Comentário Bíblico
Adventista
Os levitas - (cba)
Esdras 2:40
É surpreendente encontrar os servidores eclesiásticos retornando em um grupo tão pequeno de apenas 74 levitas, 128 cantores, 139 porteiros e 392 outros serviçais do templo, num total de 733 homens, comparados com mais de 4 mil sacerdotes que retornaram.
Ao longo da história do reino de Judá, sabe-se que o serviço do templo, em algumas ocasiões, entrou em decadência e muitos servidores adoraram nos lugares altos dos pagãos (ver com. de Juízes 5:18) que haviam sido estabelecidos por toda a nação. Todos esses lugares foram destruídos por Jos ias, como parte da obra de reforma (ver com. de 2 Reis 23:5,8,13), e seus sacerdotes foram levados a Jerusalém; porém foi-lhes negado ministrar no santuário e no altar do templo, e, aparentemente, eles tiveram permissão apenas para desempenhar as tarefas mais simples (ver 2 Reis 23:9).
- 18 Zebulom é um povo que se expôs à morte, como também Naftali, nas alturas do campo. Juízes 5:18 5 Destituiu os sacerdotes idólatras que os reis de Judá haviam constituído para queimarem incenso sobre os altos nas cidades de Judá, e ao redor de Jerusalém, como também os que queimavam incenso a Baal, ao sol, à lua, aos planetas, e a todo o exército do céu. 8 Tirou das cidades de Judá todos os sacerdotes, e profanou os altos em que os sacerdotes queimavam incenso desde Geba até Berseba; e derrubou os altos que estavam às portas junto à entrada da porta de Josué, o chefe da cidade, à esquerda daquele que entrava pela porta da cidade. 13 O rei profanou também os altos que estavam ao oriente de Jerusalém, à direita do Monte de Corrupção, os quais Salomão, rei de Israel, edificara a Astarote, abominação dos sidônios, a Quemós, abominação dos moabitas, e a Milcom, abominação dos filhos de Amom. 2 Reis 23:5,8,13 9 Todavia os sacerdotes dos altos não sacrificavam sobre o altar do Senhor em Jerusalém, porém comiam pães ázimos no meio de seus irmãos. 2 Reis 23:9
Ezequiel se refere à má conduta dos servidores do templo antes do exílio, mas, aparentemente, os sacerdotes de Zadoque tinham permanecido relativamente livres da idolatria e foi mostrado em visão ao profeta que eles deveriam permanecer a serviço do templo. Seus irmãos levitas foram autorizados a desempenhar somente as tarefas simples no novo templo. Assim, os levitas não podiam esperar posições de honra; e, portanto, a maioria poderia ter preferido permanecer no exílio.
Outra possível razão para que apenas um pequeno número de levitas retornasse pode ter sido que poucos deles tenham sido levados ao exílio. Nabucodonosor deportou primeiro os altos oficiais, a nobreza e as forças armadas. Os levitas não pertenciam a nenhuma dessas classes - pelo menos, não no tempo de Josias - e, portanto, podem não ter sido deportados em grande número como sacerdotes. Se poucos levitas foram exilados, o número dos que retornaram também poderia ser inexpressivo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Esdras 2:36-63
Os que menosprezam a sua relação com o Senhor em tempos de repressão, perseguição ou angustia, não terão benefícios dela quando novamente se tornar digna ou proveitosa. os que não têm a evidência de serem sacerdotes espirituais para com Deus, através do novo nascimento em de Jesus Cristo, não terão direito às consolações e privilégios dos cristãos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Então se levantaram Jesuá com seus filhos e seus irmãos, Cadmiel e seus filhos, os filhos de Judá, como um só homem, para superintenderem os que faziam a obra na casa de Deus; como também os filhos de Henadade, com seus filhos e seus irmãos, os levitas. Esdras 3:9 43 Os levitas: os filhos de Jesuá, de Cadmiel, dos filhos de Hodevá, setenta e quatro. Neemias 7:43