Comentário Bíblico
Adventista
O boi do teu inimigo - (cba)
Êxodo 23:4
Isto se refere a um inimigo pessoal, não a um inimigo público como em Deuteronômio 23:3-6. Antecipa o verdadeiro espírito do cristianismo como apresentado por Cristo ao reprovar as distorções rabínicas da lei mosaica (Mateus 23:4).
- 3 Nenhum amonita nem moabita entrará na assembléia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará jamais na assembléia do Senhor; 4 porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e, porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar. 5 Contudo o Senhor teu Deus não quis ouvir a Balaão, antes trocou-te a maldição em bênção; porquanto o Senhor teu Deus te amava. 6 Não lhes procurarás nem paz nem prosperidade por todos os teus dias para sempre. Deuteronômio 23:3-6 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Mateus 23:4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Ratificação do Pacto
Êxodo 23:4-8
A preparação agora foi feita para a ratificação do Pacto, de acordo com as instruções de Deus ...
Aqui o povo recebeu as condições da aliança. Eles fizeram uma aliança solene com Deus, tipificando a aliança feita entre Deus e todos os crentes em Jesus Cristo. As condições foram claramente apresentadas ao povo. Eles não foram deixados para interpretá-los mal. Quando foram solicitados a decidir se concordariam com todas as condições dadas, eles consentiram unanimemente em obedecer a todas as obrigações. Eles já haviam consentido em obedecer aos mandamentos de Deus. Os princípios da lei foram agora particularizados, para que eles soubessem o quanto estava envolvido no convênio de obedecer à lei; e eles aceitaram as particularidades especificamente definidas da lei.
Se os israelitas tivessem obedecido aos requisitos de Deus, eles seriam cristãos práticos. Eles teriam ficado felizes; pois estariam seguindo os caminhos de Deus, e não seguindo as inclinações de seu próprio coração natural. Moisés não os deixou interpretar mal as palavras do Senhor ou aplicar mal Seus requisitos. Ele escreveu todas as palavras do Senhor em um livro, para que depois fossem consultadas. No monte, ele os escreveu conforme o próprio Cristo os ditou.
Corajosamente, os israelitas proferiram as palavras que prometiam obediência ao Senhor, depois de ouvir Sua aliança ser lida na audiência do povo. Eles disseram: “Tudo o que o Senhor disse, faremos e seremos obedientes”. Então o povo foi separado e selado a Deus. Um sacrifício foi oferecido ao Senhor. Uma parte do sangue do sacrifício foi aspergida sobre o altar. Isso significava que o povo havia se consagrado - corpo, mente e alma - a Deus. Uma porção foi aspergida sobre o povo. Isso significava que, por meio da aspersão do sangue de Cristo, Deus graciosamente os aceitou como Seu tesouro especial. Assim, os israelitas fizeram uma aliança solene com Deus ( Manuscrito 126, 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 23:1-9
Na lei de Moisés existem marcas muito claras de um sentimento moral sólido, e de uma verdadeira sabedoria política. Nela, cada tópico é adequado para o objetivo desejado, e confessado: a adoração de um único Deus e a separação de Israel do mundo pagão. Nenhuma das partes, das amizades, dos testemunhos e das opiniões comuns deve mover-nos a minimizar as faltas graves, ou a agravar as pequenas, a perdoar aqueles que causam as ofensas, ao acusar o inocente, nem a procurar evasivas para coisa alguma.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Se vires extraviado o boi ou a ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; sem falta os reconduzirás a teu irmão. 2 E se teu irmão não estiver perto de ti ou não o conheceres, levá-los-ás para tua casa e ficarão contigo até que teu irmão os venha procurar; então lhes restiruirás. 3 Assim farás também com o seu jumento, bem como com as suas vestes, e com toda coisa que teu irmão tiver perdido e tu achares; não te poderás desviar deles. 4 Se vires o jumento ou o boi de teu irmão caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los. Deuteronômio 22:1-4 29 Se me regozijei com a ruína do que me tem ódio, e se exultei quando o mal lhe sobreveio 30 (mas eu não deixei pecar a minha boca, pedindo com imprecação a sua morte); Jó 31:29,30 17 Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração; 18 para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos seus olhos, e desvie dele, a sua ira. Provérbios 24:17,18 21 Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer, e se tiver sede, dá-lhe água para beber; Provérbios 25:21 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:44 27 Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, 28 bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Lucas 6:27,28 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:17-21 15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos. 1 Tessalonicenses 5:15