Comentário Bíblico
Adventista
Estende a mão - (cba)
Êxodo 10:21
A nona praga, como a terceira e a sexta, foi derramada sem aviso prévio. Depois da praga das úlceras, Deus anunciou que estava prestes a enviar todas as Suas pragas ao "coração" do rei (Êxodo 9:14). Portanto, era de se esperar uma sucessão de juízos. Aparentemente, essa praga veio pouco depois da oitava.
Trevas - (cba)
Êxodo 10:21
Alguns comentaristas supõem que um eclipse do sol causou a intensa escuridão. Contudo, essa interpretação não pode estar correta, pois um eclipse jamais poderia produzir uma escuridão que durasse três dias (Êxodo 10:22). A maioria dos intérpretes crê que o milagre foi produzido pelo hamsin, uma tempestade de areia do deserto que ocasionalmente sopra sobre o Egito e cobre a terra com uma escuridão incomum. Isso se deve às densas nuvens de areia fina que o vento carrega consigo e que interceptam a luz do sol, provocando uma escuridão mais profunda do que as piores neblinas. O presente autor já vivenciou uma tempestade de areia no limite do deserto Índico num dia claro e pôde testemunhar que por meia hora a escuridão prevaleceu, como se fosse a de uma noite sem luar. Saturado de finas partículas de areia, o vento era irritante e deprimente; homens e animais buscaram refúgio. A areia fina penetrava todo compartimento, até os armários das casas. Uma tempestade de areia pode durar dois ou três dias, mas raramente tem um efeito tão extremo para durar tanto. Mesmo se Deus tivesse usado redemoinhos de areia para produzir a escuridão, seria miraculoso, pois, embora o país inteiro estivesse envolto em trevas impetráveis por três dias, os filhos de Israel, que viviam no mesmo país, tinham luz (Êxodo 10:23). Os egípcios, porém, estavam acostumados a tempestades de areia severas soprando a partir do deserto. Além disso, como nas outras pragas, Moisés descreveu o instrumento com o qual foi realizada, seria lógico esperar que ele se referisse a essa como uma tempestade de areia, se assim o fosse.
- 22 Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Êxodo 10:22 23 Não se viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas para todos os filhos de Israel havia luz nas suas habitações. Êxodo 10:23
Como as pragas anteriores, essa desferiu um forte golpe nos deuses egípcios. O deus-sol tinha sido o principal no Egito por séculos, e todo rei chamava a si mesmo de "filho de Rá". Na época de Moisés, esse deus era identificado com Amon e tinha o nome de Amon-Rá. Os maiores templos que o mundo já viu foram construídos em sua honra, e um deles, o grande templo em Karnak, no alto Egito, é ainda magnificente, mesmo em ruínas. Outro deus era o disco sol Aton, que poucas décadas depois do êxodo se tornou o deus supremo do sistema religioso egípcio. Por ocasião da nona praga, a completa impotência desses deuses estava demonstrada claramente aos seus adoradores.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 10:21-29
A praga das trevas trazida sobre o Egito foi um castigo espantoso. A escuridão era palpável, assombrosa e aterradora, e continuou durante três dias: era como se os egípcios passassem por seis noites contínuas. Até os palácios mais iluminados eram como masmorras. Agora faraó teve tempo para considerar se estava fazendo o melhor. As trevas espirituais são escravidão espiritual; enquanto Satanás cega os olhos dos homens, para que não vejam, ata-os de pés e mãos para que não trabalhem para Deus nem se movam em direção ao céu. Eles se assentam em trevas. Era justo que Deus os castigasse desta maneira. A cegueira de sua mente lhes ocasionou a escuridão do ar; nunca houve uma mente que estivesse tão cega como a de faraó, e o ar jamais esteve tão entenebrecido como no Egito. As consequências do pecado devem ser temidas; se três dias de trevas foram tão espantosos, como serão as trevas eternas?
Os filhos de Israel tinham, ao mesmo tempo, luz em suas casas. Não devemos pensar que somos participantes das misericórdias mais comuns, como algo que se deve considerar como definitivo e que, portanto, não devemos expressar constantemente a nossa gratidão por elas. Elas demonstram o favor particular que o Senhor revela ao seu povo. sem dúvida, há luz onde há um israelita, onde houver um filho da luz, ainda que seja neste mundo de trevas. Quando Deus fez esta diferença entre os israelitas e os egípcios, quem não teria preferido uma pobre cabana de um israelita ao formoso palácio de um egípcio? Existe uma diferença real entre a casa do ímpio, que está sob maldição, e a habitação do justo, que é abençoada.
Faraó renovou o seu trato com Moisés e Arão e consentiu que levassem os seus filhos, mas que deixassem o gado. É comum que os pecadores tentem negociar com o Todo-poderoso; assim pensam que são capazes de fraudá-lo; porém, enganam-se a si mesmos. As condições da reconciliação com Deus foram definidas de modo que, ainda que os homens as discutam por um longo período de tempo, não podem alterá-las ou rebaixá-las. Temos que cumprir as exigências da vontade de Deus; não podemos esperar que Ele seja condescendente com os termos ditados pela nossa luxúria. Devemos consagrar todos os nossos pertences neste mundo, juntamente conosco e com os nossos filhos, ao serviço de Deus; nós não sabemos que uso Ele fará de alguma parte daquilo que possuímos.
Faraó retirou-se abruptamente da reunião, e decidiu não fazer mais qualquer trato. Será que havia se esquecido da frequência com que era obrigado a mandar que Moisés fosse trazido, para que o aliviasse de suas pragas? Agora deveria dizer-lhe que não viesse mais? Que vã maldade! Ameaçar com a morte a quem estava armado com tamanho poder! A que ponto levará os homens a dureza do coração, e o desprezo pela Palavra de Deus e pelos seus mandamentos! Depois disso, Moisés não voltou à presença de faraó, até que mandaram-no chamar. Quando os homens lançam de si a Palavra de Deus, Ele os entrega justamente aos próprios enganos deles.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, para que caia saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre os animais, e sobre toda a erva do campo na terra do Egito. Êxodo 9:22 6 Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga. Salmos 35:6 49 E atirou sobre eles o ardor da sua ira, o furor, a indignação, e a angústia, qual companhia de anjos destruidores. Salmos 78:49 28 Mandou à escuridão que a escurecesse; e foram rebeldes à sua palavra. Salmos 105:28 19 O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam. Provérbios 4:19 14 Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; contudo percebi que a mesma coisa lhes sucede a ambos. Eclesiastes 2:14 4 porquanto debalde veio, e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome; Eclesiastes 6:4 21 E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e, tendo fome, se agastarão, e amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus, olhando para o céu em cima; 22 e para a terra em baixo, e eis aí angústia e escuridão, tristeza da aflição; e para as trevas serão empurrados. Isaías 8:21,22 45 E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona. Mateus 27:45 33 E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre a terra, até a hora nona. Marcos 15:33 44 Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera; Lucas 23:44 4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; 17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 2 Pedro 2:4,17 6 aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, 13 ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. Judas 1:6,13 10 O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam de dor as suas línguas. 11 E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram o Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras. Apocalipse 16:10,11 29 Apalparás ao meio-dia como o cego apalpa nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve. Deuteronômio 28:29