Comentário Bíblico
Adventista
Quando [ ... ] Faraó vos chamar - (cba)
Gênesis 46:33
Uma das primeiras coisas que José se propôs a fazer, após dar as boas-vindas aos parentes chegados ao Egito, foi apresentar seu pai e seus irmãos ao rei. Talvez o faraó quisesse nomear alguns deles como funcionários, achando que pudessem ser tão úteis como José. No entanto, ciente das atrações da vida na corte e do caráter de seus irmãos, José temeu que pudessem sucumbir à tentação e perder de vista o futuro plano de Deus. Por isso, ele enfatizou que deviam declarar, se lhes fosse perguntado, que sua ocupação era a de pastores de ovelhas, deixando assim implícito que não eram qualificados para a vida na corte.
Todo pastor de rebanho é abominação - (cba)
Gênesis 46:33
Provavelmente essas não são palavras de José, mas de Moisés, o historiador, colocadas para explicar o conselho e a atitude de José. Se os irmãos anunciassem o desejo de continuar sua ocupação como pastores, o rei muito provavelmente consentiria que se estabelecessem na região de Gósen, que os isolaria do vale do Nilo e da maioria dos egípcios. A avaliação de Moisés quanto à atitude dos egípcios para com os pastores foi corroborada mais tarde por escritores gregos (Heródoto, ii.47, 164) e por Josefo (Antiguidades, ii.7.5), e antes disso por representações pictóricas em pinturas e relevos. Os pastores eram frequentemente representados como criaturas miseráveis, sujas e sem se barbear, nuas, quase mortas de fome e, muitas vezes, com deficiências ou deformações físicas.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 46:30-34
José preparou sua família para uma audiência com o líder da superpotência da época. Os textos egípcios não sugerem um desgosto específico por pastores. Talvez José quisesse dizer que os egípcios não gostassem de pastores estrangeiros perambulando e fazendo uso da escassa terra disponível. Uma vez que a maioria dos egípcios trabalhava com a terra, é possível que eles abominassem os pastors seminômades que não controlavam bem seus rebanhos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 46:28-34
José considerou justo informar a faraó que a sua família iria estabelecer-se em seus domínios. se outras pessoas depositam a sua confiança em nós, não devemos ter atitudes baixas de abusar delas e nos impormos.
Porém, o que é que José fará com os seus irmãos? Houve um tempo em que eles confabularam juntos para livrar-se dele; agora José pensa onde estabelecê-los para que tenham melhor proveito. Esta atitude é devolver bem por mal. José queria que eles vivessem sozinhos na terra de Gósen, que estava mais próxima a Canaã.
Os pastores de ovelha eram uma abominação para os egípcios. Porém, José não queria que eles fossem envergonhados perante faraó, ao reconhecer que aquela era a sua ocupação.
José poderia procurar para eles postos na corte ou no exército. Porém, tais distinções os teriam exposto à inveja dos egípcios, ou à tentação de esquecerem-se de Canaã e da promessa feita aos seus pais. Uma vocação honesta não é uma desgraça, nem devemos considerá-la como tal, senão ainda melhor é reconhecer como vergonhoso estar ocioso ou não ter algo para fazer. Geralmente, é melhor que as pessoas permaneçam na vocação para qual foram chamadas, e naquelas que estão acostumadas a desempenhar. seja qual for a atividade e a condição que Deus, em sua providência, nos tenha designado, acostumemo-nos a ela, sintamo-nos contentes e não ambicionemos posições mais altas, acima de nossa capacidade. É melhor ser bem-sucedido em um posto mais modesto do que ser envergonhado em um mais alto, que esteja acima de nossa capacidade. se desejarmos destruir a nossa alma bem como a de nossos filhos, procuremos grandes coisas para eles e para nós mesmos, acima do que somos capazes. Se quisermos ser felizes, estejamos contentes com o que temos, tendo comida e com que nos cobrir.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 32 Os homens são pastores, que se ocupam em apascentar gado; e trouxeram os seus rebanhos, o seu gado e tudo o que têm. Gênesis 46:32 2 E tomou dentre seus irmãos cinco homens e os apresentou a Faraó. 3 Então perguntou Faraó a esses irmãos de José: Que ocupação é a vossa; Responderam-lhe: Nós, teus servos, somos pastores de ovelhas, tanto nós como nossos pais. 4 Disseram mais a Faraó: Viemos para peregrinar nesta terra; porque não há pasto para os rebanhos de teus servos, porquanto a fome é grave na terra de Canaã; agora, pois, rogamos-te permitas que teus servos habitem na terra de Gósen. Gênesis 47:2-4 8 Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? Jonas 1:8 2 E tomou dentre seus irmãos cinco homens e os apresentou a Faraó. 3 Então perguntou Faraó a esses irmãos de José: Que ocupação é a vossa; Responderam-lhe: Nós, teus servos, somos pastores de ovelhas, tanto nós como nossos pais. Gênesis 47:2,3