Comentário Bíblico
Adventista
Como, pois, viveremos? - (cba)
Ezequiel 33:10
O estado de espírito dos ouvintes de Ezequiel havia mudado. Antes, o profeta encontrara descrença e escárnio (Ezequiel 12:22). O povo tentou desculpar sua transgressão afirmando que estava sendo punido, não por seus próprios pecados, mas pelos de seus pais (Ezequiel 18:12). Diante do fato da destruição de Jerusalém, eles já não podiam contradizer as palavras do profeta. Em desespero, o que estavam dizendo, na verdade, era: "Se tudo isso é punição por nossos pecados, que esperança há para nós?"
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Responsabilidade Pessoal
Ezequiel 33:1-33
O capítulo trinta e três de Ezequiel mostra que o governo de Deus é um governo de responsabilidade pessoal. Cada um deve defender-se. Ninguém pode obedecer pelo próximo. Ninguém é desculpado por negligenciar seu dever por causa de negligência semelhante por parte de seu próximo ( Carta 162, 1900 ).
É necessária uma voz de advertência
Ezequiel 33:1-33
O capítulo trinta e três de Ezequiel é um esboço da obra que Deus aprova. Os que ocupam posições de sagrada responsabilidade, os honrados por Deus por serem designados para servir de atalaias nas muralhas de Sião, devem ser, em todos os aspectos, tudo o que é compreendido no significado da palavra “vigias”. Devem estar sempre em guarda contra os perigos que ameaçam a vida espiritual, a saúde e a prosperidade da herança de Deus.
Sobre nós, como ministros, Deus colocou um fardo de solene responsabilidade. ...
Deus nos declarou: “Vós sois o sal da terra”. A influência preservadora que podemos exercer no mundo nos é concedida pelo Senhor. As graças que constantemente recebemos Dele devem fluir através das mãos e do coração para aqueles ao nosso redor que ainda não se conectaram com a Fonte.
Quando vemos Deus desonrado, não devemos ficar quietos, mas devemos fazer e dizer tudo o que pudermos para levar os outros a ver que o Deus do céu não deve ser pensado como um homem comum, mas como o Infinito, o Um digno da mais alta reverência do homem. Apresentemos a Palavra de Deus em sua pureza e levantemos a voz em advertência contra tudo o que desonra nosso Pai celestial ( Manuscrito 165, 1902 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 33:10-20
Aqueles que se desesperam por achar misericórdia em Deus têm resposta em uma declaração solene da prontidão de Deus para mostrar misericórdia. A ruína da cidade e do estado estava decidida, porém, isto não estava relacionado com o estado final das pessoas.
Deus disse que o justo certamente viverá, mas muitos que fizeram profissão de fé foram destruídos pela orgulhosa confiança em si mesmos. o homem que confia em sua própria justiça e presume de sua própria suficiência é levado a cometer iniquidade.
Se aqueles que têm levado uma vida ímpia se arrependerem e abandonam os seus maus caminhos, serão salvos. Muitas mudanças surpreendentes e benditas têm sido realizadas pelo poder da graça divina. Quando é estabelecida uma separação entre o homem e o pecado, não haverá mais separação entre ele e Deus.
|
- Análise em Cadeia 23 tereis na cabeça os vossos turbantes, e os vossos sapatos nos pés; não vos lamentareis, nem chorareis, mas definhar-vos-eis nas vossas iniqüidades, e gemereis uns com os outros. Ezequiel 24:23 39 e os que de vós ficarem definharão pela sua iniqüidade nas terras dos vossos inimigos, como também pela iniqüidade de seus pais. Levítico 26:39 11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados. Ezequiel 37:11 7 Espera, ó Israel, no Senhor! pois com o Senhor há benignidade, e com ele há copiosa redenção; Salmos 130:7 14 Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o meu Senhor se esqueceu de mim. Isaías 49:14 20 Os teus filhos já desmaiaram, jazem nas esquinas de todas as ruas, como o antílope tomado na rede; cheios estão do furor do Senhor, e da repreensão do teu Deus. Isaías 51:20 25 Evita que o teu pé ande descalço, e que a tua garganta tenha sede. Mas tu dizes: Não há esperança; porque tenho amado os estranhos, e após eles andarei. Jeremias 2:25 17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade. Ezequiel 4:17