Comentário Bíblico
Adventista
Prata - (cba)
Esdras 8:26
Qualquer tentativa de avaliar o ouro, a prata e o bronze aqui alistados, em termos de valores modernos seria inútil. Não é possível alcançar os verdadeiros valores em poder de compra daquele tempo. Até os críticos reconhecem que essa lista detalhada de tesouros e a dos chefes de famílias que retorn aram com Esdras têm o selo da autenticidade. Se o livro de Esdras fosse simplesmente ficção, difi cilmente o autor teria dedicado tanto espaço a listas tediosas dos exilados ou teria pormenorizado os itens do tesouro.
Embora uma parte considerável desse tesouro possa ter saído da bolsa real, boa porção dele foi doada por judeus ricos da Pérsia e de Babilônia e por alguns simpatizantes gentios (ver Esdras 7:15,16). Embora o tesouro levado para a Judeia pareça valioso, não se deve esquecer que a riqueza da Pé rsia naquele tempo era imensa (ver Daniel 11:2). De acordo com Heródoto (iii.94, 95), a Índia pagava um tributo anual de 360 talentos de ouro em pó (12,3 toneladas), Babilônia, mil talentos de prata (34,3 toneladas) e grandes quantias eram pagas por outras satrapias do império. O total de receitas do império dado por Heródoto é 14.560 talentos e uboicos. Em comparação com essa vasta soma, o tesouro levado para a Judeia por Esdras não parece excessivo, como alguns comentaristas sugerem.
- 15 e para levares a prata e o ouro que o rei e os seus conselheiros voluntariamente deram ao Deus de Israel cuja habitação está em Jerusalém, 16 com toda a prata e o ouro que achares em toda a província de Babilônia, e com as ofertas voluntárias do povo e dos sacerdotes, que voluntariamente as oferecerem para a casa do seu Deus, que está em Jerusalem; Esdras 7:15,16 2 E agora te declararei a verdade: Eis que ainda se levantarão três reis na Pérsia, e o quarto será muito mais rico do que todos eles; e tendo-se tornado forte por meio das suas riquezas, agitará todos contra o reino da Grécia. Daniel 11:2
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Esdras 8:24-30
Esperemos que Deus, em sua providencia, cuide do que nos pertence, e por sua graça nos permita cuidar do que pertence a Ele. Que a honra e as coisas de Deus sejam a nossa preocupação; então, poderemos esperar que a nossa vida e consolo sejam a sua preocupação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |