Comentário Bíblico
Adventista
E vieram para Jacó - (cba)
Gênesis 42:29
Chegando ao lar, eles relataram as dramáticas experiências, inclusive a detenção de Simeão. Ao abrir os recipientes e encontrar todo o dinheiro, ficaram ainda mais alarmados. O motivo pelo qual só um descobriu o dinheiro na estrada e os outros só ao chegar a casa pode ter sido por que só em um saco ele estava próximo à abertura e nos outros, próximo ao fundo ou no fundo. Também pode ter sido colocado na bolsa de ração para animais de um deles, e nos sacos de mantimentos dos outros.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 42:21-45
A conversa dos irmãos é reveladora. O tempo não faz nada para amenizar a culpa; pelo contrário, apenas a aumenta. O leitor conhece a reação de José e é tranquilizado. Os irmãos não sabem de nada.
Nota
Gênesis 42:29-38
Os irmãos contam tudo para Jacó, que fica em luto pela perda de outro filho (Gênesis 42:36). A reação forte de Jacó é também uma acusação aos filhos vivos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 42:29-38
Nesta passagem temos o relato que os filhos de Jacó deram a seu pai. Este fato perturbou ao bom homem, e todos se assustaram até com as bolsas contendo o dinheiro que José devolveu bondosamente a seu pai. Jacó atribuiu a culpa a seus filhos. Conhecendo-os, temeu que tivessem provocado os egípcios, e que tivessem trazido o dinheiro na mala, de volta para casa. Jacó desconfiava simplesmente de seus filhos, lembrando-se que nunca mais viu José desde que estivera com eles. É muito mau para uma família quando os filhos se comportam de uma tal maneira que os seus pais não sabem se podem confiar neles.
Jacó dá como perdidos José e Simeão, vê Benjamim em perigo e conclui que todas estas coisas estão contrárias a ele. Entretanto, todas estas coisas estavam a seu favor, trabalhando juntas para o seu bem, e para o bem de toda a sua família. Às vezes pensamos que algumas coisas estão contra nós, mas, na realidade, encontram-se a nosso favor. Somos afligidos em nosso corpo, em nosso património, em nosso nome e em nossos relacionamentos, e pensamos que todas estas coisas estão contra nós quando, na realidade, trabalham em nós para que tenhamos um peso em glória.
Assim, é como se o Senhor Jesus se disfarçasse, tanto Ele como o seu favor, e desta forma repreendesse e disciplinasse as pessoas para as quais tem um propósito de amor. Mediante agudas correções e humilhantes convicções do pecado, Ele desfará a porfia e quebrará o orgulho do coração, levando a pessoa ao verdadeiro arrependimento. Porém, antes que os pecadores o conheçam plenamente, ou experimentem a bondade dEle, Ele planeja o que é melhor para eles e sustenta as suas almas para que esperem nEle. Então nós jamais zombamos do descontentamento, quando determinamos não buscar outro refúgio além dEle, e nos humilhamos mais e mais sob a sua poderosa mão. Em seu devido momento, Ele responderá as nossas petições e fará por nós mais do que aquilo que podemos esperar.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 Assim entre os que iam lá, foram os filhos de Israel para comprar, porque havia fome na terra de Canaã. 13 Mas eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem da terra de Canaã; o mais novo está hoje com nosso pai, e outro já não existe. Gênesis 42:5,13 1 Jacó habitava na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. Gênesis 37:1 17 Ordenou Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã; Gênesis 45:17 24 Então subimos a teu servo, meu pai, e lhe contamos as palavras de meu senhor. Gênesis 44:24