Comentário Bíblico
Adventista
Por que fugiste [ ... ]? - (cba)
Gênesis 31:27
Ao alcançar Jacó, Labão assumiu o papel de um pai amável, mas grandemente magoado e profundamente ferido. Será que Jacó não percebeu quão facilmente Labão poderia obrigá-lo a voltar para Harã? Unicamente à intervenção do Deus de seus pais na noite anterior é que Jacó devia o fato de Labão estar conversando com ele, em vez de tratá-lo como ele supostamente merecia. Mas, por que o ardente anseio de Jacó de voltar para seu pai o deveria levar a roubar os deuses de seu sogro? Essa era a única queixa legítima de Labão - uma seta aguda que tinha o objetivo de atingir certeiramente o alvo e ferir. Salientando que os ídolos eram inúteis, talvez Jacó tivesse insistido com o sogro para que se desfizesse deles e para que aceitasse a verdadeira religião. E, nesse momento, o que parecia é que ele próprio havia adquirido tanta confiança nos deuses da família de Labão que não estava disposto a partir de Harã sem eles. Ou será que Labão temeu que Jacó estivesse assim tentando se apossar do restante de sua propriedade? (Ver com. de Gênesis 31:19).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 31:25-42
O diálogo entre Labão e Jacó é cheio de acusações e afirmações. Labão chegou a fazer uma busca no acampamento para encontrar os ídolos do lar, mas não conseguiu achá-los por causa da atitude esperta de Raquel. Reconhecendo leis posteriors de pureza sobre a menstruação (Levítico 15:19,23), um autor judeu percebeu o humor da situação: ao afirmar que estava menstruada, Raquel, na verdade, ridicularizou aqueles deuses.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 31:22-35
Deus pode colocar um freio na boca dos homens maus para restringir-lhes a maldade, ainda que isto não lhes mude o coração. Mesmo que não amem o povo de Deus, o fingirão, e procurarão ter méritos por necessidade. Néscio Labão! Chamar de deuses todas estas coisas que poderiam ser roubadas! os inimigos podem roubar os nossos bens, mas não o nosso Deus. Aqui Labão culpa Jacó de coisas que ele não sabia. os que encomendam a sua causa a Deus não estão proibidos de rogar por ela com mansidão e temor. Quando lemos que Raquel rouba as imagens de seu pai, que cena de iniquidade se abre! A família de Naor, que deixou os caldeus idólatras, torna-se novamente idólatra? Foi assim. Parece que na realidade eles eram como alguns de épocas posteriores, que juraram por Jeová e juraram também por Malcã (Sofonias 1:5); e como outros de nossa época, que desejam simultaneamente servir a Deus e a Mamom. Grandes multidões reconhecerão o Deus verdadeiro pela palavra de seus lábios; porém, os seus corações e as suas casas são albergues da idolatria espiritual. Quando um homem se entrega à cobiça, como Labão, o mundo se torna o seu deus; e basta que ele more entre idólatras grosseiros, para que se torne um deles ou, ao menos, um favorecedor de suas abominações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Disse o Senhor, então, a Jacó: Volta para a terra de teus pais e para a tua parentela; e eu serei contigo. 4 Pelo que Jacó mandou chamar a Raquel e a Léia ao campo, onde estava o seu rebanho, 5 e lhes disse: vejo que o rosto de vosso pai para comigo não é como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo. 20 Jacó iludiu a Labão, o arameu, não lhe fazendo saber que fugia; 21 e fugiu com tudo o que era seu; e, levantando-se, passou o Rio, e foi em direção à montanha de Gileade. 31 Respondeu-lhe Jacó: Porque tive medo; pois dizia comigo que tu me arrebatarias as tuas filhas. Gênesis 31:3-5,20,21,31 27 Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; porém, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite. Juízes 6:27 20 Jacó iludiu a Labão, o arameu, não lhe fazendo saber que fugia; Gênesis 31:20 23 Como o vaso de barro coberto de escória de prata, assim são os lábios ardentes e o coração maligno. 24 Aquele que odeia dissimula com os seus lábios; mas no seu interior entesoura o engano. 25 Quando te suplicar com voz suave, não o creias; porque sete abominações há no teu coração. 26 Ainda que o seu ódio se encubra com dissimulação, na congregação será revelada a sua malícia. Provérbios 26:23-26 59 Então despediram a Rebeca, sua irmã, e à sua ama e ao servo de Abraão e a seus homens; 60 e abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irmã nossa, sê tu a mãe de milhares de miríades, e possua a tua descendência a porta de seus aborrecedores! Gênesis 24:59,60 11 Eles fazem sair os seus pequeninos, como a um rebanho, e suas crianças andam saltando. 12 Levantam a voz, ao som do tamboril e da harpa, e regozijam-se ao som da flauta. 13 Na prosperidade passam os seus dias, e num momento descem ao Seol. 14 Eles dizem a Deus: retira-te de nós, pois não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos. Jó 21:11-14 20 Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças. Êxodo 15:20 21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Gênesis 4:21