Comentário Bíblico
Adventista
Na sela de um camelo - (cba)
Gênesis 31:34
A julgar pelas correspondentes atuais, a sela feminina aqui mencionada devia ser feita de vime e se assemelhar a um cesto. Possuía um tapete no assoalho e era protegida contra o vento, a chuva e o sol por meio de um dossel e de cortinas. A luz entrava por aberturas laterais. Ao encobrir seu roubo através de astúcia e engano, Raquel se demonstrou uma verdadeira filha de Labão. Pouca impressão em seu caráter havia feito a religião de seu marido. Mas é verdade que ele próprio também não era nenhum modelo de virtude.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 31:25-42
O diálogo entre Labão e Jacó é cheio de acusações e afirmações. Labão chegou a fazer uma busca no acampamento para encontrar os ídolos do lar, mas não conseguiu achá-los por causa da atitude esperta de Raquel. Reconhecendo leis posteriors de pureza sobre a menstruação (Levítico 15:19,23), um autor judeu percebeu o humor da situação: ao afirmar que estava menstruada, Raquel, na verdade, ridicularizou aqueles deuses.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 31:22-35
Deus pode colocar um freio na boca dos homens maus para restringir-lhes a maldade, ainda que isto não lhes mude o coração. Mesmo que não amem o povo de Deus, o fingirão, e procurarão ter méritos por necessidade. Néscio Labão! Chamar de deuses todas estas coisas que poderiam ser roubadas! os inimigos podem roubar os nossos bens, mas não o nosso Deus. Aqui Labão culpa Jacó de coisas que ele não sabia. os que encomendam a sua causa a Deus não estão proibidos de rogar por ela com mansidão e temor. Quando lemos que Raquel rouba as imagens de seu pai, que cena de iniquidade se abre! A família de Naor, que deixou os caldeus idólatras, torna-se novamente idólatra? Foi assim. Parece que na realidade eles eram como alguns de épocas posteriores, que juraram por Jeová e juraram também por Malcã (Sofonias 1:5); e como outros de nossa época, que desejam simultaneamente servir a Deus e a Mamom. Grandes multidões reconhecerão o Deus verdadeiro pela palavra de seus lábios; porém, os seus corações e as suas casas são albergues da idolatria espiritual. Quando um homem se entrega à cobiça, como Labão, o mundo se torna o seu deus; e basta que ele more entre idólatras grosseiros, para que se torne um deles ou, ao menos, um favorecedor de suas abominações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |