Comentário Bíblico
Adventista
Toda a sua descendência - (cba)
Gênesis 46:6
Fortalecido e encorajado pelas promessas divinas que lhe foram reasseguradas na visão noturna, Jacó foi para o Egito, acompanhado de seus filhos e netos.
Muitos comentaristas já chamaram a atenção para uma pintura num túmulo em Beni Hassan, no Egito, que seria paralela à migração de Jacó para aquele país. Essa pintura, já descrita em conexão com a viagem anterior de Abraão ao Egito (ver com. de Gênesis 12:10), ilustra a chegada de semitas ao vale do Nilo no século 19 a.C., no tempo da 12 dinastia. Isso teria sido pelo menos dois séculos antes da viagem de Jacó ao Egito e, portanto, a figura não pode ser considerada uma ilustração contemporânea do evento discutido aqui. No entanto, ela é importante para uma compreensão da migração de Jacó, porque mostra homens e mulheres semitas com seus pertences carregados em asnos e seus filhos colocados em cestos de vime presos ao lombo de animais. Mostra as vestes coloridas e o estilo das roupas, sapatos, armas, e até mesmo de um instrumento musical, a lira (ver p. 138).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 46:5-27
Aqui temos uma relação detalhada dos familiares de Jacó. Ainda que o cumprimento das promessas de Deus seja sempre seguro, contudo, costuma ser lento. Agora haviam se passado 215 anos desde que Deus prometera a Abraão que faria dele uma grande nação (Gênesis 12:2); contudo, este ramo de sua semente, à qual foi feita a promessa, somente aumentara a setenta pessoas, das quais se conserva esta relação específica para mostrar o poder de Deus para fazer com que estas setenta se tornassem uma grande nação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; Gênesis 15:13 15 como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muito tempo; e como os egípcios nos maltrataram, a nós e a nossos pais; Números 20:15 22 Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o Senhor teu Deus te fez, em número, como as estrelas do céu. Deuteronômio 10:22 5 E perante o Senhor teu Deus dirás: Arameu prestes a perecer era meu pai; e desceu ao Egito com pouca gente, para ali morar; e veio a ser ali uma nação grande, forte e numerosa. Deuteronômio 26:5 4 A Isaque; dei Jacó e Esaú; a Esaú dei em possessão o monte Seir; mas Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Josué 24:4 8 Quando Jacó entrou no Egito, e vossos pais clamaram ao Senhor, então o Senhor enviou Moisés e Arão, que tiraram vossos pais do Egito, e os fizeram habitar neste lugar. 1 Samuel 12:8 23 Então Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cão. Salmos 105:23 4 Pois assim diz o Senhor Deus: O meu povo desceu no princípio ao Egito, para peregrinar lá, e a Assíria sem razão o oprimiu. Isaías 52:4 15 Jacó, pois, desceu ao Egito, onde morreu, ele e nossos pais; Atos 7:15