Comentário Bíblico
Adventista
Apregoando - (cba)
Êxodo 32:5
Sentindo a aprovação popular, Arão se envolveu ainda mais com essa apostasia ao anunciar uma "festa", a qual devia ser ao Senhor. Esse espírito de condescendência, o esforço para harmonizar o culto ao Senhor com o culto a ídolos, não foi manifestado por Israel apenas nesse caso; também iria motivar grande parte da idolatria que acometeria Israel no futuro (1 Reis 12:26-33; 2 Reis 17:32,33; Zacarias 1:5).
- 26 Disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino para a casa de Davi. 27 Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do Senhor, em Jerusalém, o seu coração se tornará para o seu senhor, Roboão, rei de Judá; e, matando-me, voltarão para Roboão, rei de Judá. 28 Pelo que o rei, tendo tomado conselho, fez doisvado e meio. ouro; e disse ao povo: Basta de subires a Jerusalém; eis aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. 29 E pôs um em Betel, e o outro em Dã. 30 Ora, isto se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o ídolo. 31 Também fez casas nos altos, e constituiu sacerdotes dentre o povo, que não eram dos filhos de Levi. 32 E Jeroboão ordenou uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se celebrava em Judá, e sacrificou no altar. Semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que tinha feito; também em Betel estabeleceu os sacerdotes dos altos que fizera. 33 Sacrificou, pois, no altar, que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, mês que ele tinha escolhido a seu bel prazer; assim ordenou uma festa para os filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso. 1 Reis 12:26-33 32 Temiam também ao Senhor, e dentre o povo fizeram para si sacerdotes dos lugares altos, os quais exerciam o ministério nas casas dos lugares altos. 33 Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus próprios deuses, segundo o costume das nações do meio das quais tinham sido transportados. 2 Reis 17:32,33 5 Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, viverão eles para sempre? Zacarias 1:5
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O ídolo proclamava Deus
Êxodo 32:4-5
O resultado de sua murmuração e descrença foi que Arão fez para eles um bezerro de ouro para representar Deus. Ele proclamou que esse ídolo era Deus, e muito entusiasmo foi criado em relação a esse falso deus ( The Review and Herald, 6 de setembro de 1906 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 32:1-6
Enquanto Moisés estava no monte, a fim de receber a lei de Deus, o povo dirigiu-se a Arão. A multidão atordoada cansara-se de esperar o regresso de Moisés. O cansaço da espera dá lugar a muitas tentações. Devemos esperar pelo Senhor até que Ele chegue, e devemos continuar aguardando-o mesmo que demore.
Que a prontidão que eles tiveram, a fim de entregar as suas jóias de ouro para a fabricação de um ídolo, envergonhe a nossa mesquinhez em relação ao serviço ao Deus verdadeiro. Não se detiveram para considerar qual seria o custo de sua idolatria. E nós nos queixamos por nossos gastos para com a nossa religião? Arão fez a imagem de um boi ou de um bezerro, deu-lhe um certo acabamento com um buril e eles ofereceram sacrifícios a este ídolo. Por terem colocado uma imagem diante de si, e deste modo mudarem a verdade de Deus em mentira, os seus sacrifícios tornaram-se uma abominação. Poucos dias antes, naquele mesmo lugar, tinham ouvido a voz de Jeová dizer-lhes em meio ao fogo: "Não farás para ti imagem ...". Não tinham eles mesmos estabelecido solenemente um pacto com Deus, no sentido de fazerem tudo o que Ele lhes havia dito, e que obedeceriam? (Êxodo 24:7) Contudo, antes de saírem do lugar de onde haviam estabelecido o pacto, infringiram um mandamento expresso, e desafiaram uma ameaça expressa. Isto mostra claramente que a lei não era capaz de santificar, como também não era capaz de justificar; através dela, conhece-se o pecado; porém, não a cura do pecado.
Arão foi separado, por ter sido nomeado por Deus para o ofício do sacerdócio; porém, ele, que certa vez se envergonhou extremamente por ter levantado um altar para um bezerro de ouro, deve agora reconhecer-se indigno da honra de servir no altar de Deus, sentir-se, por esta razão, em dívida para com a graça de Deus. Desta maneira o orgulho e a jactância foram silenciados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 35 Então edificou Saul um altar ao Senhor; este foi o primeiro altar que ele edificou ao Senhor. 1 Samuel 14:35 11 E Urias, o sacerdote, edificou o altar; conforme tudo o que o rei Acaz lhe tinha enviado de Damasco, assim o fez o sacerdote Urias, antes que o rei Acaz viesse de Damasco. 2 Reis 16:11 11 Ainda que Efraim tem multiplicado altares, estes se lhe tornaram altares para pecar. 14 Pois Israel se esqueceu do seu Criador, e edificou palácios, e Judá multiplicou cidades fortificadas. Mas eu enviarei sobre as suas cidades um fogo que consumirá os seus castelos. Oséias 8:11,14 2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas: 4 São estas as festas fixas do Senhor, santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado: 21 E fareis proclamação nesse mesmo dia, pois tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; é estatuto perpétuo em todas as vossas habitações pelas vossas gerações. 37 Estas são as festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, para oferecer-se ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de cereais, sacrifícios e ofertas de libação, cada qual em seu dia próprio; Levítico 23:2,4,21,37 9 Assim escreveu nas cartas: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. 1 Reis 21:9 20 Disse mais Jeú: Consagrai a Baal uma assembléia solene. E eles a apregoaram. 2 Reis 10:20 5 E decretaram que se fizesse proclamação por todo o Israel, desde Berseba até Dã para que viessem celebrar a páscoa ao Senhor, Deus de Israel, em Jerusalém; porque muitos não a tinham celebrado como está escrito. 2 Crônicas 30:5 4 ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. Êxodo 32:4 9 Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos; com os nossos filhos e com as nossas filhas, com os nossos rebanhos e com o nosso gado havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor. Êxodo 10:9 14 E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Êxodo 12:14 32 E Jeroboão ordenou uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se celebrava em Judá, e sacrificou no altar. Semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que tinha feito; também em Betel estabeleceu os sacerdotes dos altos que fizera. 33 Sacrificou, pois, no altar, que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, mês que ele tinha escolhido a seu bel prazer; assim ordenou uma festa para os filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso. 1 Reis 12:32,33 8 Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. 1 Coríntios 5:8