e não haverá quem nela habite; tanto os homens como os animais já fugiram e se foram. 13 Por causa da ira do Senhor não será habitada, antes se tornará em total desolação; qualquer que passar por Babilônia se espantará, e assobiará por causa de todas as suas pragas. 21 Sobe contra a terra de Merataim, sim, contra ela, e contra os moradores de Pecode; mata e inteiramente destrói tudo após eles, diz o Senhor, e faze conforme tudo o que te ordenei. 39 Por isso feras do deserto juntamente com lobos habitarão ali; também habitarão nela avestruzes; e nunca mais será povoada, nem será habitada de geração em geração. 45 Portanto ouvi o conselho que o Senhor decretou contra Babilônia, e o propósito que formou contra a terra dos caldeus: Certamente eles, os pequenos do rebanho, serão arrastados; certamente o aprisco ficará apavorado por causa deles. Jeremias 50:3,13,21,39,45 25 Eis-me aqui contra ti, ó monte destruidor, diz o Senhor, que destróis toda a terra; estenderei a minha mão contra ti, e te revolverei dos penhascos abaixo, e farei de ti um monte incendiado. 29 E a terra estremece e está angustiada; porque os desígnios do Senhor estão firmes contra Babilônia, para fazer da terra de Babilônia uma desolação, sem habitantes. 43 Tornaram-se as suas cidades em ruínas, terra seca e deserta, terra em que ninguém habita, nem passa por ela filho de homem. 62 e dirás: Tu, Senhor, falaste a respeito deste lugar, que o havias de desarraigar, até não ficar nele morador algum, nem homem nem animal, mas que se tornaria em perpétua desolação. 63 E acabando tu de ler este livro, atar-lhe-ás uma pedra e o lançarás no meio do Eufrates; 64 e dirás: Assim será submergida Babilônia, e não se levantará, por causa do mal que vou trazer sobre ela; e eles se cansarão. Jeremias 51:25,29,43,62-64 21 Um forte anjo levantou uma pedra, qual uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilônia, a grande cidade, e nunca mais será achada. 22 E em ti não se ouvirá mais o som de harpistas, de músicos, de flautistas e de trombeteiros; e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e em ti não mais se ouvirá ruído de mó; 23 e luz de candeia não mais brilhará em ti, e voz de noivo e de noiva não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias. Apocalipse 18:21-23 11 Alguns dentre os filisteus traziam presentes a Jeosafá, e prata como tributo; e os árabes lhe trouxeram rebanhos: sete mil e setecentos carneiros, e sete mil e setecentos bodes. 2 Crônicas 17:11